A galinha degolada e outros contos, seguido de Heroísmos [Biografias exemplares]

Tive uma grata surpresa ao me deparar com o livro A galinha degolada, do escritor uruguaio Horacio Quiroga -  em mãos... Só pela capa o livro já me atraiu e após o flerte inicial, pausei três leituras para conhecer Quiroga. Bem como a pessoa que me emprestou o livro falou, o livro tinha todos os requisitos para ser um dos meus preferidos da vida. E foi...


A escrita de Horacio Quiroga contém elementos de horror psicológico, narrados de maneira a deixar o leitor prendendo a respiração até as últimas linhas. A cada trecho de alguns contos, eu arregalava os olhos, tal a surpresa que os desfechos das histórias me proporcionavam... Ao findar o conto que dá nome ao livro, senti um misto de perplexidade absurda, como se o mundo ao meu redor houvesse parado de respirar junto comigo... Trata-se de um casal apaixonado que tem 4 filhos 'defeituosos' e ao nascer uma linda menina, após o medo dela se tornar igual aos irmãos, passa a ser mimada e cercada de cuidados. Os irmãos são descritos como verdadeiros retardados, e a narrativa conduz o leitor para uma seqüência de fatos fora do comum, beirando o bizarro... Não posso soltar tudo pois o leitor precisa desvendar as linhas do autor por si mesmo, mas garanto que a história acaba de forma violenta e cruel... Finalizando o conto, entende-se o título dado a ele...

Para abrir o livro, temos o conto O travesseiro de penas, que foi o contado inicial que desencadeou a paixão pelo escritor uruguaio. Achei que se tratava de um conto vampírico ou algo do tipo, mas ele me deixou com ar de confusão, sem saber o que esperar depois daquilo, no restante da obra... Curto e denso...

O solitário mostra a vida de um marido que se sacrifica ao máximo para satisfazer os desejos de sua esposa, mulher interesseira e egoísta, que não reconhece o esforço do marido em sempre lhe agradar. A história vai se desenrolando até culminar num ato de vingança...

O espectro também foi outro conto que me deixou absorta, pois fala de um casal pouco conveniente, que se encontra unido pelos laços da morte, e o homem narra o episódio que os deixou naquele estado de fantasmas... 

O mel silvestre fala sobre um homem que encontra um triste fim na doçura do mel e para finalizar, o conto que menos me agradou da compilação: A câmara escura. Não por ser ruim, mas por ter gostado mais dos anteriores... Fala sobre um homem que se encontra com o olhar de um morto, e precisa encará-lo novamente, mesmo sabendo que ele já está enterrado... 

Não há como me aprofundar nos contos sem deixar transparecer o elemento surpresa deles. É necessário ler para entendê-los e sentir o quanto Quiroga fazia bom uso das palavras. Ele não utiliza cenários prontos típicos de livros nessa linha de horror gótico sobrenatural, mas consegue trazer o medo por meio de cenários pouco convencionais para esses propósitos e mexe mais com a psique humana dos personagens para trazer medo e assombro ao leitor...

Na segunda parte do livro, estão escritos textos biográficos de algumas figuras importantes para Quiroga, tais como Louis Pasteur, Lope de Aguirre, Thomas de Quincey, Richard Wagner, Condorcet e até Edgar Allan Poe.

A vida de Horacio Quiroga foi envolta em tragédias, pois perdeu seu pai ainda na tenra infância,  seu padrasto se suicidou, a primeira esposa e seus três filhos também ceifaram as próprias vidas... O próprio, ao descobrir que era acometido de câncer, veio a se matar, tomando uma dose fatal de cianureto, no ano de 1937... Ele nasceu em 1879, na cidade de Salto, no Uruguai, vindo a falecer em Buenos Aires. Escreveu dezenas de contos, e seu livro mais famoso é intitulado Cuentos de amor de locura y de muerte. 



Em suma, Horacio Quiroga já garantiu um lugar mais que especial em meu coração, e espero que logo possa ocupar um espaço em minha estante de livros, de preferência com tudo que foi publicado dele aqui no Brasil... Espero que tenham curtido a resenha... Conheciam o autor? Já leram algo ou pretendem ler? Me falem nos comentários... ^.~

14 comentários:

  1. Olá
    não tinha visto nada sobre esse livro, achei bem tenebroso esse titulo rsrs, não sei se
    eu compraria no momento mas vou anotar a sua dica para futuras compras, vai que eu
    goste não é? kkkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, tudo bem?
    Olha, só a capa já me assustou, haha! Eu até gosto de terror/suspense, acho que já comentei isso aqui! É mais em filme, livros normalmente são muito detalhados e eu sou muito assustada, haha.
    Então dessa vez eu vou passar, bele?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. OI Maria..
    Gostei de conhecer o livro, pois gosto quando o autor mexe com nosso psicológico.
    Eu ainda não li nada dele, mas gostaria de ler este. Eu gosto de contos, apesar de não entende-los muitas vezes..rs


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!
    Meu que resenha perfeita!!!!!
    Gente e esse livro... amo livros que mexem com o nosso psicológico. Nunca li nada do autor, na verdade nem conhecia, farei uma pequisa e esse livro já foi pros desejados.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, já quero ler esse livro!!! Esse conto O Solitário foi o que mais me chamou atenção, quero saber como foi essa vingança! E o que mais me instiga a sair correndo procurar esse livro.... A história do autor! Que vida desgraçada essa dele, a morte levando tudo e todos... Enfim, bons escritores sempre vem com uma boa dose de tragédia. Adorei a resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas sua resenha ficou bem legal. Contudo, não iria ler o livro, não costumo ler gêneros assim sabe? Fico com receio. Quem sabe um dia, talvez eu dê uma chance... mas por enquanto só leio as resenhas mesmo :)

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito de sua resenha. Apesar disso, confesso que o livro não faz o meu estilo de leitura, então por isso não o leria, pelo menos por enquanto.
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Geeeente, quero esse livro pra ontem! Me imaginei com ele em mãos, assim como vou indicar pro meu irmão, que vai ficar doidinho, assim como eu!
    Beijinhos!
    http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não deveria, mas como ignorar? Acabo de adicionar esse livro aos que pretendo ler. Menina, que obra! Adoro quando um autor consegue nos fazer prender o fôlego e nos causar esse misto de admiração e estranhamento, tão bizarra e talentosa é a sua narrativa. Espero ter a chance de conhecer esses contos. Preciso dizer que adorei o título – provocativo, não?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie :)
    Eu não curto livros de horror, na verdade apenas o nome dele já me repeliu, hahaha, temos gostos bem diferentes, não fiquei com vontade ler esse livro :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria, eu ainda não conhecia o autor, mas parece que ele era muito bom *--* Os contos desse livro parece ter sidos bem escritos e do jeito que eu gosto então espero poder ler algo dele em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Val, tudo bem?
    Não conhecia o autor mas fiquei curiosa para ler o livro, que por sinal tem um título bem inusitado!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Como não é meu gênero favorito não leria.
    A capa me leva pra longe da leitura, medrosa mesmo
    Sou uma menina de romances :p

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Estou adorando suas indicações de livros de terror, rsrs.
    Então, adorei a sua resenha, o conto O Solitário foi o que mais me chamou a intenção, mas todos aparentam ser bons.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.