[Série] La casa de Papel


La Casa de Papel virou a nova sensação do momento depois de ter sido anunciada pela plataforma Netflix. Trata-se de uma série espanhola criada por Álex Pina para a rede de TV espanhola Antena 3 [a mesma de Apaches], e traz atores como Úrsula Corberó, Álvaro Morte e Paco Tous - entre outros - no elenco...

O enredo consiste num assalto idealizado por um homem de identidade desconhecida que se apresenta como Professor. Ele 'escala' um grupo de pessoas que tem ou já tiveram problemas com a justiça para fazer parte do grande plano: assaltar a Casa da Moeda em Madri. Cada um deles recebe um codinome: Denver, Nairóbi, Oslo, Helsinqui, Moscou , Berlin, Tóquio e Rio. Nenhum sabe do passado do outro, exceto Denver e Moscou [pai e filho], e eles precisam conviver um tempo juntos num local montado pelo Professor para estes fins, para que adquiram confiança um no outro e tenham todos os passos calculados caso ocorra algum imprevisto durante a operação. 

Somos apresentados a personagens de personalidade forte, distinta, mas que mostram ter habilidades específicas que podem auxiliar de maneira primordial no assalto. A figura do Professor é bastante respeitada pelo bando, e ele é um líder que pensa em absolutamente tudo.

Mas as pessoas costumam ser imprevisíveis e logo quando o plano é realizado, reféns estão sendo controlados no prédio e a polícia aparece sob a liderança da inspetora Raquel, algumas coisas começam a 'sair dos eixos' aparentemente. E é com esse quadro que o Professor precisa lidar ao negociar com Raquel e dar andamento ao plano...



O clima de tensão vai aumentando - normal para uma situação do gênero - e tanto os reféns, quanto a polícia e mídia e o próprio grupo afloram suas emoções no mais alto grau. Surgem 'romances', brigas, desafetos, atos desesperados, tudo orquestrado com um clima de tensão que deixa o telespectador numa angústia sem limites. E é raro encontrar alguém que acabe não 'torcendo' para os 'vilões' da série... 

Isso se atribui em muito ao carisma dos personagens. À medida em que vamos acompanhando a trajetória deles e fatos de seus passados vêm à tona, começamos a simpatizar com eles. E logo nos vêm a reflexão sobre todo o contexto: quem são os verdadeiros 'bad guys' na história? Professor acaba se envolvendo com Raquel sem que ela suspeite de seu verdadeiro papel na operação. Denver se envolve com uma refém - grávida do amante igualmente refém -  então imaginem a loucura que isso vai acarretar...

Outro ponto que acho importante ressaltar é o papel ativo das mulheres dentro de um contexto machista de liderança e tomadas de decisão. Raquel sofre com isso em seu papel dentro da polícia, a todo tempo sendo interpelada em suas ações dentro do caso. Mônica no papel de amante de seu chefe começa a sair de sua passividade no relacionamento. Nairóbi - mais extrovertida e afrontosa [hahah] começa a tomar as rédeas dentro do prédio quando Berlin aparentemente faz besteira, e temos também Tóquio, a personagem de Corberó [a série é toda narrada sob o ponto de vista dela], e seu gênio impetuoso que parece botar tudo a perder, devido aos seus atos impensados mas que ao mesmo tempo parece questionar tudo com sua ousadia... O recado é sutil, mas válido: as mulheres estão encurraladas socialmente e a partir de certo ponto, estão tocando o 'foda-se' pra isso, elas 'quebram' o patriarcado a todo momento, à sua maneira...




A série tem 19 episódios, que foram divididos em duas temporadas na Netflix. Hoje é a estreia da segunda temporada [mas eu não resisti e vi tudo antes pela internet, sou dessas]... É uma série com qualidade esmerada e trama envolvente, que levanta questionamentos importantes, e possui em seus prováveis 'clichês' críticas inteligentes ao sistema...

Bella Ciao, Bella ciao, bella ciao...




22 comentários:

  1. 'elas 'quebram' o patriarcado a todo momento, à sua maneira...' sim, o mesmo acontece com a negociadora e mostra outras nuances do patriarcado e matriarcado que percebi depois que li O Complexo de Cassandra. Só digo algo, a série é extraordinária.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou curiosa com essa série, mas tenho visto comentários bem controversos sobre ela. Eu já adicionei à minha lista e espero ter um tempinho sobrando para ver e acho melhor começar num final de semana porque devo querer maratonar hahaha

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Parece uma série bem afrontosa. Apesar de todos os comentários, ainda não tive a oportunidade de assisti-la. Gostei dos pontos ressaltados por você, como a crítica aos assuntos pertinentes como o papel ativo das mulheres, essa frase da Nairóbi é ótima.. É meio contraditório a gente torcer pelos vilões, né? Dica anotada.

