Contos plausíveis - a poética crua de Carlos Drummond...

Contos plausíveis reúne mais de cem historietas contadas pelo grande Carlos Drummond de Andrade, que narram situações do cotidiano com toques de fantástico. Com uma escrita carregada de metáforas, Drummond consegue tecer críticas pertinentes à sociedade de seu tempo, e que - apesar de terem sido escritas décadas atrás, ainda se fazem vivas e atuais em nossa época. 
Não espere total coerência nas mini-tramas que trazem personagens diversos, crus e reais. A cada conto, a sensação que fica no leitor é de um redemoinho de melancolia, confusão e reflexão. É quase palpável a sensibilidade utilizada pelo autor para construir narrativas que beiram o complexo, mas que trazem a simplicidade em sua linguagem. 



Consegui essa obra no sebo que frequento na cidade vizinha, e afirmo que foi um verdadeiro achado. Os contos podem ser lidos aleatoriamente, sorvidos aos poucos, lidos de uma vez mas em qualquer situação é certo o impacto que a leitura pode causar ao leitor... Drummond nos presenteia com um despretensioso jogo de palavras que [des]concerta, [des]conecta do real e imprime leveza-dureza em nosso íntimo. 


14 comentários:

  1. Oi Valéria, tudo bem? Gosto de ler livros de contos independentes entre si. Confesso que faz muito tempo que não leio um livro no Drummond. Gostei muito da sua dica, despertou em mim a vontade de ler um livro desse autor tão renomado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu adooooro livros de contos, principalmente quando os contos são bons meeesmo. Não conhecia este livro ainda, mas parece ser realmente incrível. Ótima dica!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros de contos, e esse eu ainda não conhecia! Adorei a dica <3

    ResponderExcluir
  4. eu li esse livro no segundo semestee da faculdade, ja faz um bom tempo e lembro que o analisamos bem a fundo
    drummond era um verdadeiro artista

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Carlos Drummond de Andrade tinha esse dom de nos fazer sentir melancólicos e reflexivos após ler os contos dele. Ainda não li mas tenho muita vontade. Adorei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Faz seculos que li algo de Carlos Drumond de Andrade, mas esta obra em particular eu nunca tinha lido, achei interessante a ideia de vários contos e que tenho certeza contem muitas criticas implícitas porque é uma característica do autor. Vou anotar a dica e ler quando tiver uma oportunidade.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. A escrita de Drummond é atemporal, e por conta disso, sempre será atual, não importa a época em que foi escrita ou lida. Não conhecia este livro, mas deve está ótimo
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Carlos Drummond de Andrade é um excelente escritor.Última vez que li algo dele foi no colégio haha,tenho que pegar mais clássicos.
    As leituras dele são bem melancólicas e as vezes impactante,não sabia desse livro parece bem interessante.
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  9. Adoro contos que trazem um enredo completo e incrivel, acho que Carlos Drummond domina bem essa arte. ainda não li este mas espero poder em breve <3

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca parei para ler uma obra completa do Drummond, mas tenho muita vontade. Achei muito bacana esse livro e acho que o mágico de obras nesse estilo é poder ler de forma aleatória, sem seguir um padrão e se ver preso.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Nunca li nada de Drummond e esse livro de contos parece-me uma ótima oportunidade para iniciar. Dica anotada!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Que leitura incrível, considerando o autor já é uma leitura certeira. Drummond como você mesma mencionou sabe fazer um jogo de palavras e conduzir o leitor a ter uma ótima experiência literária. Fiquei interessada nessa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiii

    A gente acha bastante coisa interessante em sebos mesmo, uma pena que na minha cidade não tenha muitos e os que tem são pequenos, com pouca coisa... Achei a leitura bem interesante, um livro de contos do Drummond é perfeito para quando queremos conhecer a escrita do autor, dá pra ter uma boa noção. Nunca li nada dele, mas tenho curiosidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Carlos Drummond de Andrade é um gênio. Gostei de tudo que li desse homem, tenho certeza que com estes contos não será diferente.
    Obg pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.