Queimando na água, afogando-se na chama

"ela levantava, me disse
às 5 da manhã
e escrevia poemas
ou pintava
e quando era tomada por uma vontade de chorar
tinha um banco especial
junto ao rio."

Charles Bukowski mais uma vez derrama sobre minha mente uma torrente de pensamentos angustiantes toda vez que me deparo com seus escritos. Seja em prosa ou em poesia, é inegável o poder de sua escrita sobre minha formação/apreciação literária. Queimando na água, afogando-se na chama carrega - além de um titulo peculiar - o peso das décadas de 1950 a 1970 transmutados em versos amargos, crus e de teor - de certa forma - autobiográficos.

Dividido em quatro partes, Meu coração tomado em suas mãos reúne sua produção poética dos anos 1955 a 1963, Crucifixo em uma mão morta data de 1963 a 1965, Na rua do terror e no caminho da agonia são os versos escritos entre 1965 e 1968 e Queimando na água, afogando-se na chama - que dá nome ao compilado da L&PM Editores - data de 1972 a 1973.

"acho que quando uma mulher manteve suas pernas fechadas
por 35 anos
é tarde demais
tanto para o amor
quanto para a
poesia."

O sexo depravado, desprovido de felicidade, abandonos, bebidas, falta de perspectiva existencial são temas correntes em sua produção literária, e com a poesia não seria diferente. Bukowski, ou o Velho Buk - como é conhecido pelos leitores mais íntimos -  sabe tratar das banalidades humanas com certa resignação, como se risse dos próprios dissabores. Parafraseando Caio Abreu "que se há de fazer?" 

"e eu me sento no frio
maravilhado com as flores púrpuras
ao longo da cerca
enquanto o resto deles
acumula ouro
e Cadillacs e
amantes,
eu me deixo ocupar por palmas
e por lápides
e pela preciosidade de um sono
como se dentro de um casulo;"

Desde muito cedo Bukowski se sentia alheio aos que circundavam seu cotidiano. Há metáforas em seus escritos que demonstram essa condição de outsider em seu meio, em que seus desejos e devaneios em muito se distanciavam dos daqueles com quem ele precisava conviver. Para ele era como se sentir confortável num canto enquanto os demais brincavam de se fazer aceitos em sociedade, mesmo que de maneira supérflua, valorizando coisas fúteis e sem alma.

"se embebedar
embebedar
até que tudo
se faça em pedaços
mais uma vez
em imensa tristeza."

Queimando na água, afogando-se na chama é uma leitura de entrelinhas. A linguagem áspera se faz presente, mesclada a certo romantismo idealista, discorrendo sobre os anos sombrios do pós-guerra, com notas de melancolia e sarcasmo, já tão conhecidos e apreciados por seus leitores... Buko desvela o lado triste do sonho americano, descortinando o que há de mais vil nas interações humanas, camufladas de 'boas maneiras' e convenções sociais...

"hoje caminhei ao sol pelas ruas
desta cidade: vendo nada, aprendendo nada, sendo
nada, para depois voltar ao meu quarto."

Se identificar com as palavras de Bukowski é desesperança. Daquelas tristes, poéticas, bonitas... 

11 comentários:

  1. Olá Maria ;
    Tenho um amor pelos livros deste velho que se começo a falar vira rasgação de seda. Amo este modo de escrever sobre coisas que todos fazemos, vemos ou vivemos e fingimos que não. Li uns 4 livros dele e todos me fascinaram com sua escrita poética até mesmo para descrever um amor de boteco. Foi através dos livros dele que conheci alguns autores brasileiros que seguem este estilo literário que foge dos clichês que estamos habituados.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, ainda não conhecia esse livro dele. Achei muito bacana, especialmente os fragmentos que vc inseriu na resenha. Aprecio muito o trabalho dele e vou anotar essa dica para conhecer também essa obra. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que resenha incrível! Parece ser uma obra fascinante e muito envolvente, eu não conhecia o Bukowski, mas fiquei bastante curiosa para ler as suas obras. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oi Val, tudo bem?
    Owmm não conhecia o autor, mas poxa fiquei bastante interessada nessa obra. Me parece bem intensa e reflexiva. Confesso que raramente leio livros tão profundos assim, por isso com certeza vou adicionar esse a minha lista de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nossa, você escreve com uma profundidade incrível, meus parabéns desde já!
    Já li muito sobre o autor mas confesso que nenhuma obra dele me chamou muito a atenção, acredito que livros assim mais "pesados" devem ser lidos na hora certa, caso contrário, é tempo jogado fora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!Tudo bem?
    Antes de tudo : UAU ! UAU! Que resenha fantástica me senti dentro da resenha e do mundo desse maravilhoso poeta.
    Nunca li nada dele,mesmo sento muito falado e comentando,ele realmente merece a leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Tudo bom?
    Então infelizmente esse não faz meu gênero de leitura por ser poética e puxada ao drama realmente não me interessou muito não.Mas parabéns pela resenha.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, não li nada dele ainda,e esta sua resenha foi de me deixar de queixo caído. Pelo visto é o tipo de texto que ficamos pensando nele mesmo depois de terminar a leitura. Eu particularmente gosto deste poemas/poesias com uma linguagem mais crua.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Não conhecia a obra nem o autor, particularmente não me atraí pela leitura devido a alguns elementos presentes nela como o sexo depravado.... O livro me pareceu um pouco "pesado" para mim, vou passar a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Como estudante de Letras, já ouvi falar muito da escrita do autor, mas confesso que ainda não conhecia esse livro dele. Adoro essa coisa marcante dele, sabe? O sexo, a linguagem... ainda não li nada por falta de tempo, mas colocarei esse no topo da lista.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. https://issuu.com/sofiacristinaherrera/docs/bukowski_charles--love_is_a_dog_fro

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.