A noite da espera, primeiro livro da trilogia O lugar mais sombrio, do manauense Milton Hatoum

Recentemente lançado pela Companhia das Letras,  o primeiro livro da trilogia O lugar mais sombrio, do escritor manauense Milton Hatoum é um romance de formação ambientado na época da Ditadura militar aqui no Brasil. A noite da espera é sobre os anos em que o personagem Martin passa a viver com o pai em Brasilia, após a separação deste com sua mãe, que havia deixado o casamento para viver um amor com um artista. 


O narrador nos relata suas memórias durante esse período, seus amores, o contexto político que fervia no país naqueles anos, bem como o envolvimento de seus amigos com a revolução anti-militarista. Conhecemos a vida de Martin pelo seu ponto de vista desde os anos de escola até o momento em que ele ingressa na faculdade. 

A Tribo de Brasília foi seu 'lar' por muito tempo durante os anos vividos na capital do cerrado. A  truculência que permeava o seu cotidiano, a angústia de estar distante da mãe e esperar por alguma carta sua e a falta de afeto e difícil convivência com seu pai são os principais motivos da desilusão vivida pelo protagonista. 

A escrita de Milton Hatoum é fluída e transcorre de maneira a envolver o leitor até o desfecho, que - por se tratar de uma trilogia - fica em aberto, com o costumeiro gancho para sua continuação... Martin vai viver em Paris e suas memórias são revolvidas a partir desse momento, enquanto o livro mescla passado e presente, além de situações contadas através de cartas de alguns de seus amigos... 
A noite da espera foi minha primeira experiência com a obra de Hatoum e certamente serviu como porta de entrada para suas outras publicações. Nota-se a incrível habilidade do autor em retratar os Anos de Chumbo em conjunto com os dramas adolescentes de um personagem que se sente perdido em meio ao caos da época - não apenas pela situação do país, mas em suas próprias revoluções pessoais...

Soco no estômago. Travo amargo. Engolir em seco' da literatura contemporânea brasileira... 

11 comentários:

  1. Oii Maria, senti-me completamente envolvida pela sua resenha e a obra indicada dessa vez, parece ser aquele tipo de livro que nos prende, ainda mais sendo sobre a ditadura, dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem amiga?

    A sua resenha ficou um espetáculo, eu não conhecia esse livro e fiquei super interessado na leitura de "A noite da espera". Essa parece ser uma leitura envolvente! Gostei da dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto uma Martin teve uma vida bem interessante. Não tinha visto ainda só não gostei de saber que será trilogia. Uma coisa que gostei e que gosto de um modo geral é esta mistura de passado e presente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que quando tenho uma certa preguiça do outro livro do autor, aquele Dois Imrãos. Não gostei da premissa e não tive paciência nem com a série. No entanto, ainda não conhecia esse livro e, lendo sua resenha, achei bem mais interessante. Fico feliz que você tenha gostado da leitura. Vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    que legal que a leitura valeu a pena, parece realmente muito surpreendente e forte, gostei da resenha e da dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Eu já conheço a escrita do Hatoun e gosto muito! Adoro romances de formação, pois eu entro na história. Gostei de saber mais sobre esse livro, lerei se tiver oportunidade!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler esse livro, tenho outro dele aqui em casa e ainda não concluí, mas o pouco que apreciei, a escrita do cara é formidável, simples assim.

    ResponderExcluir
  8. Hey, Maria!

    Eu ando bem curiosa sobre os livros do Milton Hatoum e já fiquei doida aqui com sua resenha. Com certeza eu vou ler essa trilogia!
    Já foi para os desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita curiosidade em ler algo do Milton Hatoum, mas a curiosidade partiu da minissérie que a Globo adaptando o livro Dois Irmãos. Tem muita crueza nos personagens, uma aspereza que acaba sendo bem vinda e faz a gente querer saber mais e mais da historia :)

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria, adoro acompanhar seu blog devido ao conteúdo diferenciado que você traz, eu ainda não tinha vosto nenhuma resenha dessa obra e gostei muito. Parece ser uma ótima leitura. Adorei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Acho que nunca tinha ouvido falar do autor, mas gostei do livro ser uma espécie de biografia. Antigamente eu fugia deste tipo de livro, mas hoje em dia percebi que há bons livros deste gênero.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.