Hipátia de Alexandria

Nascida em Alexandria por volta de 370 d.C., Hipátia foi uma matemática e filósofa, além de oradora, filha de um matemático e é considerada uma das mulheres mais importantes na História Antiga, uma das últimas intelectuais a trabalhar na famosa Biblioteca de Alexandria e que teve um fim trágico, devido a inveja e ganância de homens de sua época. 



Maria Dzielska fez uma interessante pesquisa acerca da vida de Hipátia, desde suas influências entre pessoas importantes da cidade até sua morte em 415 d. C. Hipátia ganhou a inimizade de grupos cristãos, embora convivesse em paz com alguns deles, devido a sua formação filosófica classificada como neoplatônica.

"a influência de Hipátia estendia-se a Constantinopla, à Síria e a Cirene. As suas amizades e influências entre funcionários imperiais e figuras da hierarquia da Igreja eram de molde a engendrar inquietações ansiosas entre os seguidores de Cirilo."

Ao longo de pouco mais de cem páginas, com notas explicativas ao final da edição, a autora desvela um panorama sobre a situação de Alexandria naquele período, bem como os ensinamentos passados aos seus discípulos, contextualizando o cenário político-religioso que culminaram em seu assassinato brutal.




Hipátia se dedicou à construção de astrolábios, escreveu comentários a obras clássicas gregas, e provavelmente chegou a conhecer a obra de Ptolomeu. Sua figura era vista como uma ameaça ao governo de Cirilo, bispo de Alexandria, que a enxergava como aliada do governador Orestes e passou a persegui-la, sendo responsável indiretamente por sua morte. 




"Cirilo deve ser considerado em grande medida responsável, ainda que consideremos que o assassinato  foi concebido e executado pelos parabolanos, sem o seu conhecimento. Porque é incontestável que foi ele o principal instigador da campanha difamatória contra Hipátia, fomentando o preconceito e a animosidade contra a filósofa, espalhando o medo perante as consequências das suas alegadas práticas de magia negra, tendo por fim encantar o prefeito, os fiéis da comunidade cristã e, por fim, toda a cidade."

Hipátia tinha uma forte ligação com seu pai, Teón, e em seu lar lhe foram passados ensinamentos e questionamentos acerca do desconhecido. Ela desenvolveu estudos sobre Álgebra, agia como 'conselheira' para estudiosos que a procuravam em busca de solução de problemas matemáticos e tinha conhecimentos na área de Astronomia.

É interessante salientar que a leitura dessa pesquisa realizada por Dzielska faz com que o leitor conheça mais a fundo sobre a vida dessa mulher que deixou sua marca registrada na História. A título de curiosidade ou para fins acadêmicos, é uma boa fonte de informações e descrições daquele período conturbado pelas disputas de poder e hegemonia religiosa, o atrito entre cristãos, judeus e pagãos e serve como objeto de reflexão sobre como a figura feminina  há muito já é vítima de uma sociedade misógina e patriarcal, apesar de Hipátia ter sido por muito tempo um indivíduo respeitado em seu meio, devido às suas contribuições em suas áreas de atuação. 

Existe um filme intitulado Agora que fala sobre a vida da matemática, com Rachel Weisz no papel de Hipátia.

14 comentários:

  1. Fico tão feliz quando descubro livros com histórias de mulheres que fizeram a diferença. Só é uma pena o fim trágico =/. Fiquei com vontade de ler e anotei essa dica *_*

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei sabendo dessa mulher esse ano num site feminista. Agora não me recordo qual. Fiquei realmente encantada. Uma pena que não seja tão reconhecida como merece ser. Numa sociedade dominada por homens, é claro que tendem a apagar a figura de mulheres como Hepátia. Vou procurar o filme para ver.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Amei essa resenha!! A história de Hipátia muito me interessa e fiquei muito feliz por ler seu texto, acredito que mais e mais pessoas precisam conhecer a vida e obra das mulheres incríveis que revolucionaram o mundo e Hipátia com certeza foi uma delas.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Maria tudo bem?
    Que demais essa resenha e indicação, eu já conhecia a história da Hipátia e fiquei encantada em saber que existe esse volume, adoraria ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Uma mulher tão marcante para a história e eu nem fazia ideia de sua existência. Gosto de livros assim por me agregar repertório e isso nunca é de mais em um mundo tão enclausurado nas informações e ideias dos outros.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia a história da Hipátia e fiquei meio ressentida por isso, já que procuro me aprofundar na história da mulher em todas as épocas que eu conseguir. Mas, em contra partida, fico feliz por ter descoberto agora. Afinal, antes tarde do que nunca, não é? Hahaha. Já estou colocando esse livro na lista de desejados e espero lê-lo em breve.
    Ótima dica!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Adorei o post, legal saber que ela pesquisou muito sobre as obras clássicas gregas, são muito boas.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  8. Conseguiu chamar minha atenção, a estória dela é algo novo pra mim, pois não se tem muito figuras das ciências que sejam mulheres, uma verdadeira guerreira. Uma pena seu final.

    ResponderExcluir
  9. Que leitura rica essa! Eu não conhecia o livro, mas gosto de livros que trazem muita história em suas páginas e adorei conhecer um pouco sobre ele aqui na tua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Pra falar a verdade, não tenho muita paciência com livros históricos, mas amo assistir filmes do gênero, então darei uma chance ao longa dessa vez ^^ Fiquei curiosa para saber o final trágico :(

    ResponderExcluir
  11. Amo conhecer mulheres importantes da história, fiquei muito interessada em conhecer mais sobre Hipátia, ela parece ser incrível.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia nada sobre a Hipátia, por isso fiquei bem animada com o seu post, acho que essa leitura seria algo bem interessante e que iria me agradar bastante, embora deva confessar que não é um gênero que leio com frequência. Enfim, gostei bastante da dica de leitura de hoje, vou marcar o nome do livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. olá
    É muito difícil ver resenhas do tipo, e adorei a indicação, ver o quão difícil foi a vida e morte dessas mulheres que somente após muito tempo de sua morte tem o seu devido valor apresentado. Dica anotada e repassada.
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria, não cheguei a ler nada tão completo assim em relação a Alexandria, mas sempre me senti atraída pela história. Gostei da dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.