Uma história no Afeganistão contada por um fotógrafo francês...

O fotógrafo - Uma história no Afeganistão é uma HQ publicada pela Editora Conrad e que num misto de ilustrações e fotografia, mostra o relato do fotógrafo francês Didier Lefèvre, que passou um tempo acompanhando uma equipe do Médicos sem Fronteiras pelas regiões áridas do Afeganistão, no ano de 1986. 


A experiência de Lefèvre foi de tal modo intensa que ele decidiu compartilhar com o mundo as fotografias tiradas ao longo do percurso, agregadas ao texto e desenho de Emmanuel Guibert e as cores e diagramação de Frédéric Lemercier. O fotógrafo desvela ao leitor um cenário de pobreza extrema, guerra e caos, onde os civis tentam se proteger dos ataques soviéticos. 

O diferencial que a obra nos traz, dividida em três volumes, é a visão distante do maniqueísmo que a mídia nos 'empurra goela abaixo', fugindo por completo do modo tradicional de se fazer o jornalismo de áreas de conflito. Ao longo das pouco mais de 80 páginas do primeiro volume, visualizamos os diálogos, costumes, cotidiano e expressões fortes e sofridas das pessoas com quem Didier conviveu, bem como o trabalho de tratar os doentes que encontravam pelo caminho e as agruras de sobreviver em ambiente tão inóspito e que ao mesmo tempo, carrega uma singular beleza natural.

As fotografias são bem expressivas e registraram cenas marcantes da expedição, momentos tensos de perigo e olhos de passantes desprovidos de esperança... Infelizmente ainda não possuo os dois livros seguintes mas trarei ambos aqui assim que tiver oportunidade. O fotógrafo nos revela uma cultura tão antiga e oposta a do Ocidente, que nos parece tão distante mas ainda assim, consegue despertar um fascínio perturbador em quem se aventura por suas páginas.


7 comentários:

  1. Parece uma obra linda, mas eu não leria pois meu coração não aguenta ver tanta tristeza e sofrimento. :(
    Mesmo assim a acho essencial para abrir nossos olhos para a realidade ao nosso redor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caracas deve ser bem tenso, fiquei curioso, valeu a dica !

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Parece ser um livro muito diferente e perturbador! Mas achei muito interessante e fiquei curiosa para saber mais dos outros dois livros. Assim que puder vem falar deles pra gente mesmo, vou adorar saber mais. Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa deve ser muito lindo, uma mistura de fotos, imagens e texto, que de quebra ainda se interessa não relatar um fato histórico, a independência do Afeganistão, mas mostrar a cultura daquele povo, já quero para mim *_*

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que tivesse colocado no post imagens do miolo do livro, pois parece ser incrível. Me incomoda muito está mania de tentar contar ape nas uma lado da história. Fiquei muito curiosa e vou procurar para ver este livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante curiosa para ler! Gostaria que tivesse mais imagens, seria ótimo saber mais sobre o livro!

    ResponderExcluir
  7. Oiiii flor, tudo bem??
    Fiquei muito curiosa para ver esse livro!! Você bem que poderia ter postado algumas fotos dele para nos dar um gostinho né? KKKKKK
    Me interessei muito por esse livro, vou procurar saber mais sobre ele!
    Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.