Experimentos Literários 2015

Ano passado resolvi encarar alguns experimentos literários, me aventurando com autores que nunca tinha lido nada até então, e que eu teria o prazo de um ano para conseguir qualquer título dos escolhidos para ler... Bem, eu falhei, mas nem foi por falta de tempo ou por não ter lido o que me veio em mãos, mas porque alguns autores escolhidos simplesmente não chegaram à minha estante... Mas, posso dizer que conclui mais da metade do desafio, pois de uma lista de vinte autores, apenas sete não foram lidos. Então, resolvi continuar com vinte autores, acrescentando aos sete que ainda pretendo ler e não consegui, mais treze. A lista ficou assim:


  • Vladimir Nabokov
  • Anne Rice
  • Nick Hornby
  • José Saramago
  • Hermann Hesse
  • Dan Brown
  • Carlos Ruiz Zafón
  • William Faulkner
  • Mark Twain
  • Diderot
  • Henry Miller
  • Patricia Highsmith
  • Hunter S. Thompson
  • Juan Rulfo
  • Jon Krakauer
  • Ira Levin
  • William Hjortsberg
  • Robert Bloch
  • Tennessee Williams
  • Walt Whitman
  • Cormac McCarthy [autor bônus]
Eles não serão lidos exatamente na ordem em que aparecem neste post, e a medida que eu for lendo, vou riscando/deletando da lista que ficará linkada na parte inferior do blog... Tenho quase todos da lista já em minha estante, e creio que dessa vez será mais fácil concluir o desafio... Vejam que acrescentei um novo autor, em virtude de já ter lido um dos autores do Experimento antes do post ser publicado... 

Os títulos que consegui ler da lista do ano passado foram:

A confissão da leoa - Mia Couto
Trainspotting - Irvine Welsh
A ponte das estrelas - Márcia Denser
Antologia poética - Anna Akhmatova
O corno de si mesmo - Marquês de Sade
Poemas - Lord Byron
Esboço para uma teoria das emoções - Sartre
Ciranda de Pedra - Lygia Fagundes Telles
Contos D' escárnio/Textos grotescos - Hilda Hilst

Espero cumprir essa meta daqui a um ano... Já leram alguns desses autores? Me contem nos comentários... 


4 comentários:

  1. Oi Maria Valéria! Eu adorei esse seu desafio, porque através dele eu pude, aqui no seu blog, conhecer autores que talvez eu jamais leria, e através de suas impressões fiquei com vontade de ler alguns. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  2. Idéias aparentemente simples podem fazer a diferença para muitos, se pensarmos quantos obras maravilhosas e não apenas livros, se perdem em estantes empoeiradas ..parabéns amada :)

    ResponderExcluir
  3. Maria, Cem anos de solidão é puro luxo, querida! Você tem um gosto literário fabuloso.
    Tennessee Williams é magnífico, nossa! Amo, amo, amo!
    Lygia e Hilda, surto na batatinha com elas. Só tem gente boa, viu!

    ResponderExcluir
  4. Oi Val, eu penso em começar a fazer esse desafio, mas não sei se rolaria comigo.
    Dos autores que você selecionou só li Dan Brown e gostei muito. Ele traz um suspense que é de tirar o fôlego, além de umas teorias da conspiração que eu adoro.
    O Código Da Vinci pra mim foi além de tudo reflexivo, porque as teorias que ele levanta são muito prováveis, eu brinco que foi o livro que ruiu com meus cristianismo. Já em Anjos e Demônios ele sacode com o Vaticano e mais uma vez levanta questões bem possíveis. Eu gosto muito e acho que tu curtiria também.
    Quero ler mais livros dele.
    Bjoo
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.