A invasão alienígena em A guerra dos mundos [#MLI2016]

Trago a resenha de mais um grande clássico de Ficção Científica, publicado pelo Selo Suma de Letras... Trata-se da obra A guerra dos mundos, do autor H. G. Wells, e esse título faz parte dos 1001 livros para ler antes de morrer... 


O narrador nos conta a invasão do planeta Terra por criaturas marcianas, e de como conseguiu sobreviver para nos contar o que passou... O pânico se instaurou em toda a Londres, e sua população ensandecida tentava em vão se ver longe da ameaça que cruzava os céus...

Dividido em duas partes, de início nos é apresentada a primeira aparição de um estranho disco em Horsell Common, Surrey. Com um raio de calor, os seres que saem desse disco acabam matando várias pessoas, que - ao se aproximarem curiosas - acabaram por fugir apavoradas quando descobrem o que aquele disco abrigava... Com uma narrativa ágil e de fácil compreensão, o leitor adentra na fuga junto com o protagonista e outros personagens que surgem em seu caminho...

O livro ficou famoso graças a uma transmissão de rádio feita por Orson Welles em 1938. Muitas pessoas, inclusive, acharam se tratar de uma verdadeira invasão alienígena, embora ele tenha deixado claro que descrevia uma obra fictícia. A linda edição da Suma traz ao final uma entrevista com Welles e o autor, além de nos introduzir ao cenário descrito por Wells com reflexões acerca da temática, fazendo uma alusão à fragilidade humana perante o desconhecido. Os terrores do ser Humano podem vir do espaço.... 


Outro ponto interessante é o fato do livro ser dividido pela narrativa do próprio protagonista, nos contando sobre os acontecimentos na zona rural e relatar o que houve com seu irmão, na perspectiva urbana. E o foco é sempre o mesmo, não há quebra de ritmo ao longo dos capítulos por essa modificação de ambiente...

Ainda no prefácio há uma referência aos Deuses antigos do universo criado por H. P. Lovecraft, entidades extraterrestres que enxergam na Humanidade apenas amebas a serem destruídas... O mesmo caso se aplica aos marcianos de H. G. Wells, que enxergam nos terráqueos meros insetos... Há certo teor provincial na escrita do autor, ao narrar os acontecimentos num campo já familiar seu - Londres e seus arredores, mas a impressão que nos dá é que a invasão ocorre naquele mesmo momento em outras partes do planeta... 


A Ficção de Wells é de renovação. Há que se derrubar/destruir um mundo para outro melhor surgir dali. Há uma dissolução social, de espaço, perspectivas de novos mundos enquanto os antigos são forçados a se adaptar... 

A edição é em capa dura, tem uma ótima diagramação e traz algumas ilustrações ao longo dos capítulos, que são curtos, dando mais agilidade à narrativa. Em suma, é uma leitura riquíssima e que mantém quem a lê preso até o seu desfecho, que - diga-se de passagem - foi orquestrado de forma coerente e sem espaço para falhas de enredo... 

14 comentários:

  1. Também está na minha lista de livros para ler antes de ir para outra dimensão kkkkkk. Como ler suas resenhas é bacana, Val... Sempre me surpreendendo com suas leituras magníficas :)

    Beijos, Cah ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei conhecer sua opinião sobre essa obra, que é bastante conhecida.
    Sempre que vejo esse livro tenho a impressão de que a leitura será cansativa e nada envolvente, mas vi que estou errada. Gostei de saber que a leitura é rica e que prende o leitor.
    Achei sua resenha muito interessante e pretendo dar uma chance ao livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu adoro ficção e é claro que esse chamou a minha atenção. Por seus comentários, imaginei um cenário bem profundo e com certeza espero ter a oportunidade de ler também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oie... eu já li o livro 1001 obras (parece loucura, mas li sim), e eu vi que há muitos títulos realmente interessantes, tanto que anotei algumas sugestões. Não me recordava desse livro em especial, mas acredito que seja um clássico mesmo. Hoje não sei se eu o leria, então vou deixar passar a dica. Boas leituras para vocês... até mais

    ResponderExcluir
  5. Oie, nossa eu desde que soube desse lançamento estou louca por esse livro adoro tudo que de alguma forma envolva alienígenas ( quem sabe até mesmo eles existam não é?!). Um detalhe que amei nas suas fotos 3 a diagramação que pelo visto esta bem caprichada.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Ooi,
    H. G. Wells é um clássico! Não sou muito fã de ficção científica então acho que vou deixar a dica passar, mas a edição está linda e com certeza é um ótimo presente.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse é um caso de que eu preferi o filme ao livro rsrs Não sei, gosto muito desse gênero mas esse não me pegou, sabe? A leitura não foi nada fácil para mim, foi bem lenta e arrastada. Mas fiquei feliz que funcionou para você.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Confesso que ficção cinentífica não é muito a minha zona de conforto, acho que faz mais a cara do meu marido que adora ver um filme de alien e estudar todas essas loucuras de outros planetas hahaha
    Mas achei a edição desse livro incrível, principalmente pelos detalhes da obra como as ilustrações.
    Para quem curte o gênero com certeza é um livro incrível

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Como eu não sou muito fã de ficção científica, esse livro não me chama muito a atenção. Eu não sabia que existia um filme até ver na internet há pouco tempo, fiquei surpresa *-*Fico feliz em saber que é uma leitura rica e que você gostou, parece ser diferente de tudo o que eu já li, e o diferente sempre me deixa curiosa...haha' agora não sei se leio ou não... Estou e ao mesmo tempo não estou curiosa...
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. OLá, tudo bem?
    Não sou muito fã de ficção científica, no entanto, este é um livro que eu tenho curiosidade de ler, mas ao mesmo tempo, fico receosa de não curti. Mas, só vou ter certeza lendo, não é?! Sua opinião me deixou super empolgada, e ainda mais curiosa. Quem sabe em breve eu não faça a leitura?!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  11. Tô louca pra ler esse, mas confesso que não sabia exatamente do que se tratava.
    Sua resenha ficou perfeita, e adorei saber que o ritmo não se perde ao longo dos capítulos.
    Eu amo ficção científica, e to muito curiosa pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro no original há muitos anos. Mas essas edição tá uma coisa de louco, infelizmente ainda não pude comprar, mas assim que der virá pra estante. Na minha opinião Wells é um dos melhores senão o melhor na literatura de ficção, já li vários livros dele e amei todos. Uma pena que hoje poucas pessoas conheçam, espero que essa edição linda atraia mais público.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Oi, Maria!
    Não conheço o autor, mas já vi a obra por aí e fiquei bem curiosa com a premissa. Gostei muito da edição e também das ilustrações. Assim que der vou investir na obra e na leitura.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu estou doida por esse livro, acho o assunto muito interessante e contagiante. Fiquei bem feliz em ver que você também gostou do livro e que indica, com toda certeza irei tentar ler ele o quanto antes. Adorei a dica, ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.