Projeto Miranda de Incentivo à leitura - Um livro de aniversário

Ano passado tive uma ideia a ser trabalhada com alguns alunos sobre uma maneira de incentivá-los a ler mais, e sem ser por obrigação da escola. Não sou milionária, então não poderia dar um livro para cada um deles, e resolvi juntar os que queriam participar da brincadeira para escolherem um título que tinham vontade de ler como presente de aniversário, e os demais participantes, junto comigo, fariam um vaquinha para comprar o tal livro e dar ao aluno em seu aniversário...

Comecei timidamente com a turma do 9º ano, que super aprovou a ideia. Fiz também com o 8º ano, o que foi uma surpresa. Muitos dessa turma não gostavam de ler, mas pra não ficar de fora, ingressaram. Se empolgaram tanto com isso que hoje em dia sempre tão com um livro diferente na mão, LENDO. 

Eu deveria ter feito esse post desde o ano passado, mas por N' motivos [entre eles preguiça *risos*] não fiz. Mas cá estou eu, remediando a situação... Havia pedido a alguns que tirassem photos com os livros que ganharam, mas o 9º ano 2014 não tirou. Foram 8 alunos participando do Projeto. O 8º ano 2014 teve 8 participantes também, mas apenas uma tirou foto do livro, e eu acabei perdendo a imagem. 

Dos livros pedidos ano passado tinha Percy Jackson, The walking Dead, A menina que roubava livros, Eu me chamo Antônio, Destrua esse diário, teve título de Nicholas Sparks... Quando havia mais de um aniversariante no mês, colocávamos um no mês seguinte... Mesmo os que completam ano em janeiro ou em julho, período de férias, recebiam seu livro 'fora de época'... 

Esse ano, a turma 8º 2014 virou 9º 2015 e já tivemos dois alunos presenteados. Uma pediu o livro O menino do pijama listrado e a outra um título de Jojo Moyes. A turma nova do 8º ano foi inserida no projeto 2015. Trabalho com esse projeto apenas com turmas do 8º e 9º por questões de responsabilidade e compromisso com dinheiro para fazer as 'vaquinhas' e tal... 

presente de Larissa...

Depois disso, percebi um maior interesse dos meus alunos pela leitura, mesmo que não seja a pedido da escola. Muitos só leem por causa dos trabalhos escolares, mas adquirir o gosto pra ler por prazer e vontade própria não é tão fácil quando não se tem o apoio dos pais, de um irmão ou tia, ainda mais nessa era tablet/celular/ipod/computador. Por esse motivo, resolvi criar esse projeto a fim de fazer com que eles passem a gostar de livros, e daí sigam o próprio caminho literário... Nunca forço ninguém a escolher um livro, dou sugestões quando pedem, mas a escolha é sempre deles...

Como professora, não fico de fora da 'vaquinha' e eles também se juntam pra me presentear em meu aniversário. Adquiri os títulos Na Natureza Selvagem e Peter Pan ano passado. Agora em 2015, pedi nas duas salas os títulos A história de O [quadrinho] e Só garotos, de Patti Smith...



Bem, por último mas não menos importante, o nome que dei a essa ideia de incentivar os alunos à leitura, é em homenagem a minha amiga Eni Miranda, que nos deixou ano passado, em fins de março, de maneira triste e trágica... Eni era o tipo de pessoa que amava ver as pessoas lendo, e nem que tivesse que tirar um livro querido da estante pra isso, ela fazia com prazer. Ver pessoas lendo. Ver crianças lendo. É uma forma que criei para que o desejo dela nunca morra... e de sempre lembrar dela...

Então é isso... Vocês já pensaram em criar projetos de leitura ou algo do tipo para trabalhar com iniciação à literatura? Alguém já fez isso por vocês na escola e afins? Conhecem locais/bibliotecas/eventos que trabalhem com essa temática? Me falem nos comentários...

Ps.: Não faço isso recebendo dinheiro em troca, nem com o objetivo de me promover em nada, também é algo totalmente independente da escola em que trabalho. Como o projeto da Roda de Leitura na cidade, apenas utilizo como público-alvo os meus alunos [alguns, porque não forço quem não quer participar]. Tento mostrar de forma mais sutil aos não-interessados para que eles despertem pela curiosidade/vontade própria e nunca por imposição...

Sem mais... Até a próxima... 


10 comentários:

  1. Grande iniciativa, Valéria! Espero que mais pessoas com acesso a crianças e adolescentes se interessem por iniciativas semelhantes!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana incentivar a leitura, parabéns pela iniciativa. Bjs

    ResponderExcluir
  3. que projeto simplesmente maravilhoso! é uma pequena ação, mas com uma repercussão maravilhosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu trabalhos incentivo a leitura, foi assim que eu também ingressei no universo literário... Espero que você consiga formar muitos leitores. E mais uma vez parabéns pelo projeto...

    ResponderExcluir
  5. Sempre me surpreendendo Val, parabéns!

    Quem sabe um dia esse projeto não vire uma ONG? Não custa NADA SONHAR!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Gente, que demais esse projeto! Não sei se na minha escola daria certo, mas parece ser muito bom. Minha professora já fez um projeto com a minha sala, onde cada aluno apresenta um livro que gostou e recomenda para os demais. É bem bacana :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite!

    Que projeto bacana, parabéns pela iniciativa, adorei! Que ele dê muito certo e por longos anos. É muito bacana saber que nossos jovens adolescentes estão sendo cativados pela leitura!

    Beijo!
    Ana Luz - LT.

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite!

    Que projeto bacana, parabéns pela iniciativa, adorei! Que ele dê muito certo e por longos anos. É muito bacana saber que nossos jovens adolescentes estão sendo cativados pela leitura!

    Beijo!
    Ana Luz - LT.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adorei a sua iniciativa.
    Colocar o hábito da leitura nas crianças é muito bom. Eu incentivo o meu filho, compro livros pra ele e olha que ele só tem 4 anos, mas quero que ele tenha esse interesse desde criança.
    Parabéns pra você. Adorei o seu post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a sua iniciativa. Sei o quanto é chato ler livros que a escola impõem, mas ter a oportunidade de escolher seu próprio livro é muito bom. Nos crianças tem que ser incentivadas para que no fultura sejam adultos cultos e inteligentes, tendo sua própria opinião.
    Parabéns!
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.