Ruas sobre as águas - a história sobre a origem das pontes recifenses

Recife - como dizem os poetas - é cidade de encantos mil. Considerada a Veneza brasileira, em alusão à cidade italiana que impera sobre as águas, possui pontes que remontam ao período da colonização portuguesa. 

Porém, em seu livro Ruas sobre as águas - as pontes do Recife, o autor José Luiz Mota Menezes descreve a influência holandesa na construção da arquitetura da cidade, devido à contribuição destes na construção das pontes que ligam a parte mais antiga de Recife - localizada no istmo - até a parte continental, formada hoje pela região central da capital pernambucana.



As pontes serviam como meio de transporte para os pedestres em geral, que - excetuando-se militares e holandeses - pagavam uma taxa para sua travessia. Devido à invasão holandesa em 1630 na província de Pernambuco, é forte a herança deixada pelos "invasores" no que tange à modificação urbana da paisagem recifense.

Publicado pela CEPE Editora, trata-se de uma obra de grande importância , que cumpre a proposta de desvelar ao leitor informações pertinentes sobre o desenvolvimento de Recife no século XVII. Em suma, uma leitura curiosa, instigante e de grande riqueza de informações sobre nosso passado colonial.

Ponte Maurício de Nassau ao fundo, em um dos meus passeios pela capital do meu coração...

17 comentários:

  1. Oi Maria!

    Tudo bem? Confesso que esse livro não faz mesmo o meu tipo de leitura. A questão de o quão importantes as pontes eram pra época é bem óbvia para mim, mas não chego a ter interesse num livro sobre elas, a não ser que contasse sobre o fator humano da construção (os escravos, no caso!) então vou passar a dica, mas fico feliz que tenha gostado.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Que linda cidade! Já a comparação deixa com vontade visitar, deve ser mesmo muito mágico passear por uma cidade cheia de pontes e rios.. Eu que tenho um fraco por paisagens, tenho certeza que ficaria encantada.. E saber sobre a história de cada uma, o lugar, como foi construída.. Muito encantador!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Ai, gente, que bacana saber da influência na arquitetura.
    Apesar daqui onde moro (São Luís) ter sido invadida pelos holandeses, não creio que tenha tanta influência assim na arquitetura. Acho que prevaleceu foi a influência portuguesa mesmo...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
  4. Sei muito pouco sobre Recife, mas tenho muito desejo de antes de viajar pelo mundo, viajar pelo Brasil. Talvez Recife seja um possível lugar que eu possa visitar no futuro, nunca se sabe e ler um livro desses iria enriquecer bastante minha ida para a cidade, acrescentando mais cultura durante a viagem. Espero poder ler um dia, to precisando ler livros que falam mais sobre o país. Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Acho muito legal livros que contam esses detalhes históricos tão importantes para a construção da memória das cidades brasileiras. Conheço bem pouco sobre a formação e desenvolvimentos das cidades que não são as "minhas" (que nasci e que moro), mas sempre acho muito interessante ver a influência que os outros povos tiveram na arquitetura e construção do nosso país.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria! Primeiramente, queria dizer que adorei o estilo do seu blog. Sobre o post: conheço muito pouco sobre Recife, porque sou paranaense, haha! Tô bem longe, mas gostaria muito de visitar essa cidade e outras do nordeste no futuro. O livro parece muito interessante pela sua carga histórica. Não é o tipo de leitura na qual estou focada agora, mas imagino que seja de grande relevância pros amantes da cidade. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria.
    Como uma boa recifense, quero esse livro para ontem!
    Eu amo história e poder conhecer mais sobre essas pontes maravilhosas vai ser incrível, tenho certeza!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria!
    Parece ser um livro intressante para saber um pouco mais da história de Recife.
    Infelizmente não é um assunto que me atrai muito, arriscaria ler para conhecer um poquinho mais do passado colonial, mas no momento eu passo.
    Muito legal o passeio que você fez. Parece que fica mais interessante quando sabemos a história das coisas não é?

    Beijos
    FLeituras – Leituras da Fabi

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Acho legal essa história sobre as pontes e suas inspirações, mas não é o meu tipo de leitura. Acredito que para arquitetos e engenheiros deve ser uma leitura interessante, mas infelizmente não conseguiu despertar interesse.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao diria que desperte interesse em arquitetos ou engenheiros, mas certamente para historiadores

      Excluir
  10. Oi, tudo bom?
    Eu não sei muito da história de Recife (até porque sou carioca), mas achei bem interessante o livro. Eu gosto bastante de livros que trazem mais sobre nossa história e arquitetura e esse parece ser bem interessante! Vou colocar ele na lista de desejados.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Recife é um lugar que eu quero muito visitar, acho um lugar lindo. Ainda não conhecia esse livro, e ele não faz meu estilo de leitura. É legal conhecer mais sobre a história de um lugar, mas eu acabaria não curtindo muito a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Para pesquisas e para conhecer mais sobre a cidade, acho a leitura super válida. As pontes de um modo geral são sempre importantes. Mesmo não sendo o tipo de leitura que consideraria realizar, gostei de saber mais sobre a composição da história sobre o Recife.
    Beijos!


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi, Maria

    Eu não curto muito esse estilo de literatura, porém, para fins de conhecimento, informação nunca é demais.
    Eu, por exemplo, não sabia dessa influência holandesa. Bem bacana!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, porém, confesso que não é uma leitura que eu faria. Não é o estilo de livro que faz muito meu estilo e o fato de eu ainda não conhecer Recife (infelizmente) não contribuiu para despertar meu interesse. No entanto, com certeza é um livro importante para ajudar a conhecer a história da cidade.
    Para quem conhece Recife ou simplesmente tem interesse em conhecer mais sobre sua história, acredito que seja uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu sabia da influencia holandesa na arquitetura, mas desconhecia ela ser comparada a Veneza. Já quero ler e saber um pouco mais deste lugar que só conheço por fotos e TV. Amei a dica.
    beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.