    att,
    www.decaransletras.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria, quando lançou a série, mesmo todo mundo falando dela, eu não assisti, mas minha filha sim, e ficava me enchendo o saco para eu assistir, não é o gênero que gosto, prefiro séries médicas, de fantasia, contos de fadas, mas em um final de semana, logo que saiu a segunda parte, ela me fez assistir, no sábado assistimos a primeira parte, e no domingo, a segundo, devo confessar que gostei, os personagens são cativantes e a ânsia de saber o que iria acontecer não me deixava arredar o pé da frente da TV. Então, eu também curti a série.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu também nao aguentei e precisei ver tudo pela internet, a curiosidade estava me consumindo demais hahaha eu achei demais a premissa da série e como conseguiram desenvolvê-la muito bem, sempre prendendo o espectador, porém... Arturito é intragável.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quando vi os primeiros teasers e todo o burburinho confesso não dar nada para a série, depois que assisti todos os episódios simplesmente amei e digo pra todos o quanto vale a pena. Repleta de reviravoltas, o enredo é simplesmente genial. O final me deixou elétrica, sem fôlego. Adorei o desfecho.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar, mas não cheguei a procurar para ver, pois não me interessei tanto.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, eu ainda não assisti essa série, apesar de já ter assistido vários videos no youtube falando sobre ele, e falando super bem! Eu não consegui me agradar da história e por isso vou passar a dica por enquanto.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. minha série preferida do momento
    estou na segunda parte e sou apaixonada pela nairobi

    ResponderExcluir
  10. Preciso dar continuidade e finalizar a primeira temporada..
    Confesso que algumas coisas me incomodaram no roteiro, porém quero continuar em frente pq a premissa é maravilhosa e alguns personagens me conquistaram hauhauahuha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Nossa, nem posso ouvir falar desse seriado que já volta o ranço. Eu fui bem até o quinto episódio, depois achei extremamente irritante como os plots se repetem o tempo inteiro. Além do mais, achei muito fraca a construção das personagens femininas, sendo a Nairóbi a única que se salva desse vexame machista e ridículo. Elas estão o tempo inteiro sendo retratadas num arquétipo sexista e machista, achei detestável. E eu fico muito impressionada que a maioria das mulheres que assistiu não conseguiu enxergar essas padronizações - mas, né, eu entendo o porquê chamam isso de "machismo invisível".
    Mas vai em frente, se você gostou :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria Valéria.
    Eu sou muita fá dessa série e quando terminei de assistir só queria falar sobre ela com todo mundo.
    Gostei da sua análise me relação às mulheres da série. Isso da Raquel foi o que ficou mais visível, principalmente nas ligações dela com o Professor, que ele fazia perguntas constrangedoras, que acho que não seriam feitas se fosse um inspetor homem na frente do caso.
    Comecei a série apaixonada pelo Denver e pela risada estranha dele, rs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Essa série tem feito muito sucesso e, pelo que vi dos seus comentários, parece ser uma produção muito boa mesmo. O que achei mais legal foi saber que as mulheres têm uma participação grande, mesmo nesse contexto machista.
    No entanto, eu confesso que não fiquei muito empolgada para assistir. Confesso que não curti muito a premissa, que é algo bem diferente do meu estilo. Além disso, eu não sou muito fã de séries e acabo enrolando e acumulando muitas. Então, não planejo assistir no momento.
    Mas adorei o post e fico feliz que você que gostou da série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Meu sobrinho devorou a série em poucos dias, adorou. Mas apesar de todo alvoroço , não me chamou atenção para assistir. Bom que muitos gostaram, assim o Netflix traz mais séries para o assinante, apesar uq ter tirado o Hawaii 5-0 foi a morte pra mim.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá! Ainda nao vi a série, mas só ouço coisas boas sobre ela.. Estou planejando começar essa semana, vamos ver se vou gostar haha
    Gostei bastante de saber sua opinião, e alguns pontos interessantes sobre a produção!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Uma das séries em ascensão, se não no topo né, que todos comentam e elogiam. Confesso que não traz uma trama que seja do meu grande interesse, no entanto fico feliz em ver tanta gente interessada. Ainda mais agora com 2° temporada e anuncio da 3° (pra ver que mesmo não assistindo a quantidade de gente que conheço assiste pra me passar essas informações haha). Quem sabe futuramente?! Ótima indicação!
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ver muitas séries, mas essa estava tão bem comentada que acabei me rendendo também kkkkk Bom, eu adorei a série, ela é muito envolvente e os personagens são muito cativantes, né? Também adorei ver as mulheres desafiando o machismo, principalmente a Nairóbi quando começa o Matriarcado. Enfim, gostei bastante do post!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu não costumo ver séries. Ultimamente a minha falta de tempo é tão grande que quase nem consigo ler, que dirá assistir às temporadas.
    Mas não tenho dúvidas de que é uma excelente dica para quem é apaixonado por séries.
    Beijos, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Bella ciao, bella ciao, bella ciao ciao ciao! Adoooooooro essa série! Engoli ela todinha praticamente, me apaixonei pelo enredo, pelos atores, por cada reviravolta! É incrível!!

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei que esta série se tornou tão famosa, especialmente porque mostra que a série espanhola ou mexicana também pode ser boa! eu também recomendo assistir a série Sr. Ávila, em especial é uma das minhas séries de drama preferidas e quando fiquei sabendo que teria uma nova temporada, não pude esperar para investigar ao respeito. É das melhores que já vi, a história é levada de uma forma perfeita porque mantém o espectador sempre interessado, é uma excelente opção para ver.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.