Destaque de leituras em 2015 [Retrospectiva literária]

Meu ritmo de leitura em 2015 não foi rápido mas a questão é que eu mesma me permiti fazer leituras sem muita pressa, a fim de absorver melhor os livros que me passavam em mãos... Alguns foram verdadeiros tesouros, outros foram entediantes - pra não dizer torturantes - mas consegui chegar ao fim de 131 livros lidos ao longo do ano, 80 a menos que o total de 2014...



Entre os autores novos que conheci e me apaixonei, dou destaque a Anne Rice, Chuck Palahniuk, John Russo, Robert Bloch, Washington Irving, Alan Dean Foster, Horacio Quiroga, Jeff Lindsay, Jon Krakauer, Pierre Boule, Arthur C. Clarke, Mark Twain, Patricia Highsmith, Vladimir Nabokov, Pedro Chaga Freitas, Luiz Biajoni, Rodrigo de Oliveira e Christopher Davis.

Foi um bom ano para livros de cortesia com autores, e dou destaque a Mara Vanessa, Camila Tapia e Avenir Passo, Leonardo Nóbrega e Breno Melo. Não poderia deixar de mencionar também Anderson Henrique e Claudio Duffrayer. Todos eles me cederam exemplares que foram lidos e resenhados aqui no blog ao longo do ano. 

Não diria que este ano houve um autor de destaque em minhas leituras, mas editoras e gêneros. Sci-fi foi bem lido por aqui, com quatro títulos representando o gênero, além de vários livros infantis [22] e de poesia [12]... 

Com relação a editoras, a Novo Conceito me rendeu 19 leituras, seguidos pela L&PM Editores, com um total de 12 livros lidos... Li apenas 2 ebooks, mas espero aumentar essa quantidade em 2016, pois agora posso ler pelo celular... 16 revistas, tendo destaque a Mundo Estranho e Mundo Nerd. Com relação aos quadrinhos, foram lidos 110, alguns a mais que o ano anterior... 

Dou destaque as hq's de The Walking Dead [20 volumes], Yuyu Hakusho [14 edições] e Hellsing [6 edições]. Li algumas edições de Tex, Conan, Hulk, Recruta zero, Hagar, clássicos da literatura em quadrinhos, Hellblazer, Codename Sailor V, Love in the Hell, Homem - aranha, Disney, Batman, Turma da Mônica, A saga do monstro do pântano, e os infrutíferos Kill la Kill e Steins Gate. All you need is kill e uma biografia de Ghandi foram belas surpresas, e pude ler ao menos um título do meu querido Milo Manara. Ah, já ia esquecendo Persépolis, que foi uma das relíquias do ano. Além desses, li outros títulos de menor importância no momento... 

Claro que não iria deixar de citar os livros infrutíferos que tive o [des]prazer de ler, entre eles O álbum, Primeiro e único, A salamandra e O reino das vozes que não se calam

Lista de livros marcantes de 2015:

Livro das perguntas - Pablo Neruda
Filadelfia - Christopher Davis
Elevador 16 - Rodrigo de Oliveira
Serial Killers - anatomia do mal - Harold Schechter


Participei de alguns desafios literários esse ano...

CulturAção - livros para ler no inverno [só li 2 dos 4 títulos]

Faço por último uma menção honrosa aos títulos disponibilizados pelo projeto Itaú Leia para uma criança: Tatu-balão e Dorme, menino, dorme. Gostei de ambos, e foram melhores que os dos anos anteriores que eu recebi...

Bom, espero que tenham gostado de minha retrospectiva literária. E espero que no ano que vem, a qualidade de leituras se mantenha ou se eleve... Pretendo conhecer alguns novos autores, mas sobre isso falarei em outro post... Até a próxima, pessoal... ^.~

12 comentários:

  1. Oiiii, menina pude perceber que teve ótimas leitura, para que tantos livros te marcassem, eu participei apenas de uma maratona e não aguentei hahaha
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E eu aqui me achando com 67 livros lidos rsrs.
    De qualquer forma foi mais que o ano anterior e só 3 que tive o [des]prazer de ler. No geral foram amei cada um que li. Desafio literário é a melhor forma de ler muitos livros pq vira uma obrigação gostosa. Da sua lista de livros marcantes só li Lolita e pretendo reler pq não gostei mas acho que era muito novinha para esse livro na época.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Não li tudo isso haha Pois esse ano o tempo foi curto e passei 2 meses sem conseguir ler nada! Foi terrível!

    ResponderExcluir
  4. nossa, Tô boba com o Tanto de livro que você leu este ano!! Você parece uma máquina de ler livros! isso porque segundo você, leu devagar e leu 80 a menos do que no ano de 2014!
    Tô passada! Parabéns!
    Ano que vem quero ler Lolita, Na natureza Selvagem e Planeta dos macacos. Tinha esquecido de colocar eles na minha lista.
    Beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Menina sério que acha que leu pouco ? E eu que li só 60 livros esse ano.
    Tenho aassinaturada revista mundo.estranho mas confesso que enjoei um pouco dela.
    Sério que não gostou do Reino que as vozes não se.calam? É um dos livros que pretendo ler em 2016, mas você me desanimou agora. Rsrs
    Beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei de acompanhar suas resenhas esse ano e conhecer novos e interessantes autores e livros. Um livro que você leu e que tenho vontade de ler é Clube da luta.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Esse ano não li todos os livros que queria, minha média foi de 68 lidos (de 124 na lista). Porém eu fiz, na maioria, ótimas leituras e achei isso muito válido.
    Da sua lista eu li 172 horas na Lua e amei. Quero muito Serial killers (A anatomia do mal). Adorei sua retrospectiva.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. Oie! Meu deus do céu, quantas leituras *-*
    The Walking Dead, Yuyu Hakusho, Hellsing <3
    Foram muitas emoções esse ano, aposto. Adorei sua retrospectiva, espero poder ler tanto quanto você em 2016. Feliz ano novo!
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    De todos esses livros só li A Entrevista com o Vampiro, a Anne Rice é uma das melhores autoras do gênero!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi oi!
    Uau, você leu muuuita coisa hahahaha Parabéns, que esse ano venha mais leituras!
    Fiquei curiosa com alguns títulos dos destaques e anotei aqui, espero poder ler alguns...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu li vários livros que você também leu e marcou como marcantes! Acho que temos gostos parecidos, no final das contas. Adorei a sua lista, tanto que já acrescentei na minha todos os que eu ainda não li. :)
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Infelizmente ano passado não me rendeu tanto, li muito pouco, pretendo esse ano mudar isso. Mas para você foi muito bom né? Leu bastante, parabéns. Você não gostou de O reino das vozes que não se calam? rsrs, eu ainda nem li esse.

    Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.