Uma história de Kafka em versão quadrinhos - Na colônia penal

Na colônia penal em quadrinhos se trata de uma adaptação da novela de mesmo nome escrita por Franz Kafka em 1919. Publicado pelo selo da Companhia das Letras Quadrinhos na Cia - possui roteiro de Sylvain Ricard e é ricamente ilustrado por Maël, ambos franceses. 


O enredo é sobre um viajante que durante uma visita a uma colônia penal se depara com um método de sentença e execução através de uma máquina, que escreve no corpo do condenado a sua sentença, com agulhas lhe perfurando a carne até a sua morte depois de várias horas. Chocado com as descrições de funcionamento da máquina, o protagonista se vê ainda mais abismado com o entusiasmo com que o oficial fala sobre a máquina e a maneira de julgamento e punição do preso.

Possuidora de uma narrativa intensa, apesar de se tratar de um texto adaptado para quadrinhos, podemos perceber nele uma crítica cruel sobre a sociedade do sadismo, da falta de humanidade e regojizo no sofrimento alheio. Logo, o leitor se vê consternado com o preso que, na HQ, aparentemente não cometeu crime que levasse a esse tipo de condenação brutal. 


A Justiça entra em xeque em meio a narrativa. A que ponto o ser Humano é capaz de julgar e sentenciar um outro indivíduo a sofrimentos indizíveis pelo fato de se achar superior a moral e bons costumes? A convicção do oficial em se achar apto a prescrever o julgamento e fazer justiça beira a megalomania. 

O traço de Maël é bastante expressivo e em algumas sequências os diálogos são dispensáveis. O próprio desenho conduz o leitor pela história, deixando-nos perturbados perante a perfidez e frieza humana. Em dado momento, o oficial, buscando a aprovação do visitante da colônia chega a se lastimar pelo fato de não haver platéia para o que ele julga ser um verdadeiro espetáculo de entretenimento: o sofrimento até a morte do marginalizado. O personagem, inclusive, desconhece seu destino nefasto até o momento em que é posto na máquina e ele passa a compreender seu funcionamento. A "Justiça" não lhe deu chances de defesa, conhecimento de causa ou qualquer outro elemento que lhe dê oportunidade de dar a conhecer o seu lado na história.



Em suma, Na colônia penal de Franz Kafka é um verdadeiro mergulho na covardia e indiferença do Homem, e que levanta questionamentos acerca do filosófico, psicológico e social. Uma bela obra-prima, impactante e que certamente vai tirar o leitor de sua zona de conforto...

16 comentários:

  1. ei, que maneiro seu blog, eu nunca havia visitado ele, aliás, eu nem sabia que tu tinha um. gostei pakas, é sombrio rsrs. eu tenho um sobre livros e hqs, mas eu parei eu acho que não levo muito jeito então desanimei , mas olha
    https://anarkialiteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    já que contem ilustrações e fica algo mais chamativo então fiquei curiosa e as ilustrações parecem muito boas e prendem mais além de se tornar algo que prende mais, gostei bastante da ideia e vou anotar a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Kafka (sobretudo Metamorfose, Um médico de Aldeia e Diante da Lei) e adoro quadrinhos. Então pode ser uma combinação perfeita! Mas, mesmo assim, fico meio preocupado. Às vezes acho esse tipo de adaptação meio desrespeitosa com o autor e com sua obra. Mas, que bom q tu leu e achou impactante! Torço para termos um Kafka à altura! Abç.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria,
    tinha uma experiência ruim com Kafka no tempo da escola. Mas fiquei interessada por essa versão em quadrinhos, quem sabe não dou uma nova chance e gosto dessa história?
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa série de releituras quadrinísticas de clássicos da literatura. Esse eu ainda não li, nem o livro, nem a hq, mas com certeza está na minha lista.

    Eu já fiquei abismado só com a descrição da máquina. Imagina, ver de perto.

    ResponderExcluir
  6. Kafka é um dos autores que sei que se tornará um dos meus favoritos, quero ler tudo dele pois acho as críticas que ele faz muito válidas, além de ter uma escrita muito admirável. Espero conhecer esses quadrinhos também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, não tinha visto este livro ainda e fiquei bem animada pela leitura. Adorei o traço dos desenhos e o enredo me chamou ainda mais atenção.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Hey!
    Eu não conhecia a obra, mas logo percebi que é o estilo de leitura que eu gosto. O fato de ser uma adaptação em quadrinhos me deixou com muito mais vontade de ler, vou pesquisar sobre a obra para incluir na wishlist.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conheço nada do Kafka mas certamente ele traz questionamentos bem interessantes sobre o indivíduo.
    Pra reflexão e debates essa é uma otima dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante dos elementos que compõem a obra. Gosto dessa crítica que trazem através dos quadrinhos, pois ela consegue ser mais profunda e leve ao mesmo tempo. Os desenhos também são maravilhosos e bem expressivos. Já quero essa obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o que fizeram com esse livro relançando em forma de quadrinhos acho melhor para ler. Parabéns pelo seu artigo.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Amei o livro em forma de quadrinho, apesar de não ser adepta a livros assim, amei e vou ler. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu não conhecia essa HQ, mas pelos seus comentários ela trás uma reflexão bem bacana com lustrações bem trabalhadas *-* Sem duvida pretendo lê-la.

    ResponderExcluir
  14. Bem sinistro esse blog hein... Gostei muito do livro, sou fã de quadrinhos e mais ainda de clássicos. Vontade imensa de ler esse e também o título original, vou acrescentar na minha lista. Valeu a dica!

    Nara Dias

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu não sabia da existência desse livro, mas fiquei bastante interessada por se tratar de quadrinhos. Creio que seja uma excelente opção para que haja melhor entendimento da obra original como um todo. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  16. Mais gentem '-' adorei *o* #quero, tu crês que nunca li kafka? seria bom começa com quadrinhos.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.