Tag - Literatura Nacional

Vi no blog da Gleyse Vieira essa tag super bacana e resolvi responder por aqui também...


1 - Qual seu escritor(a) nacional preferido(a)?

Caio Fernando Abreu.


2 - Qual livro nacional você gostaria de ler, mas ainda não teve oportunidade?

Gozo fabuloso, de Paulo Leminski; Zero, de Ignácio de Loyola Brandão e Diana Caçadora e Tango fantasma, de Márcia Denser. 



3 - Qual o gênero literário nacional você mais gosta?

Amo crônicas, contos e poesia...

4 - Qual personagem da literatura nacional você se identifica ou gostaria de ser?


Hum, no momento não lembro de algum que eu tenha alguma identificação, mas que eu gostaria de ser... Bem, creio que algum personagem anônimo dos contos de Caio, com suas tristezas profundas e luxúria melancólica...

5 - Qual o livro nacional que você tem na estante possui a capa mais bonita?

A capa de Inéditos e dispersos, de Ana C. César. Além dele poderia citar Memórias de um gigolô, de Marcos Rey e Morangos Mofados, de Caio f. Bem, na verdade vou roubar na resposta e colocar também A ladeira da saudade e Oito minutos dentro de uma fotografia [Ganymedes José] e Crimes de paixão, de Dalton Trevisan... 




6 - Qual o título de livro nacional mais te chamou atenção até hoje?

Acho que a leitura de O quinze, de Rachel de Queirós e Éramos seis, de Maria José Dupré... Foram livros viscerais...



7 - Você possui alguma trilogia, saga ou coleção completa de alguma obra nacional? Qual?

Algumas coleções de Clássicos da Literatura Nacional...

8 - Em sua opinião, qual o melhor clássico da literatura nacional?


Capitães da Areia, de Jorge Amado e Noites na taverna, de Álvares de Azevedo...



9 - Indique um livro que você acredita ser leitura obrigatória dentre os nacionais.

Vidas secas, de Graciliano Ramos.


10 - Cite uma frase inesquecível de um livro nacional:

É uma phrase de Caio Abreu, tenho até parte dela tatuada nas costas:
"Tudo já passou e minha vida não passa de um ontem não resolvido..."


Bem, espero que tenham gostado das minhas respostas... A Tag foi criada pela própria Gleyse e vocês podem conferir a postagem dela clicando no link no início do post... Até a próxima, pessoal... ^.~

15 comentários:

  1. Menina, sou apaixonada por Caio. Tenho O Ovo Apunhalado. ♥
    E assim como você, também gosto muito de crônicas, acho que brasileiros nasceram para escreve-las.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii, que bom gosto que se tem menina, eu tenho vários livros do Jorge Amado,e os que eu tenho não tive tempo para ler, mas pretendo loguinho, a maioria dos autores que você citou sou apaixonada <3
    Adorei a tua tatuagem, achei linda
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o blog e essa TAG então??? <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. Todoooo mundo recomenda ler Capitães da Areia! Eu já comecei uma vez, mas não tive como terminar :/
    Eu já li Vidas Secas e achei uma leitura bem normal, muito pouco a acrescentar... Por que você acha que é leitura obrigatória?
    Beijo.

    Tá rolando sorteio no blog, vem participar: Choque Literário

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Eu até responderia essa tag... MAs eu não consigo. Muito boa ela e boas respostas!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi sou apaixonada por tags ,já havia visto esta antes achei ela super criativa e muito importante para a valorização das obras dos nossos autores, salvei para responder em meu blog.(Darei os devidos créditos)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca li Caio. Capitães de areias foi importante para minha na adolescência, agora já me diz tanto. Tenho alguns problemas com Jorge Amado hahaha Até parece que alguém se importa com isso.
    Não conhecia a tag, achei criativa. Mas teria muita dificuldade para responder.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Adorei a TAG e suas respostas! Eu não gostei muito de O quinze, mas é uma leitura necessária para todo brasileiro! Capitães da Areia e Noites na taverna também são dois nacionais que amo e estão na lista de favoritos, assim como Vidas Secas! Amei a sua tatuagem, geralmente não gosto de tatuagens escritas, mas a sua ficou perfeita!

    Feliz Natal e um excelente Ano Novo!
    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  9. Amei a tag! Vou salvar aqui para responder algum dia!
    Eu tenho lido mais nacionais contemporâneos agora, mas tenho A Ladeira da Saudade e li umas 50 vezes na minha adolescência! Vai até sair uma resenha dele no blog em breve! Eu amava!! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Gostei da TAG. Tem alguns livros que não conhecia, quase todos.
    Mas já conhecia o Vidas Secas, que inclusive tem uma HQ que estou louca para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. oi val.
    menina caio fernando é uma das minhas paixões <3
    adorei a frase que vc citou no final da tag.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria, já li alguns dos livros citados e outros já anotei para ler no futuro *-* adoro essas tags que trazem autores nacionais *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Vc é minha inspiração para ler classicos, eu não consigo e to tentando ler pelos dois por ano e cada vez ir aumentando esse numero. E concordo com vc sobre Vidas Secas, eu li depois de ter abandonado 6 vezes. Gostei da Tag, amei suas respostas e vou salvar e fazer
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OOie, quantos clássicos! Li vários livros da literatura brasileira recentemente, só que quando se trata de clássicos eu corro bem longe.... trauma de ensino médio, sabe? Fico feliz com tantas indicações aqui.

    Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não leio muitos livros de literatura nacional, mas na minha escola li bastante e infelizmente naquela época não tive a inteligencia de anotar os nomes dos livros, mas gostei da sua tag e gostei de alguns títulos que anotei os respectivos nomes aqui!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.