Bowie: a Biografia, por Wendy Leigh... [#MLI2016]


Após alguns dias de molho, consegui concluir a leitura de mais um título da Maratona Literária de Inverno. Em 08 de janeiro desse ano, acordei com aquela vontade de ouvir a voz do aniversariante do dia. E Let's dance abriu a playlist... Dias depois eu chorava, pouco mais de sete da manhã, ainda incrédula com a notícia. David Bowie havia partido, exatos três dias após seu aniversário de 69 anos...

Tive o prazer de receber a biografia escrita por Wendy Leigh, publicada pela Editora Best-Seller, do Grupo Editorial Record. E graças a essa publicação, pude conhecer um pouco mais do homem que por muitos anos povoou minhas listas de música e que me embalava nas viagens ao passado dos anos 80, quando ainda na infância, já ouvia sua voz na rádio... 



 A figura enigmática, andrógina e de roupas chamativas nasceu na Inglaterra, não teve o afeto devido de sua mãe, levou um soco que ocasionou um problema permanente deixando um olho com a cor diferente do outro, manteve um casamento aberto onde orgias aconteciam em sua mansão, teve um filho que praticamente não teve contato nos primeiros anos pois vivia em turnês pelo mundo, conheceu e conviveu com gente famosa, se frustrou, foi lesado financeiramente, dormiu com mulheres, homens, transexuais, se drogou, atuou, ditou moda... Viveu por anos assombrado com a esquizofrenia que se manifestava em membros de sua família, inclusive de um meio-irmão, que por anos viveu numa espécie de sanatório e aos 47 anos, em 1985, deitou num trilho de trem e esperou a morte instantes depois...


Confesso que pouco sabia da vida conturbada do artista, e apesar de gostar de sua figura, me atentava apenas às músicas, sem me aprofundar em sua vida por trás dos bastidores, e de como atuava a frente deles... Bowie, antes de se transformar num mito do rock, era um homem. Foi um rapaz reservado e gentil, e foi ainda um garotinho de sorriso doce, que já dava passos mostrando a que veio no mundo artístico, pelo brilho que trazia em sua personalidade em formação...

A bela edição da Best-Seller inclui algumas imagens de sua infância e carreira, com algumas mulheres importantes de sua vida pessoal e profissional. Ao longo dos anos, Bowie passou por uma fase de amadurecimento, depois de todo o glamour que a fama lhe trouxe... Ao conhecer Iman, sua esposa até o fim da vida, ele deixa o David Jones renascer das cinzas, como uma fênix... Com ela teve uma filha, Alexandria... O livro é repleto de declarações de pessoas próximas ao artista, que conviveram com o melhor e o pior do homem por trás do Starman... Mas algo que muitas dessas pessoas falam em comum sobre Bowie é o quão cavalheiro ele era, bem como generoso... 

A título de curiosidade, é uma excelente leitura. Para os fãs, um presente, assim como foi o último álbum deixado por ele ao mundo - Blackstar. Assim como o clipe Lazarus, em que ele se despede caminhando em direção a morte liberdade...





Postagem relacionada:


12 comentários:

  1. Bela resenha, deu para ver sua animação com a obra, pela que não me atraia tanto nem o gênero nem o assunto tratado, mas realmente ficou bem legal a forma como expôs o livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tua resenha foi bem construtiva sobre a imagem de Bowie. Fiz um trabalho sobre na época de escola, mas não me tocou. Não sou muito de Ler biografias, a única que li e amei foi a da editora novo conceito: Bom dia Sr. Mandela.

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Eu não gosto muito de biografias, por isso esse seria um livro que eu não leria. Mas a história do Bowie parece ser bem interessante e esse seria um livro perfeito para fãs dele.
    Sua resenha está ótima!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Confesso que quando fiquei sabendo da morte do Bowie a primeira coisa que eu pensei foi "quem é esse ser?", e agora me arrependo, pois vejo que ele foi um grande icone e inspiração para muitas pessoas.
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Como é bom ler algo e até saber mais sobre algum artista que gostamos né! Parece ser uma leitura excelente para os fãs de David Bowie.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Foi uma grande perda e até hoje não consigo acreditar.
    Fico feliz que você pode conhecer um pouco mais sobre esse ídolo.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii Maria, como vai?
    Sou uma grande fã desse cantor e confesso que após a sua partida fiquei horrorizada e triste na maioria dos momentos, eu com toda certeza quero comprar esse livro, ele desperta muito meu interesse e além do mais é uma grande lembrança dele.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Nossa, tudo isso em uma vida!
    Não conhecia nada do Bowie, a não ser as musicas e to vendo que ele era bem perturbado mesmo.
    Nao devo ler essa biografia, nao faz mto o meu gosto de leitura, mas achei interessante pelo que li aqui.
    Muito bom post.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Valéria, não sou de ler biografias, elas não me empolgam.
    Confesso que nada sabia sobre o cantor.
    O livro com certeza agradará quem gosta dele e de biografias, pois ajuda a aprender mais sobre ele.
    As fotos ajudam muito.

    ResponderExcluir
  10. Olá Valéria tudo bem, eu não curto biografia, mas David é dos artistas musicais que curto muito, o que me deixou curiosa é saber como foi a vida dele diante de tantas polemicas, e como ele lidou com isso. Pessoas excêntricas assim, tente a chamar atenção por sua coragem em demonstrar isso de forma artística. bjkas

    ResponderExcluir
  11. eu gosto do bowie e gosto de biografias mas não sei se leria porque ele não é um artista que sou mega fã e tals.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, mas não é o livro que eu leria. Apesar de ter uma premissa interessante, ele sempre foi rodeado de polêmica e o lado bom/ruim de ser famoso.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.