Os fragmentos de Fátima Quintas em Alfenins e Alfinetes

"As mãos, tão minhas, falam mais do que eu mesma."


Comprada na Bienal do Livro em outubro, Alfenins e Alfinetes é minha experiência de estreia com a autora, professora universitária e pesquisadora/coordenadora do Instituto de Tropicologia da Fundação Gilberto Freyre. Conheci Fátima Quintas por meio de uma amiga e posteriormente um amigo me mostrou uma crônica de jornal assinada por ela... Foi o estopim para que eu me adentrasse em seus escritos... 
Alfenins traz um título curioso e na verdade trata-se de um compilado de fragmentos da autora, discorrendo sobre temas diários de nosso cotidiano, com uma linguagem poética e sensível de se enxergar as coisas. Ela fala sobre o amor, a saudade, sobre o Recife [sua terra natal] e sobre o perdão. Vai do ócio à nudez com maestria. Do poder à pureza, com toques de racional. 

"Estou vazia. À espera dos exageros."

As frases soltas que compõem este livro nos dão uma pequena e significativa mostra do poder de escrita que Fátima possui. Impossível não se enxergar nos pequenos textos, nos devaneios bucólicos dela e não se permitir ir além das reentrâncias de seus versos. Os fragmentos de Fátima Quintas são como poesias cantadas, que fazem eco ao nosso interior e nos levam a viajar em pensamentos líricos...

Em suma, Alfenins e Alfinetes é uma excelente pedida para aqueles que desejam se familiarizar com sua escrita, e certamente irá agradar aos já familiarizados com seus textos... 

"Neste final de ano, não riscarei o menor detalhe da agenda antiga. Vou perseguir os mesmos tópicos, somando pedaços espalhados por aí afora, adicionando amigos ao meu bem-querer, insistindo nas buscas em que fracassei."

7 comentários:

  1. Oie Val! Adorei a indicação, dessa conterrânea :) adorou os trechos que você colocou aqui na resenha, despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  2. Oiie
    Adorei a indicação, adoro livros que falam sobre nosso cotidiano de maneira poética. Acredito que posso gostar bastante.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, realmente o título é bem curioso... Não li nada da autora, e pelo que você disse, o livro parece mesmo uma boa porta de entrada. Obrigada pela dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá flor, adorei a dica...ainda mais porque não conhecia a obra. Difícil encontrar indicações do gênero, por isso que gosto muito do blog, sempre saindo fora da caixinha...parabéns!


    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oie
    não conhecia o livro, parece ser bem diferente, interessante os seus comentários, não é o gênero que estou acostumada mas as vezes é legal arriscar

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia a escritora, mas fiquei curiosa para ler seus textos depois de tudo o que você disse a respeito dela. Confesso que o que me ganhou foi "Estou vazia. À espera dos exageros." Fiquei animada para conhecer sua escrita :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Val, nunca tinha ouvido falar da escritora, mas achei muito interessante o que você falou sobre os textos dela.
    Fiquei interessada na leitura.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.