Elevador 16 - As crônicas dos mortos [Semana Especial Halloween]

Dando continuidade a essa semana especial de Halloween, resolvi trazer uma resenha do livro Elevador 16, do autor Rodrigo de Oliveira, publicado pela Faro Editorial. Trata-se de um conto 'spin-off' da série As crônicas dos mortos, que ainda não tive a oportunidade de ler e graças a Elevador, já coloquei em minha lista e próximas leituras...

A escrita de Rodrigo é instigante e a cada página, eu me senti aflita querendo descobrir o próximo passo do que acontecia na empresa onde Mariana trabalhava... Um ano antes, um planeta havia sido descoberto pelos cientistas, em rota de colisão com a Terra. Depois do pânico geral, descobriram que ele não iria se chocar com o planeta, e no ano seguinte à sua aparição, naquele sábado de julho de 2018, toda a vida na Terra iria mudar... 

Mariana se descobre grávida de seu namorado Raul, mas o relacionamento de ambos está aos trancos e barrancos. Eles trabalham na mesma empresa e se encontram no momento pagando hora extra num sábado, junto com o resto da equipe de trabalho. Depois de discutirem, ao descobrir a gravidez da namorada, Raul resolve ir almoçar com alguns funcionários. Se encontram novamente no elevador, que vai em direção ao térreo com 16 pessoas, incluindo duas amigas de Mariana - Joana e Mayara... De repente, as luzes se apagam, pessoas desmaiam [10 delas], inclusive Raul... Ao despertarem, o caos se instaura e é preciso lutar por suas vidas... 

Num ritmo frenético, Rodrigo consegue inserir o leitor dentro da história. As descrições são bem realistas, e é praticamente um filme que passa em sua cabeça ao ler as 60 páginas que compõem a obra... Me senti com o coração aos pulos durante a breve e alucinante leitura... Algumas coisas não ficam muito explicadas, mas tratando-se de um cenário apocalíptico zumbi, não há muita coisa a ser compreendida quando se precisa unicamente sobreviver... Acredito que mais da situação pode ser explicada nos demais livros da série. E pelo que me informei, não há problemas em ler esse conto sem ter lido os volumes anteriores, dá pra se situar tranquilamente no enredo... 

Com relação à diagramação, foi minha estreia com a Faro Editorial e certamente vou querer conhecer outros títulos de seu catálogo. Houve todo um cuidado com a estética do livro, que já surpreende pela capa. Em suma, é uma leitura para aqueles apaixonados por histórias de zumbis, e para aqueles que nunca leram nada do gênero, é uma excelente maneira de adentrar nesse universo...


10 comentários:

  1. Gente! Se fosse pela capa eu não iria ler, sério ahsuahsuahsuas
    Mas a história é boa.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Valéria, toda vez que vejo essa capa me dá um leve embrulho no estômago.
    É uma leitura que sei que não faria, mas até acho a história bem elaborada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não tinha prestado atenção na história. Pela sua resenha, o livro é do jeito que eu gosto.
    Também ainda não li nada da Faro Editorial. Acho que vou iniciar por esse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. AMEI sua resenha, flor! Eu quero muito ler essa série e, claro, vou começar por Elevador 16 para ter uma noção da narrativa do autor e também porque já possuo o e-book. Tenho certeza de que vou amar, porque curto muito o tema apocalipse zumbi.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Se fosse pela capa eu acho que nao iria ler mas depois da sua resenha eu fiquei muito interessada nesse livro

    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria Valéria!
    Embora, eu até leia o gênero, com todo o respeito, este é um livro que não me interessou.
    Acho que esta capa me perturbou...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria
    Nunca li livros de terror, acredito que minha imaginação é muito fértil pra isso, mas vou anotar a dica, vai que um dia crio coragem!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?!

    Eu sempre via esse livro na livraria e NUNCA tive vontade de lê-lo. Julguei pela capa, sabe?! Depois da resenha, fiquei curiosa para ver de perto como a narrativa do autor é. Dica anotada! Não sabia que se tratava de um spin off...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  9. OIe!!
    Bom, já vi várias resenhas sobre esse livro e é sempre amor e ódio. Eu sou doida pra ler o livro mesmo assim, então sou suspeita pra falar hahahaha Quero muito conhecer a história e a escrita do autor.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou com o livro 1 e 2 na lista de compras, porque já tenho esse e o 3, e estou morrendo de vontade de começar porque muitos indicam a série como uma das melhores de terror nacional.
    Espero que eu possa gostar dessa série ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.