Escritos em verbal de ave, de Manoel de Barros

A poesia se despedia de Manoel de Barros em 13 de novembro de 2014. Mas seus versos se imortalizaram devido ao seu talento em nos contar histórias. Escritos em verbal de ave é uma obra singular, que trata com lirismo sobre um tema delicado e triste: a morte. 




Bernardo é uma criança, já conhecida dos leitores de Manoel em outros de seus textos. Mas nessa obra em questão, estamos a nos despedir do menino Bernardo. De maneira sutil e poética, a criança se vai para sempre. Impossível não sentir um oco no peito a cada frase do livro, que se esvai como a vida rumo ao seu fim...

"Deixamos Bernardo de manhã
em sua sepultura
De tarde o deserto já estava em nós."

Publicado pela Editora Leya, o livro possui uma diagramação e formatos peculiares. Apesar de ser um texto breve, de apenas 14 páginas, nos presenteia com aforismos e ilustrações que parecem nos levar a adentrar num sonho. Conhecemos a alma de Bernardo, de Manoel e encontramos a nossa própria entre os delírios do livro...

"Pedaço de mosca no chão:
meu abandono!"

Escritos em verbal de ave toca, comove, enternece, embriaga. É a voz de Manoel nos saudando 'do outro lado', despedindo-se junto com o entardecer que presenciamos dia após dia...



20 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Me parece ser um livro realmente muito emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas parece ser uma obra muito bonita e tocante. Adorei a postagem e a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Caramba, parece ser um livro triste e lindo, o tipo de combinação que encanta. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Que demais Maria, realmente parece ser um livro bem envolvente, ainda mais sendo do Manoel, adorei as suas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Conheço poucas coisas do autor, mas sei seu valor e prestigio no meio literário. O pouco que podemos apreciar do livro já se nota o quão profunda a obra é. Anoto a dica e espero em breve ler algo do autor.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como não amar o homem da palavra-passarinho?Impossível. tem uns curtas sobre as poesias dele que é de fazer choras, preciso desse livro, só tenho, vergonhosamente, um livro físico do autor, mas as obras dele raramente encontro com preço que caiba em meu orçamento.

    ResponderExcluir
  7. Oiieee

    Apesar de ser um livro curto, parece ser uma história bastante emotiva, que mexe com o leitor.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, ainda não conhecia a obra, parece um livro sensível e tocante. É muito bom quando somos encantados em poucas páginas.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse não é meu estilo de leitura, então é uma dica que vou passar, pois sair da zona de conforto para algo tão distante me assusta. Entretanto, não tenho dúvidas o que você disse sobre a obra: ela deve trazer muitos sentimentos e sensações incríveis.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia a obra, mas me pareceu realmente tocante. A temática já é delicada e parece ter sido tratada com muita sensibilidade.
    Confesso que não sei se leria, por ser bastante diferente do meu estilo de leitura.
    Mas vou deixar a dica anotada, quem sabe em outro momento né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Não costumo muito ler este gênero mas fiquei muito interessada pelo tema que o livro aborda.
    Parabéns pelo blog
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Não conhecia parece um livro bonito, mas infelizmente não me chamou muita atenção a ponto de querer adquiri-lo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Mesmo sendo uma obra tão curtinha vale ressaltar a carga emocional que pude sentir com seu breve relato.
    Certamente gostaria de conhecer essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Acho que não existe palavras para definir a arte de Manoel de Barros. Amo O livro das ignorãças. Esse eu não tenho, mas agora lendo sua resenha descobrir que preciso urgente.

    ResponderExcluir
  15. Oii! Parece ser uma obra tocante e reflexiva. O livro possui poucas páginas, mas acho que são suficientes para emocionar o leitor. Adorei essa edição, vou anotar a sua dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não conhecia o livro, mas percebi a importância de cada palavra escrita. Realmente a mensagem é forte... obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Não conhecia este livro. Mesmo não fazendo muito o meu estilo de leitura, confesso que fiquei com vontade de conhecer mais a fundo a obra, me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  18. Parece uma história tão triste, mas que vale a pena ser lida e por ser curtinho, vou tentar ler antes do ano acabar.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Nunca li nada do autor e confesso que não é muito meu estilo, mas, às vezes é bom ler coisas diferentes, sair da zona de conforto sabe. Espero ler esse livro um dia.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Este livro parece tão triste e ao mesmo tempo tão pessoal. Com toda certeza deve transmitir bem a mensagem e a reflexão.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.