Memória de minhas putas tristes - Gabriel García Márquez

"No ano dos meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."

Eis a premissa que dá inicio a essa deliciosa e envolvente leitura do grande escritor colombiano Gabriel García Márquez. Memória de minhas putas tristes é um relato delicado, por vezes divertido de um narrador no auge de sua velhice, que resolve se aventurar com uma desconhecida, a fim de se presentear com sexo no aniversário de noventa anos. Mas algo inusitado acontece e ao ver a garota dormindo na cama fica com receio de acordá-la, e acaba por se apaixonar por ela...

Ao longo da narrativa, vamos acompanhando a trajetória desse 'romance' e o cotidiano do protagonista, que mesmo em idade tão avançada, possui um espírito jovem e por vezes impetuoso. Cronista de um jornal, sua vida foi regada a sexo e prazeres, e a essa altura da vida acaba por descobrir o amor.

Ao conhecer Delgadina, ele se dá conta que dormir ao lado de quem se ama sem necessariamente ter contato sexual pode lhe trazer consolo e felicidade. Memória de  minhas putas tristes nos coloca em reflexão acerca do que é ser velho. Envelhecer não é um problema para o protagonista, ele mostra que a vida não acabou quando alcançamos a 'terceira idade.' Enquanto se respira, ainda há muito a se aproveitar da vida...

Ele descobriu novos significados que valeram por uma vida inteira antes de conhecer a adolescente adormecida num quarto de bordel. O livro é uma ode à existência e ao amor. Depois de anos desperdiçados em festas e fugindo de amores, deitando com prostitutas que ele poderia descartar no momento seguinte, Delgadina lhe traz um sentido para continuar vivendo.

A escrita poderosa de Gabo é fluída e cativante. Capítulo por capítulo, somos surpreendidos com um sentimento de torcida para que haja a consumação do amor que abrasa o coração do velho jornalista. O amor que ele passa a nutrir pela adolescente é a 'cereja do bolo' de sua vida. Ele redescobre o amor por si mesmo, pelo vigor que a idade avançada não lhe tirou e nos envolve com a ternura que despeja sobre o corpo nu e entorpecido de Delgadina...

Memória de minhas putas tristes é encanto, é a escrita de Gabriel refinada e com sabor de sonho e céu azul... é o amor, puro e simplesmente possível de acontecer em momentos de nossa jornada que já não julgávamos possível... e ele vem, e brota. nos torna vivos novamente...



13 comentários:

  1. Uau, adorei o visual do seu blog. Quanto a resenha, eu amei, de verdade. A premissa do livro é bem diferente e nunca li nada desse autor, mas já estou disposta a ler. ❤
    Bjos, Bia!

    ResponderExcluir
  2. Que resenha maravilhosa Maria, eu gosto muito do Gabriel e esse livro sempre deu o que falar, por causa do título, na faculdade sempre tiveram grandes curiosidades, quero muito ler e te acho linda sorrindo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que resenha incrível! Fiquei com muita vontade de ler o livro haha Adorei o seu blog :)

    ResponderExcluir
  4. Eita, como tenho vontade de ler alguma obra do autor, pena nunca conseguir um livro.
    Amei a premissa do livro, o fato do protagonista descobrir o amor nos auges dos seus 90 anos.
    Dica super anotada, espero ler. Gostei muito da resenha.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, me assustei com o título do livro, confesso, kkkk. Contudo, adorei a resenha e fiquei curiosa pra ler a obra! ;)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler algo desse autor, já que muita gente elogia suas obras. Mas tem que ser num momento em que eu esteja preparada, já que não é meu estilo de leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A resenha demonstra que a leitura é muito rica de detalhes e bem envolvente. Não conheço a escrita do autor mas me agradaria em ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, confesso que comecei a rir logo no início da sua resenha quando soube que a história era da paixão de um idoso pela garota de programas que ele contratou para seu aniversário...Já me ganhou ali.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    O título chama bastante a atenção e me deixou bem curiosa para realizar a leitura. Não li nada do autor ainda, mas seu estilo de escrita parece ser bem envolvente. Gostei muito da sua resenha e anotei a dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tudo bem?
    Já li outra resenha desse livro e gostei muito do que encontrei. A princípio, pelo título, eu não gostaria de ler, sabe? Mas as resenhas têm me convencido, principalmente, porque o livro parece ser muito bem escrito.
    Imagino como deve ser torcer por essa consumação e espero que eu tenha a oportunidade de fazer a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda. Estou louca para começar ler Gabo, e ganhei um livro dele e comprei mais um " Cem anos de solidão", e com sua resenha agora coloquei mais este na minha lista. haha. Quero para já. O blog está muito legal. <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá, já ouvi muito sobre a obra e tenho muita curiosidade de conferir também. Parabéns pela resenha incrível.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Que resenha linda e tocante. Que pena que ainda não li nada do autor, mas espero mudar isso em breve. Não conhecia esta obra dele, porém suas palavras foram bem esclarecedoras! Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.