Top 3 - Descobertas literárias de 2014 [Autores brasileiros]

Bem, no decorrer do ano de 2014 me deparei com alguns autores que até então não conhecia, ou que já tinha ouvido falar mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler... Separei alguns que se destacaram de maneira positiva ao longo do ano, e resenhei as obras deles aqui... A literatura brasileira tem nomes de peso, e afora os clássicos, há muitos nomes que deveriam ser conhecidos e não são, inclusive na literatura contemporânea... Conheça alguns deles...


Michel Laub - Nunca tinha ouvido falar dele até ganhar de presente uma edição de A maçã envenenada. Posso dizer que me encantei com a escrita desse autor gaúcho, e ele me deixou com gosto de 'quero mais', e pretendo ler toda sua obra escrita até então... Ele não publicou tantos livros, então creio que não será difícil bater essa 'meta'... Os títulos dele já publicados são: Música anterior, Diário da queda, O gato diz adeus e O segundo tempo.



Marcelo Rubens Paiva - Achei a relíquia do livro Feliz Ano Velho num sebo, e resolvi trazer pra casa porque já tinha ouvido falar do autor no blog Dose Literária, em um post mais antigo... Logo no início da leitura eu percebi que aquele autor já tinha conquistado meu coração, contando sua trágica história a partir de um acidente infeliz numa piscina, e sobre como começou a superar a dificuldade em sua 'nova vida'... O livro tá longe de ser auto-ajuda, e possui uma narrativa surpreendente... Escreveu também Blecaute, As fêmeas, Bala na agulha, entre outros...


Outro gaúcho que conquistou meu coração foi Antônio Xerxenesky, com seu livro F. Um amigo me emprestou o livro dizendo que eu haveria de gostar da história. E acertou em cheio. Foi uma leitura rápida, cheia de referências interessantes e com direito a Joy Division na trilha sonora... Ficou mais que óbvio que também pretendo me aventurar em outros de seus títulos, entre eles A noite descosturada, Entre dentes e A página assombrada por fantasmas. 




Em breve farei um post sobre os autores estrangeiros que descobri ano passado... Aguardem mais uma listinha com autores de primeira linha...

8 comentários:

  1. marcelo rubens paiva é maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Ai ai.. esses gaúchos *__* Mas é verdade, a literatura brasileira é muito rica, mas na minha opinião ainda é pouco valorizada.. ainda bem que de uns tempos pra cá tenho visto esse cenário mudando um pouco. Adorei os autores, também não conhecia e com certeza vou procurar saber mais sobre eles. Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nenhum dos três autores. e fique feliz em vc nos apresentá-los. O mercado literário brasileiro vem numa crescente, e tem nos mostrados grande nomes da atualidade que podem mto bem, um dia, virarem clássico. Adorei o post. bju
    Eykler
    www.amorasscompimenta.com

    ResponderExcluir
  4. Menina, só conhecia o Rubens Paiva. Vou fuçar os outros dois, em especial o Antônio Xerxenesky, pq Joy Division no meio é amor. <3
    Bom conhecer coisas novas, valeu por dividir suas descobertas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas, na verdade, descobertas. Essa é uma postagem bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Eu quase não conheço escritores brasileiros "além dos mais famosos" citados nos colégios, faculdades e afins, então é claro, não conheci nenhum desses nomes D: haha.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, Val! Me parecem ser grandes autores, pois o universo literário nacional está ganhando uma incrível qualidade. E os nacionais que descobri também me fascinaram bastante!
    Lhe desejo então, boa leitura e diversão!
    Beijão

    Cah Valeriano

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.