Seleção de Melhores Poemas de Cecília Meireles

"De que são  feitos os dias?
- De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças."

Nos versos criados por Cecília Meireles encontramos a arte e a técnica, homogeneamente apresentadas em seus poemas. A Global Editora possui uma linda edição de poemas selecionados por uma das filhas da poeta, Maria Fernanda, rendendo ao leitor apaixonado pela poética de sua obra alguns momentos de êxtase literário e contemplação das palavras...


Melhores Poemas é um compilado de trabalhos como Romanceiro da Inconfidência e Canções. Cecília é um dos grandes nomes femininos de nossa literatura e abarca o sensível em seus poemas, chegando a inspirar artistas como Fagner a musicar seus versos...

"Quando penso no teu rosto,
fecho os olhos de saudade;
tenho visto muita coisa,
menos a felicidade.
Soltam-se em meus dedos tristes,
dos sonhos claros que invento.
Nem aquilo que imagino
já me dá contentamento."

A obra traz ainda uma cronologia da vida e obra da autora, bem como dados biográficos de suas publicações. Melhores poemas procura abarcar diversas fases da produção poética de Cecília, excetuando-se apenas o início de sua carreira. A edição tem a doce tarefa de inserir a obra da autora a um público até então desconhecedor de seus versos, a fim de que se aprofundem ainda mais na herança literária que ela deixou para a Poesia brasileira.

"aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira."


9 comentários:

  1. Olá!
    Cecília é maravilhosa!
    Seus poemas são de uma sensibilidade sem tamanho.
    Gostei de saber sobre a obra, me interessei bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Para mim o poemas da Cecilia são os melhores, ela não se preocupou em encher de floreios, mas de verdades que todos podem reconhecer no seu dia a dia. eu os adoro!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem amiga?

    Adorei a sua publicação, até porque eu pouco li dos poemas da Cecília de Meireles. Esse livro parece ser bem legal e completo. Gostei também do vídeo com o cantor Fágner. Parabéns pela ótima publicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro poesias, e a Cecília está entre as que eu mais gosto de ler, adorei conhecer esse livro, será interessante saber mais da vida da autora, vou procurar. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Ler poemas é algo que ainda não faz parte do meu dia a dia, mas sempre que leio postagens sobre esses trechos lindos me dá vontade de comprar um livro e me fazer ler pelo menos um por dia.
    Vou anotar o nome do livro, parece trazer textos maravilhosos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou muito de ler poemas. No entanto, já tive oportunidade de ler alguns da Cecília Meirelles e gostei de todos.
    Não sei se compraria o livro, por ser um gênero que eu não gosto tanto e estou com uma lista de livros desejados gigantesca. No entanto, acho que deve ser uma ótima indicação para os amantes de poesia, além da edição estar belíssima.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, escolher os melhores poemas dela, que missão ingrata!!! O livro deve está incrível, ainda mais com alguns dados da autora e de sua obra. Gostei, pois não conhecia o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oie
    eu ainda nunca li da nada da autora mas parece ser super amor e adorei a dica, com certeza esta anotado para ler o mais rápido possível

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ela é incrível e acho que muito do que escrevo tem ligação com o jeito com que ela aborda sentimentos. Me agrada e muito!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.