Dicas de romances epistolares
Dá-se o nome de Romance Epistolar aos livros que possuem narrativa desenvolvida através de cartas. É comum utilizar como texto trechos de diários ou notícias jornalísticas. Usando-se este artifício, a impressão que se passa ao leitor é que há maior veracidade dos fatos ocorridos na trama/história.
Esse gênero literário esteve em seu auge durante o século XVIII vindo a entrar em decadência no século seguinte, embora na literatura moderna e contemporânea, ainda hajam títulos que sejam construídos dessa maneira. Através desta postagem, venho listar cinco obras que certamente são indispensáveis para quem tem interesse no gênero... São elas:
Dracula
Obra prima do irlandês Bram Stoker, sua construção narrativa é baseada em cartas escritas por Jonathan Harker, o capitão do navio Deméter e Mina Murray. O livro inclui ainda recortes de jornal referentes a casos ocorridos no período em que se passa a história, que possuem certa relação com a trama principal.
Frankenstein
Considerado o pioneiro da ficção científica, misturando-se elementos de horror, a obra clássica que surgiu de uma noite chuvosa pela mente de Mary Shelley é contada através de cartas que o capitão Robert Walton escreve à sua irmã enquanto está no comando de uma expedição náutica que procura um caminho para o Pólo Norte. Seu navio fica preso quando o mar congela e ele e sua tripulação se deparam com uma 'perseguição' inusitada. Tendo o homem chamado Viktor Frankenstein à bordo, ele conhece sua trajetória tentando fugir da Criatura... Mais sobre o livro, clique aqui...
Os sofrimentos do jovem Werther
De Johan Wolfgang Goethe, Os sofrimentos do jovem Werther é um romance alemão de 1774, em que o personagem Werther escreve cartas para um narrador. De caráter autobiográfico acrescido de fatos ficcionais, a obra causou um furor na época em que foi lançado devido a temática do suicídio abordada na trama, e tido como responsável por uma onda de suicídios que foi atribuída à obra, por causa do protagonista... É uma história trágica de amor correspondido não-consumado, considerada das mais importantes na literatura clássica mundial...
As ligações perigosas
Publicado em 1782, Ligações perigosas é um romance de Choderlos de Laclos retratando um grupo da nobreza aristocrática que trocava cartas entre seus membros, numa época ambientada antes da Revolução francesa. Traições, amores proibidos e jogos de sedução através de intrigas da corte são elementos que caracterizam a obra...
A cor púrpura
Romance escrito por Alice Walker nos anos 1980, trata de temas como discriminação racial e sexual. A protagonista escreve cartas para Deus a fim de aliviar suas dores, causadas pelos anos de maus-tratos dentro de um núcleo patriarcal abusivo, de carência educacional para mulheres e marginalizados socialmente. Celie sofreu abusos do próprio pai, semianalfabeta e desde cedo precisa lidar com as dificuldades de ser mulher, pobre e negra num ambiente hostil agrário do sul dos Estados Unidos... Já falei desse livro por aqui e você pode conferir clicando neste link...
Olá Valéria!
ResponderExcluirGostei bastante do post! Parabéns!
Nunca li nenhum livro nesse formato, mas dos que citou, quero muito ler Os sofrimentos do jovem Werther. Já estudei sobre Johan Goethe e amei.
Até mais!
Sabe que eu nunca tinha parado pra reparar que essas histórias se desenvolvem através de cartas? Interessante!
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirAgora não me vem a cabeça nenhum livro que eu tenha lido do gênero. Mas provavelmente já li sim.
Da sua lista ainda não li nenhum, o que é uma vergonha porque contem vários clássicos.
Beijos.
Olá!
ResponderExcluirQue legal! Eu não sabia que tinha esse nome, apesar de fazer todo o sentido, levando em conta a própria bíblia, que tem os livros como "epístolas" por serem "cartas dos apóstolos". Gostei demais de saber disso!
Sabia que Drácula era escrito assim, pois já li, mas não fazia ideia dos demais livros. Muito legal esse post!
Abraços
Olá Maria Valéria, primeiramente, muito obrigada por trazer ao meu conhecimento o que é um "Romance epistolar", acho maravilhoso quando descubro algo novo, para mim, pelo menos.
