12 meses de Poe: Revelação Mesmeriana

Estamos no quinto mês do Desafio 12 meses de Poe e o conto da vez é o Revelação Mesmeriana. Foi publicado pela primeira vez em 1845 e logo no início temos uma pequena descrição do termo Mesmeriano. Seria algo parecido com a hipnose que conhecemos nos dias atuais... 

Mais uma vez o narrador [de nome desconhecido] nos apresenta o Mesmerismo e o Sr. Vankirk, que é um de seus pacientes em que ele usa a técnica já há um bom tempo... Então somos presenteados com um diálogo entre o Sr. Vankirk e nosso narrador, em que este questiona o paciente sobre temas como Morte, Deus e a vida...


O diálogo entre os personagens é denso e certamente a leitura deste conto levanta várias reflexões ao leitor, principalmente no que compete ao que sabemos ou ousamos conjecturar sobre a espiritualidade e a morte... Por vezes, o Sr. Vanvirk se perde em seus pensamentos e não é apenas o narrador que nos passa a sensação de falar sozinho... É como se o paciente falasse consigo mesmo durante a conversa com o outro personagem...

Confesso que nunca tinha lido esse conto antes, e ele me foi o mais complexo até o momento. Não espere terror ou suspense, embora ainda possua um leve teor soturno, típico da escrita de Edgar Allan Poe... O final é impactante e certamente irá surpreender o leitor...

Enfim, espero que tenham curtido a postagem... O conto de junho é O enterro Prematuro, e trata-se de uma releitura para mim... Beijos e até a próxima... 


14 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Conheço as obras de Edgar Allan Poe, e muitos acreditam encontrar nelas, terror, e nem sempre é assim, existe quase sempre suspense, porém, aquele pavor, isso nem sempre ocorre. Já li contos muitos mais assombrosos que os Poe. Ainda assim a leitura vale a pena, sempre muito bem escrita. Gostei do seu post, parabéns!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiii Maria, como vai?
    Realmente eu adorei as postagens e acho incrível esse projeto de 12 meses lendo as obras desse autor, como já sabe, ainda não tive oportunidade de ler nenhum e adorei esse que escolheste da vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. É a segunda vez que vejo alguém indicando o Poe só hoje e tô começando a me sentir mal por nunca ter lido nada dele rsrs
    Vou procurar agora mesmo o Revelação Mesmeriana para ler.

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  4. Oi, você acredita que nunca li nada do Poe? Sinto até vergonha disso, mas nunca li nem um conto dele, mas espero mudar isso em breve. Gostei da proposta de ler um conto dele por mês e vou se ainda leio esse ano, quem sabe no mês do horror. Gostei do conto e sempre que puder, vou visitar o blog para conhecer seus contos e sua escrita.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. oi, tudo bem?
    gosto muito dos escritos de Poe, e geralmente nos chocam no final,rs. Eu não conhecia esse, mas só pelo tom das reflexões entre paciente e narrador, já dá pra perceber que não precisa do terror e suspense para ser denso e complexo. Fiquei curiosa agora
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Adoro vir ao seu blog, sempre leio algo de um livro interessante e cheio do que eu mais gosto.
    Eu não li nenhum livro completo do Poe, mas estou lendo o Histórias Extraordinárias e ele está me cativando muito com tudo o que eu estava esperando ao iniciar a leitura.
    Gostei muito deste projeto de 12 meses de um escrito, vou ver se ano que vem eu adoto isso também, se me permitir (:
    Abraço e bons contos!

    ResponderExcluir
  7. Adoro Poe, é um dos meus autores preferidos. Acho esse desafio o máximo porque, embora Poe seja um dos maiores autores da literatura universal, nem todos o conhecem, e essa é uma oportunidade para que mais pessoas se interessem por suas obras. Os textos dele são fantásticos, com o perdão do trocadilho.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler o trabalho do Poe. Estou vendo umas séries na internet sobre ele e é realmente bom.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nunca li nada do Poe, mas tenho vontade de fazê-lo, e esse livro me despertou curiosidade, quero saber qual é esse final impactante, haha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria, eu quero em breve fazer algum projeto de leitura do autor também, apesar deste ter sido dos que você resenho o conto que menos chamou minha atenção ainda sim curti a proposta do enredo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Manina, percebi que essa leitura não foi fácil, isso não quer dizer que você não tenha gostado ou aproveitados, mas que a leitura requereu mais atenção e reflexão. Adoro quando isso acontece.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal o post, nunca li nada do autor ainda mas a curiosidade é bem grande, espero conseguir em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Estou super ansiosa com o conto de junho, Val! Vou postar sua resenha no blog/página. Beijos!

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdepoe

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu tenho certeza que não li esse conto, mas a história dele não me é estranha... Será que tem algum filme, ou um daqueles estilo "contos da cripta" dele? Fiquei encafifada que já vi em algum lugar...

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.