A condessa Sangrenta, uma novela de Alejandra Pizarnik



"Houve duas metamorfoses: seu vestido branco agora é vermelho e onde houve uma moça há um cadáver."














Publicado numa edição primorosa pela Editora Tordesilhas, A Condessa Sangrenta é uma novela escrita pela argentina Alejandra Pizarnik, contando um pouco do mito que envolve a figura da condessa húngara Erzsébet Báthory.

Erzsébet, ou Elisabeth - é uma figura conhecida na história da Hungria, por ter sido condenada a viver presa em um aposento de seu castelo até a morte, após ser acusada do assassinato de mais de seiscentas jovens. Atribui-se à condessa torturas sangrentas praticadas com tais vítimas, a fim de tomar banho no sangue derramado por elas para que ela rejuvenescesse.

Existem muitas lendas em torno de seu nome, principalmente pelas atrocidades cometidas em seu calabouço, sua obsessão pela beleza e a luxúria que permeava sua vida. Elisabeth se tornou a própria Morte, tal o seu medo de envelhecer e morrer...

Ricamente ilustrada por Santiago Caruso, a edição da Tordesilhas possui apenas 60 páginas, com um posfácio de João Silvério Trevisan. As imagens possuem tons de cinza e um vermelho-ferrugem que denota o sangue que foi derramado durante seu 'reinado de terror'... Suas vítimas preferidas eram camponesas, costureiras, em geral de origem humilde que prestavam pequenos serviços ao castelo, mas posteriormente garotas de 'sangue azul' teriam sido mortas pelos seus instrumentos sádicos e grotescos, bem como por seus métodos cruéis e perversos de tortura.


Trata-se de uma leitura rápida, fluída tal como sangue vertendo de uma artéria exposta. O visual da edição contribui para um maior fascínio do leitor pela história em torno da condessa e pelos seus atos perversos. Sem sombra de dúvidas, uma leitura envolvente e perturbadora...


13 comentários:

  1. Oie tudo bem? Achei a capa bem bonita, e gostei da sua avaliação sobre o livro, mas não faz meu tipo de leitura. Vou passar a dica por hoje.

    www.leituradascinco.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria!
    Quero muito ler essa novela, nossa, parece ser mesmo ricamente ilustrada e muito interessante apesar do tema extremamente mórbido e triste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    É uma história que causa impacto, pelo menos pra mim acho que seria uma leitura que não me deixaria indiferente de jeito nenhum, as ilustrações deixam tudo ainda mais chocante com certeza e fazem a gente se sentir ainda mais transportada à leitura. A dica è boa pra quem curte o gênero... eu medrosa que sou por enquanto vou deixar passar.

    Beijos


    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa eu não conhecia essa condessa, mas a história envolvendo tantas atrocidades em seu calabouço deve ser uma boa leitura. Nunca li nada dessa editora e me parece uma boa dica pra iniciar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Eu, medrosa que sou, já fiquei apreensiva só de ver essa ilustração hahaha essa editora é sempre incrível em suas publicações e essa obra em si tem um tom bastante peculiar e que pra quem curto o gênero certamente será conquistado.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa história, mas confesso que não é o tipo de leitura que me atrai. Mesmo sendo uma lenda, acredito seja chocante ler sobre tamanha atrocidade e as ilustrações devem deixar tudo ainda mais macabro.
    Para quem gosta do gênero, deve ser uma boa dica. Mas, no meu caso, é uma dica que vou passar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu tenho ficado surpresa e curiosa para conhecer as obras que a editora Tordesilhas têm lançado, pois parecem ser muito boas. Eu gosto muito de livros com essa temática, mas vai tempo que não leio, então, acho que está na hora de eu voltar a ler!
    Gostei muito de saber que o livro tem ilustrações e que a leitura é rápida e fluída. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu não conhecia as lendas sobre a condessa, na verdade, nunca havia escutado falar da própria condessa. Achei extremamente chocante e intrigante, fiquei curiosa com a obra e gostaria de lê-la.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Caramba! Você já viu um filme chamado "Stay Alive"? Fala dela! No filme a condessa é a personagem de um jogo, porém, quando se cria um personagem no jogo, está criando a si mesmo e como se morre nele, se morre na vida real pelas mãos da condessa. Achei demais a sua dica de livro, pois não sabia que tinha e eu amo o filme! Anotando a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Estou um pouco chocada com a história dessa Condessa, parece que crueldade era algo comum na vida dela. Ao mesmo tempo que fico receosa, existe um lado meu que ficou curioso para conhecer ainda mais sobre a vida dela.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Já li essa obra e gostei muito de conhecer esse mito da condessa, muito triste os pensamentos que ela tinha e os crimes que cometeu. Hoje em dia sou louco par a ler a poesia da Pizarnik. Você já leu algo dela desse gênero?

    ResponderExcluir
  12. Oie
    uau que bom saber, adoro quando dou oportunidade a algo mais perturbador assim e realmente não tem como esse post não chamar atenção, de fato fiquei mega curiosa pela leitura e quero saber ainda mais

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii! Eu tenho essa obra na minha lista de leitura desse ano e após ler a sua resenha, fiquei mais curiosa ainda para iniciar a leitura. Achei bem interessante, a Condessa ser um mito bem famoso na Hungria. O enredo parece ser bem intenso por conta das atrocidades que ela fazia com essas jovens para rejuvenescer. A sua resenha está ótima, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.