O ladrão de cadáveres, de Robert Louis Stevenson [#MLI2016]


Eis que trago a primeira resenha do primeiro livro lido na #MLI2016. Trata-se do livro de contos O ladrão de cadáveres, de Robert Louis Stevenson, publicado pela Clássicos Econômicos Newton. O primeiro conto - que dá nome ao livro - nos conta a história de Fettes, um bêbado que está sempre na companhia de alguns amigos na taberna de George. Ele possui alguns conhecimentos médicos, e volta e meia atende algum caso em Debenham

Certa vez, chega na taberna um médico que veio de Londres, chamado Wolfe McFarlane, e logo descobrimos que ele é um velho conhecido de Fettes, e compartilham de um passado sinistro envolvendo dissecação de corpos... Ambos eram alunos e assistentes do Professor K., e Fettes descobre que os corpos comprados pelo professor eram de pessoas assassinadas, e seu amigo sabia desse detalhe, sendo conivente com os crimes... 

Há quem diga que esse conto foi baseado numa história real, envolvendo um anatomista chamado Robert Knox, que conseguia cadáveres com dois imigrantes, William Hare e William Burke. Esse caso data do ano de 1828. 

A segunda história [e disparada minha preferida no livro] fala sobre o Reverendo Murdoch Soulis. O narrador nos conta sobre como ele chegou na paróquia de Balweary e de como um episódio funesto mudou de forma aterradora sua vida. Janet, a aleijada traz uma carga de suspense que envolve o leitor, com uma riqueza de detalhes que fazem com que visualizemos o cenário e suas nuances de tempo... Janet era uma figura tida como bruxa para a população da região, e depois que se compadeceu dela e veio em seu auxílio, quando um grupo de mulheres tentou lhe afogar, ele a leva para morar com ele na paróquia, em virtude dela já trabalhar pra ele, preparando suas refeições... Mas com o passar do tempo, fatos estranhos vão acontecendo e logo o sacerdote pressente que há algo errado com Janet...

O terceiro e último conto [mais extenso também] fala sobre uma história de amor entre primos, um tio insano entre ambos, e histórias locais daquela ilha, em que navios naufragaram e - supostamente - há um tesouro enterrado. Os Homens alegres também possui uma narrativa detalhista, prendendo o leitor, que imerso em suas páginas, se depara com um desfecho inesperado...

Em suma, foi uma leitura agradável e cumpriu o objetivo de prender minha atenção por algumas horas... O único livro que tinha lido do autor foi O médico e o Monstro. Mas em matéria de contos, ele também se sai maravilhosamente bem... 

Até a próxima leitura dessa maratona... ;*

10 comentários:

  1. Bem interessante este livro. Gosto bastante de ler contos. Esta eu ainda não conhecia. Vou adicionar a minha interminável lista, com toda certeza!
    Que legal já ser o primeiro da maratona.
    Boas leituras pra ti!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Maria, como vai?
    Que livro bem diferente do que já havia visto, ainda mais com esse título e confesso de certa maneira me senti atraída, principalmente por ser de contos. Dica anotada.
    Que você consiga ler tudo na maratona <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiiii
    Adoro ler contos e nunca li nenhum livro desse autor.
    Vou procurar melhor depois. O segundo conto foi o que mais me chamou a atenção.
    Boa maratona para vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    nossa, o título é bem interessante e chamativo, eu espero um dia poder ler e gostar pois sua resenha e o enredo estão bem legais

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também estou participando da MLI, mas nem terminei o primeiro livro ainda rsrs
    Não conhecia esse livro, porém esse gênero não me atrai tanto
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Valéria, amei as premissas dos contos.
    Acho que sou meio suspeita, pois amo o gênero, mas achei bem bacana.
    Adoro que você lê e já vai resenhando.
    Já li dois na maratona, mas não resenhei ainda.
    Boas leituras!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. O Medico e o Monstro, tenho aqui em casa e é minha meta de leitura ainda para esse ano, porém nunca me atentei a outros livros ou contos desse Autor e esse me pareceu bem interessante para ler.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia o livro "O ladrão de cadáveres" e achei interessante a premissa.
    Eu nao sou mto de ler contos, mas esse a tematica me deixou curiosa e queria saber mais do livro.
    Bom para passar um tempo mesmo, valeu pena dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Olá Valéria, que livro tenso, eu gostei da premissa e a época em que se passa, com certeza da um ar misterioso para leitura. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a obra, apesar de já ter lido o clássico "O médico e o monstro" há muito tempo atrás. Adoro contos e do gênero, melhor ainda! Valeu pela indicação ;)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.