Domínio Público - literatura em quadrinhos

Ganhei de uma pessoa querida [Kalina] a HQ Domínio Público - literatura em quadrinhos, um compilado de contos de terror adaptados para quadrinhos por alguns desenhistas e organizadores. Na própria orelha da obra diz [e achei válido transcrever aqui] "Histórias curtas de seis grandes expoentes da literatura universal transformadas em quadrinhos que estimulam a imaginação através do rico apelo visual de suas obras."




Pois bem, nomes como Guy de Maupassant, Esopo, Isaac Babel, Bram Stocker e alguns menos conhecidos como Richard Middleton e Heinrich von Kleist tem nos traços de vários desenhistas alguns de seus contos menos conhecidos dos leitores. Não pense em ver Dracula nessa edição. O que você vai encontrar em Domínio Público é o conto A casa do Juiz. Provavelmente você pode achar que a obra de Stocker se resume apenas ao vampiro mítico, e seria injusto de minha parte desmerecer tal personagem cultuado no mundo literário de horror, mas devo fazer justiça em afirmar que o conto escrito por Stocker e adaptado na versão de Domínio Público é extremamente aterrador, e no traço de Gabriel Góes, a aura de inquietação que se instala no leitor no momento da apreciação da leitura não é de ficar atrás do 'carro-chefe' do grande Bram...

Resolvi falar um pouco sobre cada conto, pois não poderia falar da obra como um todo, sem me ater a cada história em particular. O primeiro conto adaptado é A casa do Juiz, escrito por Bram Stocker, adaptado por Mário Hélio e desenhado por Gabriel Góes. Um rapaz chamado M. decide viver num local longínquo, afastado de todo alvoroço da civilização. Na primeira noite em que chega a seu destino se instala numa hospedaria, e já no dia seguinte, parte em busca de uma residência que atenda seus interesses. Ao encontrá-la, retorna a hospedaria e fala para a senhora W. sobre sua escolha. A mulher fica apavorada mas não explica o porquê. Ele afirma que é cético e não se deixa levar por superstições ou algo do gênero. Mas já na primeira noite, ele nota que não vai ter a tranquilidade tão almejada em seu novo lar...



O segundo conto se chama A estrada de Brighton, do autor inglês Richard Middleton, adaptado também por Mário Hélio, mas dessa vez no traço de Samuel Casal. Um vagabundo surge debaixo de um monte de neve na estrada, parecia estar perdido e caído por horas naquela estrada inóspita. De repente, surge um rapaz lhe oferecendo companhia. O andarilho aceita. Ele conta que saiu de casa há seis anos e com o espanto do andarilho, ele afirma já ter morrido várias vezes nesse meio tempo... Diante da incredulidade do homem, o rapaz começa a lhe contar detalhes de sua nova condição, e como seria 'o outro lado' quando se passa a aceitar a própria morte...



O terceiro conto na verdade se divide em três mini-contos, pois se trata de adaptações de fábulas de Esopo. A primeira delas é a história do lobo e e garça, depois temos a dos dois inimigos e fechando o clico - o leão, o lobo e a raposa. Os desenhos foram feitos por Mascaro, e cada uma das fábulas traz uma lição de moral ao fim...



O horla possui um traço mais rebuscado, e tons terrosos e escuros. João Lin desenha o personagem que faz 'n perguntas para si mesmo, em que não há resposta para elas. Suas dúvidas e medos o levam a cometer a loucura de botar fogo na própria casa. Um navio que chegou do Brasil é o motivo para o personagem acreditar que um duplo o possuiu. A história é adaptada de um conto de Guy de Maupassant. O fim do personagem é trágico...

"Quando olho para a noite e vejo tantas estrelas e planetas desconhecidos, pergunto-me quem viverá ali? Que formas, que seres viventes, animais ou plantas, ali existirão? Que seres pensantes haverão nesses universos?"



O pecado de Jesus é desenhado por Fernando Lopes, e trata-se de um conto de Isaac Babel; a história é um misto do sagrado com o profano, onde uma simples criada engravida do marido e precisa cuidar das asas de um anjo, enquanto o marido a abandona e vai para a guerra. Sozinha, outros homens a cobiçam, sem pudor ou respeito. Ela não os ouve. Grávida e ébria, ela sucumbe aos pensamentos luxuriosos com o anjo a quem dá abrigo e comida...

Guazzelli ilustra o conto O terremoto no Chile, que fecha a edição. É uma adaptação da história escrita por Heinrick von Kleist. Mais uma vez o tema religioso se destaca, dessa vez contando sobre um amor proibido, fadado à morte.