ResponderExcluirDestes livros que tu citou, eu quero muito ler "Frankenstein" e "Drácula", os outros, eu nem conhecia, acho que "A cor púrpura", já tinha visto.
Parabéns por teu post, muito esclarecedor.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Oiii Valéria
ResponderExcluirDas dicas só li A cor púrpura que, no momento, gostei bastante embora admito que tive um pouco de dificuldade em manter a atenção durante certos momentos. Realmente atualmente alguns titulos ainda estão sendo publicados nesse formato, a Seguinte se não me engano andou publicando uma bilogia assim.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, eu tenho Drácula em casa mas ainda não li espero ler ele logo.
ResponderExcluirNão é muito o gênero que eu gosto de ler, mas é uma edição linda em capa dura que eu fiquei apaixonada assim que vi. Espero gostar desse genero mais clássico.
Beijos
Oi, tudo bem? A cor púrpura foi um dos livros mais marcantes que já li e eu adorei como os erros de português da protagonista estavam ali, achei que isso só enriqueceu a história. Eu tô há uns bons quatro anos tentando ler Werther, mas sei que o conteúdo emocional dele não me faria bem, então estou esperando um momento mais propício :) Os outros, apesar de conhecer, não tenho interesse em ler. Gostei muito da lista!
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Que post legal! Não conhecia o termo Romance Epistolar e não lembro de ter lido algum livro do gênero. Bem interessante sua lista.
ResponderExcluirNossa, já ouvi falar de todos os livros, mas não sabia que eram romances epistolares! Tem dois aí que tenho muita vontade de ler: A cor púrpura e Os sofrimentos do jovem Werther.
ResponderExcluirDa sua lista, estou lendo Frankenstein. Comecei ler A cor púrpura, mas parei, pois estava me sentindo mal. Não era o memento certo. Eu vinha de outras leitura densas.
ResponderExcluirBom, mas quanto ao estilo epistolar, eu gosto muito. Adoro intertextualidade de gêneros, acho que enriquece a obra.
Olá!
ResponderExcluirEu já li Frankenstein e Drácula, adorei as duas histórias (mais a primeira do que a segunda). Não lembro de outros livros epistolares, mas um livro que li recentemente também tinha cartas no meio da história, é o romance Um sedutor sem coração.
Bjos
Lucy - Por essas páginas
Uau, que post interessante! Eu sou louca para ler esses clássicos como Drácula e Frankenstein desde a minha infância, mas ainda não tive a oportunidade. Eu não sabia que esses romances foram baseados em cartas, muito interessante. Fiquei curiosa para conhecer essas outras obras também, principalmente Ligações Perigosas e A cor púrpura. Obrigada pelas dicas, bjss!
ResponderExcluirOu maria, conheço os livros, alguns livros já ate li, e apesar de gostar de enredos assim, não sabia que o gênero recebia este nome.
ResponderExcluirBjs Rose
Eu não fazia ideia do que eram romances epistolares e gostei muito de aprender aqui no seu blog, até já li alguns livros assim e não sabia que tinham esse nome. Eu comecei a ler A Cor Púrpura no app kindle e ainda não terminei por falta de tempo, mas quero terminar de ler este ano ainda.
ResponderExcluirEu já li todos e o que mais mexeu comigo foi Goethe por algumas questões relacionadas a psiquê e maturação para fase adulta. A cor púrpura me deixou no chão, tanto que ainda não consegui ler novamente, fiquei beeeem arrasada, é um ótimo livro.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNão conhecia este gênero de livro, e já li sim alguns livros neste estilo.
Nossa não conhecia A Cor Púrpura e parece ser muito algo que eu iria gostar bastante.
Debyh
Eu Insisto
Olá, tudo bem Val?
ResponderExcluirGostei da sua publicação, esse estilo literário é muito bom e pouco explorado pelos blogueiros. Achei muito boa a listinha que você elaborou, parabéns!
Abraço!
Oi Maria Valéria, como está?
ResponderExcluirEu AMO Drácula! Meu livro favorito desde sempre!
Ainda, acho romances epistolares muito interessantes, especialmente porque as cartas parecem dar um maior realismo às histórias e me atrevo a dizer que desenvolvem melhor os personagens.
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://www.galaxiadeideias.com/
http://osvampirosportenhos.blogspot.com