Projeto Lendo Mulheres pelo mundo...

Numa data tão importante quanto esta, em que a luta para sermos respeitadas ganha maior visibilidade, trago uma postagem-desafio para mim mesma: 

Ler mulheres que estão pegando poeira já há muito em minhas estantes. Geralmente escolho minhas leituras de maneira aleatória, até mesmo na hora de adquirir um livro não me atento a essa questão de ser uma obra de homem ou mulher. Mas na última limpeza que fiz no acervo percebi a quantidade mínima de escritoras mulheres em minha biblioteca. 

Não que eu deva deixar de ler homens, até porque em minha visão, não existe gênero dentro da literatura. [Minha concepção, que não tomo como única. É só a minha maneira de enxergar o prisma]. Mas que tratando-se de comercialização, claramente há um interesse maior de se 'apagar' ou 'dificultar' a visibilidade de mulheres nas prateleiras das livrarias, em prol dos homens. Isso, em todos os setores de nossa sociedade infeliz-patriarcal-dominante. 


De qualquer forma, eis a minha proposta, e convido vocês a fazer o mesmo. Leiam mais mulheres da estante. 

Algumas das minhas escolhas são [re]visitas à narrativa de autoras. Outras, são estréias. Urgentes, apressadas, mais que devidas. 

Não haverá uma ordem de leitura em específico, mas espero chegar nessa mesma data em 2020 com o desafio concluído com sucesso. 

Eis a lista:


1. Marguerite Duras - A dor.
2. Marguerite Yourcenar - Memórias de Adriano.
3. Margareth Atwood - A história da aia.
4. Virgínia Woolf - Passeio ao farol
5. Françoise Sagan - Dentro de um mês, dentro de um ano.
6. Scholastique Mukasonga - A mulher de pés descalços.
7. Harper Lee - O sol é para todos.
8. Herta Muller - Sempre a mesma neve e sempre o mesmo tio.
9. Isabel Allende - Paula.
10. Fátima Quintas - Amaro, meu pai.
11. Fernanda Young - O efeito Urano.
12. Zadie Smith - O caçador de autógrafos.
13. Cassandra Rios - A borboleta branca.



Seriam doze livros, correspondendo aos doze meses de desafio. Mas sempre coloco algum bônus pra fechar a conta em 13. 

Algumas outras mulheres ficaram de fora dessa lista, mas não significa que eu estou impedida de ler quaisquer outras. 

Tentei harmonizar escolhendo mulheres de vários lugares, mas infelizmente não botei uma asiática na lista. Elas, assim como as africanas, precisam estar mais presentes em meu acervo e farei algo com relação a isso...


Abaixo, listo algumas dicas para quem deseja montar sua própria lista.

1. Ana Cristina César
2. Hilda Hilst
3. Clarice Lispector
4. Márcia Denser
5. Lilian Farias
6. Cecilia Meireles
7. Rachel de Queiroz
8. Lilian Lee
9. Anna Akhmatova
10. Marta Medeiros
11. Anaïs Nin
12. Karen Blixen
13. Mary Shelley
14. Marion Zimmer Bradley
15. Patrícia Highsmith
16. Agatha Christie
17. Chimamanda Ngozi Adichie
18. Judith Rossner
19. Florbela Espanca
20. Susan E. Hinton
21. Patti Smith
22. Wislawa Szymborska
23. Svetlana Aleksiévitch
24. Emily Brontë


Bem, já leram algumas dessas mulheres incríveis?

Espero que tenham curtido a postagem e se tiverem indicações para mim, podem mandar aqui nos comentários. 

Beijos a todos. Até a próxima postagem...

3 comentários:

  1. Obrigada por me citar, Val. Também estou com algumas autoras empoeiradas que preciso resenhar. Conheço todas de sua lista e a Fernanda quero ver se encontro um livro dela 😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  2. Olá Val, antes de ler seu post, já tinha feito minha listagem e por coincidência, Chimamanda e Margaret Atwood com o Conto da Aia já estão na minha lista! No momento, estou lendo o drama da autora egípcia Soheir Khashoggi, até agora estou gostando. Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hun, não conheço essa nas por ser egípcia, já fiquei curiosa pra ler TB hehehe
      Valeu pela dica. Boas leituras pra tu, Cah.
      Bjs

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.