#LendoSandman Um jogo de você [6º arco]

Estou de volta para mais uma etapa do Desafio #LendoSandman e trago para vocês as impressões que tive com o sexto arco do projeto...

Em Um jogo de você, reencontramos Barbie, personagem que apareceu pela primeira vez no arco A Casa de bonecas, que volta a sonhar depois de dois anos sem conseguir fazer isso. Ela mora num apartamento e recebe a visita de  sua amiga Wanda. Logo elas saem num passeio pela cidade e Barbie começa a ver coisas sem explicação lógica... De volta a seu lar, uma de suas vizinhas aparece à porta pedindo conselhos, pois - apesar de ser lésbica - está grávida. 




Barbie se entrega ao sono, e sonha... Não só ela, mas as vizinhas começam a ter pesadelos que tem relação com seus medos mais profundos... Existe uma ligação entre Barbie e os sonhos de suas amigas? Uma delas parece saber algo a mais que as outras... Um homem é morto, pássaros parecem controlar o sono das garotas e a chave para compreender o que acontece está em posse de Barbie, envolvida numa espécie de coma... Com magia de sangue, elas buscam respostas...

Barbie acaba indo parar no mundo mágico que havia em seus sonhos e descobre que está sendo perseguida por uma entidade chamada Cuco... Nesse mundo criado em sua mente, percebemos referências a clássicos como O mágico de Oz, O senhor dos anéis e O sobrinho do Mago. É como se o mundo que ela criou para se refugiar de sua triste realidade fosse uma colcha de retalhos dos livros que ela lia quando criança... 


Há a aparição de Thessaly, uma das últimas bruxas da Tessália, na pele de uma das vizinhas de Barbie. Ela será peça fundamental para o desenvolvimento desse arco... A aparição de Morpheus é breve em alguns momentos, e temos de brinde a Morte, já nas cenas finais do quadrinho... Mas de que forma se dá essa aparição dela, seria estragar o prazer da leitura contar a vocês...

Referências a cultura pop nunca faltam nas obras de Neil Gaiman, é possível identificar algumas músicas de artistas conhecidos como Lou Reed, Velvet Underground e Creedence Clearwater Revival... Há também uma importante critica sobre a identidade de gênero representada por uma das personagens amigas de Barbie... Personagens de outros arcos são citados, artefatos poderosos tem seu papel na trama e que servem de elo entre a Terra dos Sonhos e a protagonista... Por vários momentos, a Fantasia mescla-se com o mundo real, confundido a cabeça de Barbie... O desfecho se dá de forma cinza e triste, trazendo à tona o julgamento das pessoas que não entendem e não respeitam pessoas que fogem do 'lugar-comum' e que escolheram viver com o gênero que mais se identificam, mesmo que sejam renegados pelos familiares por isso... É certo que a personagem Wanda e seus medos/escolhas foi a minha preferida...

"Todo mundo tem um mundo secreto dentro de si. Todo mundo. Todas as pessoas do mundo inteiro. Não importam o quanto sejam chatas ou sem graça por fora... por dentro, todas elas tem mundos inimagináveis, magníficos, maravilhosos, estúpidos, fantásticos... não apenas um mundo. Centenas deles. Milhares talvez... Não é uma ideia estranha?"

Um jogo de você compreende as edições  32 a 37 de Sandman. O próximo arco a ser discutido nesse projeto de leitura é o Convergência... Até a próxima postagem e espero que tenham gostado do post... Beijos...


18 comentários:

  1. Oi Maria, tudo bem? Gostei bastante do seu post sim. Acho legal sobre as referencias a cultura pop, ainda mais vindo de Neil Gaiman. Bom, como estou por fora das outras edições, acho interessante conferir mais informações sobre cada um deles.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não gosto esse gênero mas fiquei curiosa com essa obra. Parece ser uma leitura intensa e pelas fotos que você postou, as ilustrações também seguem assim. Gostei de conhecer e espero poder ler algum dia.

