Confraternização da Roda de Leitura - 1 ano [Bruxos e Bruxas]

Venho aqui hoje falar para vocês sobre a última roda de leitura realizada aqui em minha cidade. Dessa vez, a Roda foi diferenciada das anteriores, por se tratar da edição de um ano do evento. Conseguimos o espaço da Escola Herculano Bandeira de Melo, no centro de Paudalho, e houve uma confraternização após a discussão sobre a série Bruxos e Bruxas, de James Patterson...



Houve o Quiz, já familiar entre os participantes assíduos, depois fizemos um debate que rendeu muitas questões sobre política, mídia, maioridade penal, cotas raciais, homofobia, religiosidade, bem como vários assuntos que estão em pauta nos últimos meses... Fizemos uma analogia de como a censura é tratada pelo governo nos livros e de como no nosso cotidiano somos atingidos pela liberdade [ou falta dela]de expressão que culmina em várias discussões nas Redes Sociais. 


Essa Roda foi prestigiada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, que estavam presentes a fim de registrar a atividade da roda de Leitura para um trabalho acadêmico sobre incentivo a leitura e 'contação de histórias'. Houve uma dinâmica bem divertida entre os presentes, que se encaixou de forma devida nessa pesquisa de campo dos dois estudantes. 

brindes sorteados/distribuídos na Roda de Leitura...

Volta e meia fazíamos alguns sorteios de brindes ao longo da tarde, e várias pessoas foram contempladas com livros, ecobag, revistas e afins. Glenda também confeccionou alguns mimos, como chaveiro e garrafinhas, bem como o diário de Bruxos e Bruxas. Ela é bem criativa pra essas coisas... 


Ao fim dos debates e brincadeiras, tivemos de fato nossa confraternização, foi bem divertido, prazeroso e instrutivo, em suma, uma tarde maravilhosa ao lado de pessoas legais, de várias faixas de idade... 



Uma surpresa no fim do evento foi o convite que nós, membros da organização, fizemos à Glenda, para que ela se juntasse ao time, devido ao apoio e dedicação que ela vem dando à roda de uns meses pra cá. Reconhecendo sua ajuda, claro que a convidamos para ingressar conosco nesse projeto, e ela aceitou surpresa, bem como os demais participantes, que ficaram felizes com a novidade... 


confraternização tem que ter comida, né? 

Gostaria de agradecer à diretora da Escola Herculano Bandeira, Linda - por ter cedido o espaço para nosso encontro, a Guilherme Filippone, da Editora Record, por ter cedido um kit com ecobag e marcadores para sortear no evento. Quero agradecer também à Lilian, do blog Poesia na Alma e a Editora Valentina, que enviou vários livretos e marcadores distribuídos aos participantes. À Carolina Valeriano, por ter doado quatro livros para serem sorteados. à equipe do Dose Literária, por sempre me ajudar com a divulgação nas Redes Sociais, à minha professora Kalina, que também cedeu vários exemplares para sorteio. Em suma, a todas as pessoas que acreditam nesse Projeto e colaboram da maneira que podem para que ele sempre aconteça todos os meses. E começamos assim uma segunda fase, rumo aos dois anos de Roda de Leitura. Em nome da organização, muito obrigada...

Glenda, Carlinhos, Danilo, Nathy e eu...


E já temos o livro a ser discutido na próxima roda, que será no dia 19/07/2015 - Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Para mais detalhes, visite o evento no Facebook ou a página da roda... Até mais, e que venha a próxima Roda de Leitura...

15 comentários:

  1. Que bom que a roda está sendo um sucesso! Pode contar comigo sempre que precisar! E ótima escolha para a próxima roda! Parabéns e continue o excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Oba, orgulho e preconceito eu tenho, parei na metade de razão e sensibilidade pq a bolsa tava pesando e eu estava nos últimos meses de gravidez (a minha edição é um 3 em 1 da Jane, além de orgulho, tem razão e sensibilidade e persuasão) e acabei nunca terminando o coitado mesmo depois que o bebê nasceu, embora já tenha começado e terminando um monte de outras coisas. XD

    ResponderExcluir
  3. Val e todos os outros organizadores da Roda de Leitura, PARABÉNS pelo 1 ano de 'rodas'!
    Acho a iniciativa o máximo e fiquei feliz em saber que a Roda foi tema até de trabalho acadêmico, pois o projeto é muito bom e a cada edição mais pessoas participam, pelo menos é o que as fotos sempre nos mostram <3

    Que venha o próximo ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada parabéns pelo projeto, queria que aqui na minha cidade também tivesse um assim, mas as vezes lê sinto sozinha no mundo literário aqui. Adorei seu post.

    Beijinhos

    umavidaliteraria1.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  5. poxa que legal o projeto ^^ espero que continue um sucesso.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. poxa que legal o projeto ^^ espero que continue um sucesso.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Talvez eu me mude de Pernambuco Val, caso aconteça, deixarei uns livros pra ti.
    Sempre confiei no seu trabalho e sei que ele ainda vai mudar a vida de muitos e muitos jovens.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Waaaa, que gostoso!!! Adorei saber sobre o encontro e parece ter sido muito agradável. Literatura e coxinha… Hmmmm, a combinação é irresistível! Achei legal vocês conversarem sobre censura e outras questões. Espero que nunca faltem encontros como esse entre os leitores.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha eu acho muito legal esses eventos, porque além de conversar sobre o que mais gostamos que são os livros, podemos também trocar ideias e fazer novas amizades. Eu não tenho oportunidade de fazer parte disso, porque na minha cidade não tem nada assim. Mas seria bem legal se tivesse. Até pensava em organizar algo do tipo, mas eu acho bastante complicado sabe? Mas enfim...Espero ter a oportunidade um dia de poder participar assim como vc =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-sublime.html

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Gente, que bacana! Bem que podia acontecer um desses na minha cidade, mas duvido que teria bastante gente participando *~* sou doida para participar de uma roda assim...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria, sua linda, tudo bem
    Você me emocionou com esse projeto. Vocês não falam só de livros que é minha paixão, vocês interagem debatendo sobre assuntos sociais, políticos e econômicos. Deveria tem um desses dentro de cada escola, deveriam ser projetos incentivados pelas escolas, é muito importante o jovem discutir e entender tudo o que está ao seu redor.
    Se fosse em minha cidade eu participaria de todos.
    Eu tenho uma coluna mensal que divulga eventos, me marque no face, ou envie um e-mail para mim todo mês que eu divulgo.
    Meu perfil no face: https://www.facebook.com/cila.leitoravoraz
    Meu e-mail: euqueroumcantinhodaletura@gmail.com

    beijinho.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu sempre adoro esses grupos de leitura, infelizmente aqui na minha cidade não costuma a ter essas coisas, mas desejo todo o sucesso para a sua roda de leitura :)

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que evento bacana! Eu ainda não li esse livro, mas achei fantástico ter um número bom de leitores que busca a intertextualidade desse livro com a realidade em uma confraternização bem legal.

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite!

    Achei muito, muito,muito bacana o evento, ainda mais por ser duradouro. Parabéns por esse ano e que venham muitos anos e seja sempre maravilhoso!

    Gostaria de participar de uma dessa, mas desconheço sobre a existência de alguma em minha cidade.

    Adorei! Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Esses eventos são bem bacanas.
    Falar de livros, seja ele de qualquer gênero é bom.
    Adorei ver tantos jovens juntos.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.