sutil e pungente Norwegian Wood, de Haruki Murakami...

Perguntei-me subitamente quantas dezenas ou centenas de domingos iguais àquele ainda se repetiriam na minha vida. "Domingos silenciosos, pacíficos e solitários", disse em voz alta para mim mesmo. Aos domingos, eu não dava corda em mim mesmo.

Ler Murakami se revela um prazer mesclado em tons de dolorida nostalgia. Fazendo referência à música dos Beatles já em seu título, Norwegian Wood é uma publicação da Ed. Alfaguara e traz a história de Toru Watanabe, ambientada numa Tóquio do final dos anos 1960.



Ele está quase completando 20 anos e vive numa espécie de marasmo existencial, somente relevado alguns anos depois em uma idade já madura do personagem. Toru retorna ao passado para nos contar sobre seus amores, amigos, [falta de] planos em sua vida, sobre pessoas que escolheram a morte para pôr fim às suas angustiadas existências.

Haruki Murakami possui uma escrita capaz de cativar o leitor em poucos parágrafos, e logo nos vemos torcendo por cada passo de Toru, bem como dos demais personagens que fazem parte de seu passado. A construção de tais personagens, tão únicos em seus universos particulares, possuem grande importância dentro do enredo, além de uma sensível capacidade de nos cativar. Incluindo-se aqui aqueles secundários, sem rosto, nome ou retorno à linha narrativa, que fazem com que sintamos empatia por cada um deles.


O livro contém várias referências da cultura pop ocidental, bem utilizadas/contextualizadas por Murakami - afinal - o pós-guerra no Japão foi inundado com a cultura do ocidente. Temas como morte, suicídio, vazio existencial, falta de perspectivas, sexo e adolescência são carregados de um lirismo intempestivo, angústia e sentimentalismo. 

Com ares de romance de formação, essa obra publicada originalmente em 1987 nos parece atual, fugindo do fantasma do anacronismo. Reflete com maestria os pensamentos que perpassam a maioria das gerações na fase final da adolescência para os primeiros anos da vida adulta, sem cair em clichês repetitivos e datados de sempre na maioria das leituras para leitores jovens. 

A construção do romance tem um quê de autobiográfico, amplificando ainda mais o sentimento de identificação do leitor com o autor e sua criação. Apaixonante, Norwegian Wood nos causa enlevo, e uma saudade de dias que - volta e meia nos vêm à memória, como cordas balançando em galhos suspensos... 


O outono estava ficando mais intenso, e durante algum tempo eu não soube se o vazio que sentia dentro de mim era devido à sua ausência ou à mudança de estação.

11 comentários:

  1. Achei o livro e a resenha muito interessante, por causa dos diversos temas que tem no livro, realmente faz com que a pessoa sinta vontade de ler este livro, eu ainda não conhecia, porém, livros que tratam de vários temas acabam me dispersando uma curiosidade para lê-los.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o autor nem o livro, mas ao ler tua resenha é impossível não ficar tentada a ler a obra, hehe. Adorei tua resenha e com certeza vou adicionar essa dica na minha listinha de desejados!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiiieee

    Nunca li nada do Murakami, mas adorei todas as referências usadas pelo autor, sei tão pouco do Japão e sua cultura, esse pós guerra onde a cultura pop do ocidente chega invadindo... São detalhes interessantes de se conhecer, vou anota ro titulo pra conferir posteriormente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Não conhecia esse livro, nem o autor e como é ambientada em 1960 esse tipo de leitura gosto, saber sobre a cultura que transformou uma época, de horrores e sentimentos conflitantes. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu li apenas um livro dele e gostei bastante, porque ele foge do comum ou clichê e isso, o torna único e singular. Tudo que ele vai descrevendo é fora de padrões e ambientação bem colocada e remetendo realmente à algo particular da vida dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o autor e sempre acho as suas dicas muito interessantes, aqui não foi diferente. Acredito que seja uma leitura bem diferente e gostei de ver que mesmos endo antiga a obra se mantém ainda tão atual.

    ResponderExcluir
  7. Conheço o autor, mas nunca tive oportunidade de ler nada dele. Achei interessante a abordagem desse livro, inicialmente não é uma leitura que eu faria ou gostaria de fazer, mas ando meio fora da minha zona de conforto e estou gostando de ler coisas diferentes.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Já li dois livros do autor e gostei demais da surrealidade que a narrativa dele traz. Este me pareceu mais pé no chão, mas posso estar enganada haha. Ainda quero fazer mais leituras dele, com certeza. Este me pareceu bem correlacionável aos tempos de hoje. Acho que pouca coisa mudou da década de 60 para cá, os jovens continuam perdidos em relação ao futuro, especialmente (eu me incluo nessa haha). Gostaria de ler este justamente porque, provavelmente, compartilho muito do sentimento do protagonista. Adoraria conhecê-lo. Apesar de o Murakami ser tido meio que como "modinha", quase não vejo blogueiros falando dele e, quando vejo, sempre fico muito feliz, porque é sempre uma leitura bem fora da zona de conforto e é legal ver gente saindo fora da bolha :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu sou uma das leitores que estou super curiosa para conhecer a escrita do Murakami principalmente, porque tenho lido várias resenhas dos livros dele, acho que as histórias dele fogem do habitual que estou acostumada a ler e por isso, a curiosidade aumento dentro de mim..rs! Pretendo começar a conhecer a escrita do autor pela trilogia 1Q84, estou muito animada.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Sempre acho as histórias do Murakami tão simples e complexa ao mesmo tempo, ele tem algo na escrita dele que nos faz pensar e que deixa no ar aquela coisa de 'estava aqui mas não conseguia ver'. Nem consigo explicar direito hahahaha. Anotei este para ler, com certeza vou gostar!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) estou com alguns livros do Murakami aqui, mas infelizmente ainda não consegui ler qualquer um deles, vejo muitos comentários positivas acerca de sua escrita e obras. Pretendo começar a ler os livros do Murakami ainda nesse ano.
    Abraço!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.