Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato

Recentemente fiz a leitura de uma obra intitulada Estive em Lisboa e lembrei de você, do escritor Luiz Ruffato, a quem eu já tinha me familiarizado com a escrita depois da leitura de Eles eram muitos cavalos, um livro de contos que - salvo alguns textos - não me prendeu a atenção como eu gostaria... Mas eis que por insistência resolvo revisitar suas letras e me deparo com uma escrita apaixonante, que me fez ter vontade de voltar à primeira obra...


A história inicialmente é ambientada em Minas Gerais e divide-se entre o momento em que o protagonista Serginho deixa de fumar até o momento em que ele volta a fumar. Entre essa recaída, muitas coisas hilárias acontecem com o personagem, fatos corriqueiros mas que de tão inverossímeis parecem ser frutos de uma grande invenção. 

A verdade é que a partir de alguns infortúnios a vida de Serginho vai tomando rumos inacreditáveis e o destino faz com que ele vá morar em Lisboa. Ele tem esperança que as coisas vão mudar para melhor se ele for tentar ganhar a vida em terras europeias mas da teoria para a prática não é muito fácil chegar a esse intento...

Serginho se depara com um casamento após uma vida de boêmia, com a paternidade, insanidade, morte e mudança. Sua aventura rumo ao amor e prosperidade passa por humilhações e dificuldades que - contadas pelo autor - se tornam leves pela ironia que carregam. A prosa de Luiz Ruffato se revela poderosa e conduz o leitor por uma leitura frenética que almeja um desfecho inusitado. Um baque seco definiria o final de Estive em Lisboa e lembrei de você. Daqueles baques que nos deixam em suspenso ao chegar no ponto que encerra a ficção com ares de realidade crua e nua. 


12 comentários:

  1. Maria, desconhecia a obra até o momento de entrar aqui, em alguns momentos senti-me bem atraída para ler, principalmente para saber o que se passa na vida desse ex fumante, dica anotada e quero me divertir com alguns casos que acontecerão durante a leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Não conhecia a obra mas me interessei bastante depois de ler a resenha. Gosto de livros que tratam alguns fatos com um toque de ironia, e esses altos e baixos me atraem muito também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. olá *-*
    ainda não conhecia a obra, mais fiquei curiosa em conhecer e bem diferente dos livros que eu leio, mais a trama me deixou curiosa e irei da uma olhada melhor na obra.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto Serginho teve é que encarar a vida de frente... o que deve realçar ainda mais esta ligação entre realidade e ficção, não deixando o leitor saber o que é real ou não.
    Gostei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Val, o titulo já é bem peculiar neh... que bom que vc teve a oportunidade de ler outra obra do autor e com isso ele se redimiu pelo outro livro hehe... Uma boa dica. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que bom que você resolveu dar uma nova chance ao autor e que dessa vez a leitura tenha lhe agradado.
    Serginho parece ser um personagem interessante e a narrativa com toques de ironia também chama a atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Dessa vez o livro não me chamou muito a atenção, mas talvez, assim como você algum dia eu dê uma chance ao livro.
    Bejos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    é sempre bom dar uma segunda chance aos autores pois acabamos nos surpreendendo. que bom que valeu a pena, parece uma leitura e tanto

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, não conhecia a obra, mas pelos detalhes que você deu fiquei bastante interessada. Gosto muito de tramas nesse estilo. Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Val, não conhecia nem obra e nem autor.
    Gostei muito da premissa, bem interessante.
    Fiquei curiosa em saber mais sobre o Serginho.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra ainda e devo dizer que chamou muito minha atenção, adoro livros que trazem ficção e também pontos de realidade, achei o tema bem interessante e com certeza lerei em breve.

    Beijos!

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra mas achei bastante interessante. É sempre bom conhecer um livro que nos prende do começo ao fim e possui um final impactante.
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.