São notáveis nos contos dessa HQ o pessimismo e [des]esperança humanos. A melancolia e solidão, bem como o desfecho trágico dos protagonistas. também emprestam seu papel à obra. Nos primeiros contos o leitor se sente aterrorizado, com uma espécie de medo do desconhecido. Com o passar de páginas, esse terror psicológico e claustrofóbico dá lugar à loucura e desalento, como nos contos O pecado de Jesus e O terremoto no Chile. Fatalismo é a peça-chave para a conjunção desses contos criados por mentes perturbadas, que tiveram - assim como seus personagens, fins trágicos e tristes.

Altamente recomendado para leitores que tenham fascínio por histórias mórbidas, ao estilo de Edgar Allan Poe e pessimistas, como Arthur Rimbaud e Franz Kafka. Os traços são um espetáculo à parte, que - combinados aos contos melancólicos, faz de Domínio Público - literatura em quadrinhos, uma ótima aquisição para se ter na estante...

17 comentários:

  1. Maria, eu adorei! Acho que ainda não conhecia o seu blog, aliás, e fiquei com uma ótima impressão. Gostei especialmente de você ter dedicado algumas linhas para cada história, porque assim dá pra ter uma ideia bem bacana de todo o conteúdo do livro. Gostei muito das ilustrações que vi, e acho que eu adoraria este livro! Obrigada pela dica :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gosto de conhecer novos estilos de leitura e apesar de curtir terror e suspense, acho que nunca li algo tão mórbido quanto esse contos, apenas alguns do Poe. Mas adorei a obra, e acho que o fato de ser em quadrinhos torna as histórias mais leves, se é que isso seja possível. Gostei muito de conhecer esse trabalho. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  3. Olá, poxa eu gosto muito de HQ mas quase não tenho tido tempo para ler!!! eu não gostava muito de livros com contos mas recentemente li O Príncipe de Westeros e outras histórias e o livro me encantou, já esse eu acho que não leria pois não consigo ler terror! me pareceu um bom livro mas meu medo não me permitiria ler kkk

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que interessante! Nada sabia sobre essa HQ. E que belo trabalho os ilustradores fizeram. Gostei, principalmente, das adaptações. Acho que vale a pena conhecer para, quem sabe, adquirir os livros em sua versão original.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto um HQ com vários contos, achei demais! A edição está linda, quero muito ler! *---*
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Sou muito medrosa para o gênero mas adorei esses quadrinhos
    Não conhecia esse livro pra quem gosta deve ser um prato cheio

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olááá!
    Eu adoro terror, mas não sou muito fã de quadrinhos do estilo. Acho que me assustam demais, não sei... mas, até que gostei das ilustrações que você postou! Só não sei se eu leria T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  8. Val, tu como sempre com teus achados, interessantíssimos.
    Adorei o fato da sua resenha ser analítica também da arte.
    Gostei muito da Obra, ainda mais agora que após ter começado a cursar
    design tenho me interessado muito por ilustração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii lindona...
    Adorei a ideia de HQ's com vários contos de terror, gostei muito das fotos que postou, mas tem um mega problema... eu sou muito, mais muito medrosa mesmo então não leria, o que é uma pena.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito do mórbido, mas adorei a ideia de grandes autores terem suas histórias transformadas em HQ.
    Mesmo sendo bem medrosa acho que daria uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Sou um dos defensores de adaptações para as HQs pois realmente acredito que isso pode gerar mais leitores da obra original.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Acho que já ouvi falar desse livro, mas não tenho certeza. Mas a ideia da HQ é muito boa, tem gente que prefere assim, é uma forma de chamar a atenção também, bela indicação. Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Conto de terror em HQ? Fiquei super curiosa, não conhecia nem de longe esse livro, achei a super bacana e já vou procurar para ler!
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olaa
    Nao conhrcia a hq ainda mas gostei bastante da premissa e fiquei curiosa, gosto muito de hqs e espero poder ler essa em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Olá, achei bem legal a ideia de juntar alguns contos de autores conhecidos e transforma em HQ, fiquei curiosa com as historia e por ser em HQ fica tão mais fácil de ler que vou coloca-lo na minha listinha de desejados *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia a obra, achei ele bem legal, mas não é uma leitura para mim.
    Não curto muito HQ, mas achei as lustrações ótimas, os autores tem um traço bem bonito.
    Ótimo post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Achei bem interessante o livro, ainda não o conhecia, nunca ouvi falar de um HQ do gênero terror, rsrs, achei bem legal isso. Não leio muito terror, mas por falta de oportunidade, estou querendo mudar isso o mais rápido possível. Achei bem interessante o conto A estrada de Brighton.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.