╬† 13 melhores Contos de Vampiros da Literatura universal ╬†

Finalizei a leitura do livro 13 dos melhores contos de Vampiros da Literatura Universal, compilados por Flávio Moreira da Costa e publicado pela Ediouro com um misto de tristeza por ter que me despedir de histórias tão intrincadas e envolventes dos seres que povoam meus sonhos e imaginário desde tempos remotos de minha infância... Desde criança sou fascinada por tais criaturas e os contos escolhidos para compor esse livro carregam a verdadeira essência do que os vampiros são na minha visão... 


De autores contemporâneos como Anne Rice aos mais clássicos como Sheridan Le Fannu e Montague Rhodes James, as histórias encontradas aqui trazem em comum um elemento de narrativa rica em detalhes que assombra o leitor e nos permite visualizar cada nuance de cena, como num filme de horror clássico dos anos 1930. 


O conto que dá abertura ao livro é de um autor anônimo, sabe-se que alemão, que conta a história que serviu de modelo para outros que surgiram depois, inclusive o famoso Dracula, de Bram Stoker. Há um conto do autor na antologia, intitulado O hóspede de Drácula, que na verdade é um capítulo 
pertencente ao original Dracula mas que acabou sendo descartado da edição final, mas que pode ser lido independente da obra máxima do autor...


Temos um conto moderno com ares de ficção científica do autor Richard Matheson, intitulado Eu sou a lenda, que deu origem a versões cinematográficas, sobre um homem que luta para sobreviver em meio ao caos de uma cidade [ou mundo inteiro] repleto de criaturas sedentas de sangue humano, e o personagem provavelmente é o último ser vivo de que se tem notícia... 

Carmilla é um clássico que mereceu uma resenha à parte aqui no blog. Para mais detalhes, clique aqui. Os contos presentes no livro foram escritos em períodos diferentes e em lugares variados, e incrivelmente possuem certa unidade cultural. O macabro aliado ao bizarro e assustador se fazem presentes, numa mescla de passagens horripilantes, sedutoras e convidativas. A sexualidade envolvente, o requinte com ares de decadência e os amores que desafiam as leis mortais são elementos-chave para a construção de tais narrativas. 


Os vampiros nos causam repulsa, fascínio e paixão por seus mistérios e encantos diabólicos. E um verdadeiro banquete de tais sensações perturbadoras nos saúdam neste livro...


13 comentários:

  1. Oi Maria que resenha e livro maravilhosos menina, eu fiquei apaixonada e bem surpresa porque não conhecia a obra, sou fascinada por vampiros desde que me conheço por gente hahaah então sei que esse livro seria uma ótima pedida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que legal, eu nunca li contos de vampiros (na verdade só essas histórias modernas, mas nem conta né) e por ser da literatura clássica deve ter alguns que da até um medinho. Acho que cheguei a ler sua resenha de Carmilla e lembro que a leitura me pareceu interessante.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro e esses contos parecem ser muito legais para quem gosta de vampiros. Eu estou um pouco saturada, mas já ouvi o audiobook de Carmilla, achei bem interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de contos, de terror é ainda melhor porque não é preciso de muito enrolação para explicar mistérios nem nada. Confesso que achei a capa feia, mas as histórias parecem fascinantes.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. eu adoro historias de vampiros acho fascinante,adorei seu post parabens

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já conferi algumas antologias do autor e ele é muito bom nas escolhas dos contos para compor a obra, sendo assim, acredito que essa antologia sobre vampiros seja mesmo sensacional, ainda mais ao ler seus comentários sobre alguns dos textos presentes nela. Preciso dessa antologia!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sou fascinada por vampiros, por isso a obra me chamou bastante a atenção. Acredito que a composição dos contos, os autores e a obra como um todo contribuem para que seja uma ótima leitura.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Preciso urgentemente ler mais livros de terror, porque os que li eu ameii demais. Adoro contos e esse aí já entrou pra lista de desejados. Seu blog é lindo. Amei o post.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, ando bem afastada deste gênero, quase não ando lendo. Conheço todos os contos citados e são muito bons.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas ainda bem que trouxeste opinião!! :)

    A capa não me cativou mas fiquei curioso com todos esses contos, especialmente o do Drácula, que funciona como um "extra" na sua historia.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu amo terror mas nunca fui fã de vampiros não sei bem porque, porem o livro parece ser bem legal e atraente então com certeza daria uma chance até pq curto bastante contos, dica anotada

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Val, adorei o compilado de contos, pois dá para ter visões diferentes dos vampiros a partir de cada autor. Não sou muito de ler o gênero, mas acho a concepção desses seres incrível!!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria!
    Não sou muito de ler livros de terror, mas d vez enquando eu fio com vontade e acabo lendo esses contos, são ótimas dicas para quem curte ou quer começar a curtir! Gostei de conhecer um pouco sobre!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.