Pinóquio, o brinquedo que almejava virar menino...

Escrita por Carlo Collodi, a história do boneco de madeira que crescia o nariz a cada mentira contada, e que tinha o sonho de se transformar em criança de verdade é conhecida por várias gerações, desde que foi criada em 1881. Pinóquio é um dos livros infantis mais lidos do mundo e carrega várias lições ao longo de suas páginas, através das ações do pequeno personagem desobediente, mas de coração bondoso.

O carpinteiro Mestre Cereja encontra um pedaço de pau que ria e chorava como criança, e resolve dar este pau de presente ao seu amigo Gepeto. Gepeto é um senhor habilidoso, que logo constrói um boneco com a madeira, a fim de que ele dance, dê saltos mortais e acaba se afeiçoando a ele, como se fosse seu filho. É por meio de Gepeto que o simpático Pinóquio começa a entender a dureza da vida, principalmente para meninos que não ouvem conselhos de pessoas mais velhas. à medida que a história se desenrola, o boneco conhece outros personagens, alguns bondosos, outros espertos e uns tantos outros mais cruéis, e vai lidando da maneira que pode com cada um deles. Ele, que não quer estudar, se dá conta do quanto o conhecimento é importante para a formação de um indivíduo.



Em suas aventuras [ou desventuras], ele escapa por várias vezes de ser eliminado. Mas ainda há pessoas generosas e sábias no mundo que contribuem para colocar um pouco de juízo na cabeça de madeira deste bonequinho. Pinóquio é uma leitura encantadora, que levanta questionamentos e nos deixa sábias lições. Para crianças e adultos, é uma obra que enternece com sabor de infância...

7 comentários:

  1. Olá! Eu sempre me encantei com a história desse boneco de madeira. Me identificava com a vontade dele de ser menino de verdade, já que conhecia bem o sentimento de estar deslocado, e não se encaixando em lugar nenhum. Gosto dessas histórias antigas, que trazem reflexão e ensinamentos.

    Bjos Stalker Literária

    ResponderExcluir
  2. Ah! Lembro-me com muito saudosismo de Pinóquio, de Collodi! Afinal, essa história fez parte do corpus de meu primeiro trabalho acadêmico! *______* Aprendi muito com ele! E continuo adorando a história até hoje.

    ResponderExcluir
  3. olá!!
    adorava assistir ao filme quando passava, é um clássico da literatura né, temo que apresentar essas histórias para essa geração, histórias como essa não podem ser esquecidas!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria!
    realmente um clássico da literatura infantil, eu ainda não li esse clássico só assistia os filmes e desenhos, mas lendo a sua resenha, bateu aquela saudade com gostinho de infância, irei procurar uma edição e devorar.

    beijos!
    https://blogmalucaporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Sou uma grande fã de clássicos da literatura, Pinóquio faz parte da infância de todos nós e nos encanta com sua historia...

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh, eu amo os personagens dessa aventura. Um verdadeiro clássico infantil, já quero ler de novo!

    ResponderExcluir
  7. Acho que não há infância se a pessoa não passar pelas aventuras deste boneco. Leitura com sabor de infância.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.