O estranho [e louco, absurdo] mundo de Tim Burton...

Publicado pela Editora Leya e relançado em outra roupagem um tempo depois, O estranho Mundo de Tim Burton é mais um titulo que tive o prazer de ter em mãos... Admiro o trabalho do diretor há muito tempo e conhecer um pouco sobre o processo de construção de sua filmografia foi uma bela e prazerosa experiência...


Escrito por Paul A. Wood, o livro nos traz uma pequena amostra da figura mítica do cinema Tim Burton, de sua estranheza desde a infância até o estrelato em que assina obras como O estranho mundo de Jack, A noiva-cadáver e Os fantasmas se divertem. Ao longo dos anos como diretor, firmou parcerias com nomes importantes como Danny Elfman, vocalista do Oingo Boingo, que compôs a trilha sonora de vários de seus filmes. Johnny Depp é outro nome que figura entre os trabalhos de Burton, dando vida a personagens icônicos que entraram para a história da sétima arte, entre eles Edward Mãos de tesoura, Willy Wonka de A fantástica fábrica de chocolate e Ichabod Crane, em A lenda do Cavaleiro sem cabeça.


"O Edward Mãos de Tesoura pode parecer o oposto do Freddy Krueger para algumas pessoas. Suas mãos são igualmente perigosas, mas ele não tem como ser mais doce e triste."

De maneira cronológica, o leitor é apresentado ao Estranho mundo de Tim Burton e seus cabelos desgrenhados à la Robert Smith do The Cure, a sua genialidade por vezes subestimada e a Fantasia que permeou seus sonhos de criança e que ganharam vida nas telas, seja com efeitos em computação gráfica, stop-motion ou interpretações surreais em cenários mórbidos.


O livro é um excelente compilado de informações sobre os bastidores de seus filmes, válido para fãs de seu trabalho, apaixonados pelo Cinema ou mesmo para aqueles curiosos que sentem fascínio em saber como funcionam os olhares por trás da câmera. Traz imagens e curiosidades notáveis, além de algumas entrevistas realizadas com o diretor ao longo dos anos... Sem sombra de dúvidas, uma obra interessante de se ter na estante...


11 comentários:

  1. Oiê!
    Lebro que ano passado aqui em São Paulo teve uma exposição sobre o trabalho de Tim Burton, infelizmente, não pude ir, acredito que esse livro seja um bom substituto e eu também adoro o trabalho dele, então, vou procurar esse livro para comprá-lo já!!

    ResponderExcluir
  2. Ah que livro maravilhoso que tu tens Maria, sinto que eu adoraria ter a oportunidade e me encantaria em cada capítulo, diante da grandeza de seus filmes que fizeram tamanho sucesso, dica anotada e quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Val, eu gosto muito do trabalho dele.
    Iria adorar visitar esse mundo dos bastidores dos filmes.
    Fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Oiê! Os filmes do Tim realmente chamam a atenção, ele é um excelente diretor e seus personagens são geniais. Esse não é o tipo de livro que eu tenha o costume de ler, mas gostaria de conhecer um pouco mais sobre o Tim e suas obras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie Val! Te falar que não sei nada sobre o Burton, além do óbvio sobre Edward. Haha mas que bom que você gostou do livro, eu adorei a última imagem ele tá bem parecido na foto com o Deppy.

    ResponderExcluir
  6. Oi Val, amei conhecer essa obra. Adoraria ler. Gosto muito dos filmes do Tim Burton e as referências que vocês citou Danny Elfman e Robert Smith, são meus queiridinhos da infância, me bateu aquela nostalgia agora. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Confesso que o Tim Burton não está entre os meus diretores favoritos, apesar de gostar muito de alguns filmes dele. No entanto, acho que deve ser realmente uma leitura interessante por revelar mais sobre os bastidores de seus filmes. Para quem gosta de cinema, este livro deve ser uma ótima indicação, sem dúvida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    O lançamento com a nova roupagem é bem impactante, confesso que não é uma literatura que me atraia, mas eu gostaria de entender um pouco esse mundo diferente do Tim. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie! Achei incrível a resenha e gostei da oportunidade de saber mais sobre a obra. O primeiro filme que assisti, ainda criança, foi "A fantástica fábrica de chocolate", com o Johnny Depp e era fã! Para quem gosta de acompanhar o trabalho dele, é uma ótima leitura!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu acho o Tim uma pessoas muito, mas muito talentosa, ele tem uma criatividade incrível e arrasa em todos os filmes.

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Estou iniciando a leitura desse livro.
    Adorei saber sua opinião.
    Sou grande fã do trabalho do Tim. Tenho certeza que vou adorar.
    Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.