    ResponderExcluir
  3. Nunc ali nada do Neil Gayman e ainda não me interessei de verdade por nada dele. Achei as ilustrações bem adultas, o que de certa forma, segmenta um pouco o publico alvo do autor. Passarei a dica para os amigos que gostam deste tipo de leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia a obra e nunca nem li nada do Neil Gaiman, fiquei interessada em saber sobre as edições anteriores, vou procurar. Infelizmente, não seria o tipo de leitura que eu faria, mas achei sua opinião bem concreta, especialmente sobre conter uma crise de identidade de gênero, um tema bem petulante para nossa sociedade atualmente.
    Beijos!
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria,
    Achei seu post muito legal. Tenho um amigo que ama Sadman, então, ele irá amar seu post. Já li uma obra do autor, mas acho que não chega a ser tão grandioso como Sadman é.
    Particularmente não tenho vontade de ler, mas alguns pontos me agradaram, não posso negar, por exemplo, a referência a cultura Pop, no livro que li não senti isso, não sei se por falta de atenção rs.
    Parabéns pelo post.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Além de não conhecer, confesso que não me sinto atraída pelo gênero. Mas o seu post ficou tão legal, mas tão legal que acabou atraindo minha atenção para alguns pontos. Não garanto que irei ler, porem, a semente foi plantada rs Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Ainda não conhecia essa HQ, mas confesso que ela não me interessou não. Não curti muito a história, me parece um pouco macabra...haha' não curto. Mas parece que você gostou da leitura, então fico feliz :) Cheguei a ler um livro do Neil, mas não curti muito.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do Neil Gaiman, mas tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dele.
    Achei esse quadrinho bem interessante, mas acho que seria melhor para mim procurar saber mais sobre os outros e começar pelo primeiro.
    Achei a história bem macabra e assustadora e isso foi o que mais me chamou atenção nele.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Ynossa que história mais psicodélica, eu fiquei vem curiosa com leitura pois gosto de histórias assim que nos assombram. Eu ainda não conhecia o autor e vou acompanhar aqui a continuação desse projeto.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi muitos elogios a Sandman mas nem sei direito do que li e gostei da proposta dessa loucuras que ocorrem nesse arco, e achei interessante algo que se tornou referência na cultura pop referenciar tantos elementos da mesma. Com certeza é uma leitura que darei chance um dia!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de me dar medo esse gênero, achei o enredo magnifico, a trama de pesadelos vividos pela Barbie e suas amigas é de extrema curiosidade já que me intrigou com tudo a respeito do livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Nunca li nada do Neil Gaiman, muito menos Sandman, mas já vi esse projeto sendo feito por várias pessoas e me sinto deslocada, pois parece ser o tipo de leitura que eu gostaria. Gostei muito de saber que ele consegue trazer referências à cultura pop já que eu fico feliz quando consigo entender, rs. Além disso, adorei saber que ele conseguiu trazer uma importante discussão para a sua obra como a identidade de gênero.

    Enfim, seu post ficou ótimo! Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive vontade de ler Sandman, mas nunca soube como iniciar, e quando procurei para comprar não tinha mais alguns volumes, então desisti. Pena não saber ler em inglês, senão faria que nem você, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm não sei ler em inglês, tanto que a HQ tá em português... só usei a imagem do post para ilustrar, mas estou lendo em português...

      Excluir
  14. Oi,
    Nunca li nada do Neyl, na verdade nunca havia lido nada a respeito, só conheço o autor de nome, nem sequer sabia direito do que se tratava sua linha de publicação, mas agora que tive um vislumbre considerável através do seu post, é certo que quero saber e conhecer mais. Gostei bastante da proposta dessa obra, vou tentar encontrar algo para ver o que acho da escrita e das abordagens do autor.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu estou meio confusa na historia rsrs, eu ainda não conhecia essas HQs, mas pelo que vi do seu post, elas parecem ser incríveis. Eu pude perceber que você gostou muito da leitura, e que é em ingles! Eu estou querendo treinar o meu ingles, e acredito que esses quadrinhos seriam ótimos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sabe que eu morro de vontade de ler essas HQ's do autor? eu li um livro dele e amei, imagina quando eu pegar esses quadrinhos maravilhosos para ler! Pela sua resenha parece ser exatamente o tipo de obra que eu quero e procuro, estou bem ansiosa e curiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.