A beleza na Antologia poética de Lêdo Ivo...

"Ao amor, como ao banho
deve-se ir nu."

Lêdo Ivo é um dos grandes nomes da poesia alagoana e com seus versos impregnados de melancolia traça uma verdadeira ode ao amor. Em sua Antologia Poética, organizada por Walmir Ayala e publicada pela Editora Nova Fronteira, conhecemos um pouco da incrível obra do homem que foi crítico, poeta, ensaísta e romancista. 


Com inspirações que vão de Rilke a Rimbaud, a densidade dos seus versos se revela com um lirismo que beira o palpável, e que mescla-se de maneira homogênea à uma ordem estrutural metódica, aliando com esmero o harmônico e o caótico. 

"Seja o amor como o tempo - não se gaste
e, se gasto, renasça, noite clara
que acolhe a treva, e é clara novamente."

Lêdo nasceu em Maceió - capital alagoana - no ano de 1924. Estreou na literatura vinte anos depois, com o livro As imaginações, bastante elogiado pela crítica da época. Eleito para ocupar um lugar na Academia Brasileira de Letras e formado em Direito pela Faculdade Nacional, Lêdo viajou pelo mundo apresentando sua obra, chegando a ganhar prêmios nacionais e tendo parte de suas publicações lançadas e traduzidas em outros países. 

Antologia Poética tem um quê de luz em meio a melancolia sombria de seus poemas. Lêdo é um dos poetas que mais exprimem a essência dos anos 1940 na literatura moderna nacional, e além do amor, sua obra também abarca a contemplação a Deus, a beleza do cotidiano e ao sonho. 


Ler o verso de Ivo me fez entender o verdadeiro sentido da plenitude na poesia. Um encanto.  
A singela beleza do deixar-se eternizar... 


"Muda-se a noite em dia porque existes,
Feminina e total entre os meus braços,
como dois mundos gêmeos num só astro."

9 comentários:

  1. Oi, Maria.
    =)

    Eu não conhecia o poeta, é a primeira vez que leio algo dele. E foi de sucesso pelo que vejo, né? Fiquei curioso é vou buscar mais sobre ele.

    Parabéns pelas palavras na resenha, escreve muito bem.

    Um bj.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de já ter ouvido falar do autor, nunca li nada dele. Adorei a ideia da Nova Fronteira lançar uma antologia de poesias. Amo poesias e tenho achado tão difícil encontrar poesias boas, intensas e que mexam com a gente.
    Adorei os trechos que você colocou aqui. Depois irei procurar essa indicação.
    Parabéns pelo post, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. O que é a vida sem poesia, não é?
    Acaba que lemos muito os clássicos eternizados e esquecemos que existem poetas na atualidade que são incríveis.
    É a primeira vez que ouço falar desse poeta, obrigada por nos mostrar, Maria Valéria.
    Abç,
    Karen Andrade
    https://capitulo1web.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Não acredito como eu nunca li a poesia dele!!! E esse seu texto deixou-me com imensa vontade de ler. Agora, se possível... rs
    Já me foi recomendada, e muito bem, a escrita dele. Cheguei a ler um ou outro poema, e sempre me prometia: vou lê-lo logo! Mas fui adiando, adiando, adiando... até hoje!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. oii,
    eu não conhecia o autor, Olha, eu tenho que confessar que fiquei bastante curiosa agora, pois adoro POESIA, AMO!, Obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Também eu não conhecia o poeta. Gostei muito de ler o seu post, pois fiquei interessada de conhecer um pouco mais sobre ele. Belo post!

    ResponderExcluir
  7. O nome dele não me é estranho, bem provável que eu já tenha passado por algum poema dele... parece uma poesia bem crua, daquelas que vamos digerindo aos poucos e avaliando o quanto de cada verso que condiz com nossa vida, bem sensível

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia o autor, mas percebi que sua obra apresenta características marcantes e interessantes. Toda essa melancolia me interessa bastante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria!!
    Eu sabia que conhecia o nome, mas não estava me lembrando de onde. Então fui procurar pelo nome dele no Google e lembrei que minha tinha o livro O Canário Azul. Eu nunca li, mas vou até procurar se minha mãe ainda tem o livro.
    Obrigada pela dica.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.