Da Poesia de Hilst

A poesia de Hilda Hilst foi compilada num volume lançado recentemente pela Editora Companhia das Letras e com prazer me deleitei numa leitura densa e poética de uma das mais significativas escritoras que nossa literatura já teve... 



Da Poesia reúne textos que datam desde a década de 1950 até sua obra escrita pouco tempo antes de sua morte, em 2004. Foi na poesia que Hilst começou sua carreira. Em seus versos ela retratava o amor, a amizade, sexo e morte mescladas à doses de solidão e existencialismo. Há um quê de espiritualidade e busca pelo divino pairando em sua obra. Publicada inicialmente por editoras menores, Hilda almejava ser lida, sua escrita febril e mítica não possuía irreverência. 

Fábulas, prosa, poesia são parte de sua contribuição literária. 

"Me mataria em março
se não fosse a saudade de ti
e a incerteza de descanso."

Somos ainda presenteados com desenhos criados pela própria Hilda no título Da morte. Odes mínimas, de 1980. Da Poesia traz as publicações em ordem cronológica, além de poemas inéditos e seus esboços. Hilda criou palavras, é possível encontrá-las ao longo de seus textos, tais como malassombros e vezenquando.

Lendo Hilda, sentimos o quanto ela necessitava dialogar com o leitor, indo além... Hilda desejava dialogar com a arte em si. "Hilda escreveu com a tinta da melancolia, a pena da galhofa e, sobretudo, um corpo humano. De mulher."  

"Uns ventos te guardaram. Outros guardam-me a mim. 
[E aparentemente separados
Guardamo-nos os dois, enquanto os homens no tempo
 [se devoram."


8 comentários:

  1. oi, já estava há tempos querendo saber sobre esse livro mas não encontrava em nehum outro blog ou site obgrigada por postar aqui

    ResponderExcluir
  2. Val, eu nunca li nada da autora, mas desde a época da faculdade eu tenho muito interesse.
    E mesmo não sendo fã de poesia fiquei bem interessada em ler essa obra, pois parece ser espetacular.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada pelas dicas que tu traz Maria, ainda mais de Hilt conheço muito por nome e pretendo ler, ainda mais sendo de poesia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Ainda não conhecia essa obra e infelizmente não gosto tanto de poesia, talvez por não compreende-la como ela merece e por isso não costumo ler esses livros. Sua resenha no entanto, está incrível.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Amo o jeito como você apresenta as obras por aqui, mesmo que não seja exatamente livros que estejam dentro da minha área de interesse.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nossa, que linda resenha. Com certeza conseguimos ver a paixão no meio e a sua última frase resumiu tudo. Já quero conhecer, já que não conhecia a autora, e poder me deleitar também. Amei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Confesso que nunca tive muito interesse em conhecer a obra de Hilda Hilst. Primeiro, porque poesia é um gênero que não me atrai muito e não tenho consigo ter muita paciência com o estilo da autora mesmo. Já tentei ler algumas vezes, por influência de um amigo que ama o trabalho dela, mas não é para mim.
    De qualquer forma, vou passar a dica para esse meu amigo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Quanta marcação!! rsrs
    Não conhecia a obra, mas infelizmente não sou apreciadora de poesias, mas super apoio que ama. :)
    Ótima resenha.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.