[+18] Bórgia - Sangue para o Papa


Publicada em quatro volumes pela Editora Conrad, a série Bórgia foi criada pelo aclamado quadrinista italiano Milo Manara, roteirizada por Alejandro Jaborowsky, um dos artistas mais conhecidos mundialmente. 

Bórgia nos conta a história do papa Rodrigo Bórgia e da relação com seus filhos, envolvendo incesto, tramas políticas, manipulação dentro do Clero, messianismo, luxúria e peste negra. Estamos no período Renascentista. Rodrigo, Lucrécia e César se perpetuaram na história da Igreja devido aos escândalos envolvendo seus nomes, além das orgias que orquestravam. Ouro, poder e lascívia formam a tríade divinizada dessa família. 


No primeiro volume, Sangue para o papa, conhecemos a infância de Lucrécia e seus irmãos, a ascensão de Rodrigo ao posto de Papa após a morte de Inocêncio VIII, intrigas, assassinatos, vinganças e compras de votos dos cardeais, a não-santidade que se esconde atrás da cortina de hipocrisia do Vaticano, num cenário romano em que a peste vitima a população, seja pobre ou rica, e o sexo permeia o ambiente, aliado ao caos e a miséria dos plebeus.


O traço de Milo Manara nos brinda com ilustrações fortes, violentas e requintadas que vão de pênis decepados a cenas de lesbianismo num convento. Banquetes finos sendo servidos e casas sendo pilhadas, fanáticos que gritam nas ruas e confrontos mortais em nome de santidades. Bórgia é uma obra-prima, uma biografia não-autorizada que cobre um dos períodos mais impressionantes da História. 

Certamente os leitores mais tradicionais podem se escandalizar pela crueza dos traços de Manara, além do roteiro de Jodorowsky, que por si só deixaria os mais puritanos com um misto de repugnância e asco. Aos desprovidos de tais tradições e sensíveis a arte, Bórgia é indispensável. Daquelas leituras que excitam ao revolver o estômago...

9 comentários:

  1. Olá!
    Uau! Parece um livro perturbador e bem polemico. Tinha visto essa capa alguns meses atrás, mas não havia me aprofundado na historia, até ler sua resenha. Reforço...Perturbador.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu tenho curiosidade de ler algo sobre os Bórgia, porque lembro que comecei a assistir uma série sobre eles (protagonizada pelo Jeremy Irons, se não estou enganada). Não terminei de ver a série, mas fiquei curiosa para saber mais.
    No entanto, apesar de ter achado o traço dessa HQ bonito, eu não tenho muita paciência para ler quadrinhos. Por esse motivo, vou passar a dica dessa vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante esse tipo de quadrinho, realmente choca num primeiro momento, mas com certeza para quem admira o trabalho, é algo muito bem feito.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Falou em Jodorowsky, já fiquei interessada. Adoro o trabalho dele e sou bem curiosa quanto a história dos Bórgias. Não costumo ler graphic novels, mas vou colocar essa na minha wishlist. Parece ser realmente boa.

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Parece algo super polêmico e bem louco, não sei se leria a graphic por agora, mas em algum momento eu daria sim uma chance.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Nunca tinha ouvido falar dessa serie, mas pela sua resenha esse livro é bem polêmico e por isso mesmo fiquei curiosa para ler,mesmo tendo fotos e cenas fortes.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Lembro que teve uma série sobre mas não lembro a história. Gostei do que escreveu e como escreveu. Me atraiu, mas ainda não entrará em minha lista. Porém, é uma ótima recomendação.

    ResponderExcluir
  8. Nossa me parece um livro bastante polêmico devido os assuntos abordados.
    Eu gosto de ler livros com essa temática. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu não conhecia a obra. Mas realmente amei a dica e a resenha muito bem escrita.
    Parece ser o tipo de livro que nos tira da zona de conforto, além de ser uma boa fonte de conhecimento, e as ilustrações estão realmente foda.
    Beijos.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.