Coraline, de Neil Gaiman


 Hoje trago para vocês a resenha de Coraline, escrita por Neil Gaiman, publicada pela Editora Rocco. Coraline é uma garotinha que se sente entediada, ao mudar para uma casa com estranhos vizinhos. Seus pais nunca tem tempo para a garotinha, e por mais que ela queira chamar a atenção deles para brincarem com ela, eles se mostram irredutíveis em seus trabalhos... 

Sem muito o que fazer, Coraline começa a explorar a nova casa, bem como seus arredores. Se depara com alguns personagens bem peculiares, como o senhor louco que vive na parte do sótão, e duas atrizes de teatro aposentadas, que moram na parte inferior da grande casa. A mansão foi dividida pelo proprietário para ser alugada a várias pessoas, por isso existem essas dependências sendo alugadas... Durante suas explorações, Coraline encontra uma porta trancada, e ao insistir com sua mãe para que abra aquela pequena porta, ela se depara apenas com uma parede de tijolos. Mas à noite, quando a garota vai dormir, algo acontece por trás daquela porta...

"Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."
Quando algo a leva para o que tem por trás da porta, Coraline descobre uma versão melhorada de sua própria casa e família. A diferença é que os habitantes dessa versão 'melhorada' tem estranhos olhos de botões... Coraline é bem tratada e coberta de atenções por esses 'pais' com olhos de botões, mas será que aquele universo é realmente a melhor saída? Será que essa versão melhorada de sua vida é realmente a melhor escolha a ser feita, ou tem algo errado ali? Cabe a você, leitor, descobrir...



O livro traz ilustrações feitas por Dave McKean, que já trabalhou com Neil Gaiman em outras obras, como em Dias da meia-noite.Existe uma versão cinematográfica da história, que, apesar de umas poucas diferenças, pode ser apreciado sem prejudicar a visão do livro. Ah, não poderia esquecer um personagem bem peculiar da história, que é um gato preto. Ele ajuda Coraline em vários momentos, inclusive ao tomar as decisões mais acertadas... 


"Gatos não têm nomes. - disse.' -Não? - perguntou Coraline.- Não - respondeu o gato. - Agora, vocês pessoas têm nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes."



Apesar de ser um livro infanto-juvenil, qualquer adulto que goste de uma boa história de fantasia, recheada de elementos sombrios vai gostar dela... É possível tirar uma importante lição do que nos é contado, de que às vezes, por melhor aparência que as coisas possam ter, nem sempre elas são o melhor caminho a se tomar... Desconfie quanto tudo estiver bem demais, perfeito demais, sempre pode haver algo oculto/subliminar, que pode nos prejudicar mais a frente... Bem, essa foi a minha interpretação, e claro que cada um pode ver o livro por outra perspectiva... Me contem nos comentários, já assistiram o filme? Já leram a obra ou tem vontade de ler? 

Até o próximo post... 


6 comentários:

  1. Coraline *-* AMO a história, amo a animação, mas nunca li o livro hahahahaha Acho o universo todo fantástico demais, e sempre fico babando pelas edições dos livros que vejo pela internet... e lendo sua resenha me deu vontade de ter uma dessas edições hahaha Super legal mesmo, Maria.

    Beijos
    Renata,
    psychoreader.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Coraline!! A animação então nem se fala.. Outro dia desses vi um tutorial de maquiagem ensinando como se fazer o rosto da personagem e achei bem simples e ao mesmo tempo super diferente :D Me deu vontade de ler de novo com certeza.. super beijo!!

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro. Coraline me cativou desde li a sinopse. Acabei criando expectativas de como é o livro e sua resenha só aumentou... preciso ir à livraria urgente!

    ResponderExcluir
  4. O filme já assisti e gosto muito, mas ainda não li o livro. Quero muito ler, só me faltou tempo.

    Amei toda a postagem!!!
    Que bom que gostou ;)

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor! Acredita que tenho esse livro, mas nunca o li. um dia numa ida a livraria, eu queria um livro para minha filha, e o atendente me indicou Coraline, achei a capa diferente, ele me explicou do que se tratava e assim eu trouxe Coraline para casa. Minha filha, na época,o caracterizou como um livro de mistério para a idade dela, pq ela queria saber o que aconteceria se Coraline resolvesse deixar os 'pais' com olhos de botões. Eu já vi o filme inumeras vezes, o livro está me aguardando para que eu ainda o leia, vontade não me falta, mas sempre passo um na frente dele. Mas vou tentar passá-lona frente de outro, rsrsrrs. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  6. Tu sabe né? Sou Neil gamete de carteirinha!
    Mas, não li o livro ainda, só vi o filme e amei. Quero ler muito em breve.
    Só não curto essa capa que a Rocco fez :/
    http://www.conversasdealcova.com/
    Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.