[HQ] Meu amigo Dahmer

Ainda lembro da primeira vez que vi no noticiário da TV o caso do assassino Jeffrey Dahmer, que teve seu apartamento descoberto pela polícia e nele se encontravam restos de cadáveres de jovens homens desaparecidos. Eu tinha cinco ou seis anos e foi naquele momento que ouvi falar pela primeira vez sobre assassinos em série. Os anos se passaram [27 para ser exata] e cá estou falando sobre um quadrinho que conta um pouco de sua vida, pela perspectiva de um homem que conheceu o assassino e conviveu com ele em seus anos colegiais. 

Derf Backderf fez um trabalho interessante através de sua própria experiência com Dahmer antes dele vir a se tornar um dos maiores criminosos na história da América, remonta a trajetória de vida de Dahmer com base nos depoimentos e documentos/inquéritos da época, a fim de apresentar ao leitor um lado do psicopata que nem todos conheciam. 

Publicada numa edição em capa dura pela Ed. DarkSide books, Meu amigo Dahmer é uma história em quadrinhos que nos revela a infância e adolescência conturbada, marcada por discussões familiares e isolamento social - que - não sendo única causa - acabaram por contribuir para o desencadeamento de fatos que iria transformar Dahmer num adulto frio, sem escrúpulos e meticuloso em suas ações bizarras e perversas.
Derf Backderf estudou com o serial killer, presenciou acontecimentos infelizes da vida de seu "amigo" e reúne todo esse material na construção de uma graphic novel. Trata-se de uma leitura densa, repleta de situações que nos fazem sentir pena pelo jovem Dahmer, mas como o próprio quadrinista coloca em evidência, não há como sentir empatia pelo indivíduo quando ele começa a se entregar à falta de humanidade. 

Das origens da família desestruturada à criação de um "fã-clube" Dahmer, o roteiro parte por uma trilha em que não houve retorno. Derf narra em detalhes a caminhada de Dahmer a passos largos para um precipício. A obra conta ainda material extra, fontes e notas imprescindíveis para melhor compreensão de algumas sequências na história.


Jeffrey Dahmer foi preso em 1991 e condenado pelo assassinato [dentre outras perversidades] de pelo menos 17 jovens. Acabou sendo morto na prisão, três anos depois. Era uma personalidade fria, que não demonstrou arrependimento nenhum por seus crimes, que envolviam, inclusive, atos de canibalismo e necrofilia. Foi entrevistado inúmeras vezes no período em que foi preso e existem vários materiais sobre sua vida e seus crimes pela internet. De tudo o que li sobre ele, até esse quadrinho me chegar em mãos, não senti um relato tão sincero e preciso sobre sua vida antes da primeira morte. 

Em suma, Meu amigo Dahmer é uma ótima pedida para os que se interessam pela temática, para curiosos e para aqueles que sequer ouviram falar sobre o Canibal de Milawaukee. Um relato honesto, cru e visceral sobre um dos assassinos em série mais famosos da história de crimes do século XX. 

13 comentários:

  1. Bea

    Amei essa resenha! Me interesso bastante por essa temática.Valeu pelas indicações! :)

    ResponderExcluir
  2. Serial Killers, sempre gostei do tema, conhecer um pouco da mente doentia [ou não] dessas pessoas. Realmente deve ser uma leitura perturbadora, adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Soube que ele foi assassinado na prisão... Tão jovem...

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei sabendo deste caso lendo um livro que citava ele e então fui pesquisar mais. E é aterrorizante. Claro que ele era totalmente perturbado. Lembro de ter lido sobre o que conseguiu sobreviver e contar os horrores que ele fez. Tem que ter coragem para ler algo assim, mas eu gosto de conhecer os perfis.

    ResponderExcluir
  5. Já vi várias resenhas sobre essa hq e quero muito lê-la. Lembro-me de que li, pela primeira vez, sobre esse serial killer em uma edição da revista "Superinteressante" dedicada a psicopatas. Fiquei muito impressionada e horrorizada com as atitudes dele '-'

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante dessa temática, não sabia que era em quadrinhos, fiquei ainda mais interessada na leitura. Principalmente porque eu não conhecia o assassino, não lembro de ter lido algo sobre. Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Não vi a HQ mas assisti a adaptação. Gostei muito de saber um pouco mais sobre o Dahmer que, até então, não havia ouvido falar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar desse serial Killer, estou me punindo agora, pois adoro livros ou relatos relacionados a isso, obrigado pela dica. O que achei interessante uma pessoa que estudou com ele contar algumas coisas relacionadas a sua vida, realmente vou ler fiquei curiosa, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha.
    Eu não gosto de leituras com essa temática, não me sinto bem lendo este tipo de material, mas imagino o quanto seja impactante pra quem curte k gênero.
    A Netflix estou uma série ou filme sobre a vida de um serial killer também, você assistiu?

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Caramba parece ser uma leitura bem pesada hein. Imagino as atrocidades cometidas por esse cara.
    Sinceramente não sei se leria algo tão cru e realista assim, mas gostei da edição.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto comentários sobre essa HQ e vi muitas pessoas elogiando. No entanto, é uma leitura que não desperta minha curiosidade, pois eu não quase não leio quadrinhos, não sou muito de ler não ficção e detesto histórias envolvendo serial killers. Então, dá para ver que não é meu estilo mesmo né? kkkk.
    Mas fico feliz que tenha gostado e acredito que, para quem tem interesse no assunto e goste de ler HQs, deve ser uma leitura muito interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Valéria!!!
    Admito que nunca tinha ouvido falar sobre esse caso e sinceramente meio que arrepio com as histórias de como uma pessoa pode ser tão fria e perder sua humanidade para matar outras pessoas.
    Acho que pra quem gosta do gênero é uma ótima pedida, mas eu sou medrosa um tanto para conseguir quem sabe ler essa história. Porém, quem sabe eu acabe me surpreendendo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem Maria?

    Eu tenho vontade de ler essa HQ, parece ser bem interessante. Normalmente séries, filmes ou livros que envolvam assassinos em série despertam a minha atenção, tento entender e compreender a motivação, o que os leva a cometer crimes tão cruéis.
    Abraço!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.