Criaturas da Noite, de Neil Gaiman

Criaturas da noite é mais um belo trabalho de Neil Gaiman no universo dos quadrinhos que presenteia o leitor com duas histórias curtas que trazem gatos e corujas como animais enigmáticos e ares de sobrenatural.


A primeira história se chama O preço. Um homem apaixonado por gatos e que cuida dos bichanos que aparecem em sua porta, se depara com um Gato preto que logo se mostra dócil, mas que nos dias seguintes aparece todo machucado. Sem saber de onde o gato veio, o dono resolve colocá-lo no porão a fim de lhe tratar os ferimentos. Nesse ínterim, algumas coisas começam a 'desandar' em  sua vida,seja na familia ou em projetos profissionais. Quando ele tira o gato do porão e ele fica solto novamente no terreno da casa, mais uma vez ele aparece nas manhãs seguintes com feridas horrendas, e logo o protagonista descobre a ligação entre seus infortúnios e aquele animal de olhos esverdeados e pêlo negro...


A segunda história intitula-se A filha das corujas. Uma bebê recém-nascida é abandonada num velho convento depois de uma reunião das pessoas do vilarejo sobre o que deveriam fazer com ela, pois a criança foi considerada amaldiçoada. Os anos passam e a menina - ao contrário do que pensavam os moradores da aldeia -  conseguiu sobreviver e se torna uma bela adolescente, embora não tenha contato com seres humanos. É nesse ponto que a maldade humana vai a níveis absurdos e alguns caçadores resolvem se aproveitar da inocência da garota a fim de satisfazer seus desejos asquerosos... Algo inusitado acontece e a natureza da garota se mostra perceptível...


Além do roteiro bem trabalhado, encontramos traços belíssimos que fazem de Criaturas da noite uma excelente leitura com ares sombrios, característicos da obra de Neil Gaiman. Por trás de A filha das corujas, nos deparamos com uma inteligente crítica à hipocrisia religiosa, à moralidade e que culmina num desfecho poético e aterrorizante. O preço é uma ode à altivez e imponência felina, já admirada pelos antigos egípcios em tempos remotos. 

Criaturas da noite é uma excelente pedida para os apaixonados por gatos, corujas, seres fantásticos da noite e fábulas líricas. Apaixonante! 

9 comentários:

  1. Apaixonante é uma expressão perfeita para sintetizar essa obra! É um dos meus favoritos entre os livros de Neil Gaiman. Amei sua resenha <3 me deu vontade de reler, aliás estou com essa vontade desde que vi você falando dele no insta.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  2. Maria, tudo bem?

    Eu já li 2 livros de Neil Gaiman (Deuses americanos e Belas maldições) e já cheguei à conclusão de que ele não escreve pra mim. Eu não consigo gostar de seus livros, de seus personagens, da escrita, nada!
    Então já dei por encerradas as minhas tentativas e não tenho planos de ler mais nada dele, uma vez que sei que não vou gostar.
    Porém, devo dizer aqui que gostei muito das ilustrações do livro que você colocou no post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada do Neil e te confesso que fiquei de cara bem interessada diante de sua resenha, parece ser aquele tipo de livro que nos coloca à mistérios, ótima resenha e dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Depois de ter lido Belas Maldições, fiquei com ainda mais vontade de ler os livros do Neil Gaiman. Gosto muito da maneira como ele escreve, é algo único. Vou colocar esse na lista também.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem???
    Não conheço os autores indicados, somente o Neil Gailman mas realmente não sei se já li algo dele.
    Gostei muito das indicações, ótimo post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Apesar de não ter curtido tanto os traços eu leria pela história que parece ser bem interessante, principalmente a A filha das corujas.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Quando eu li gatos na mesma hora já gostei! hasuasuahsuahusahs!
    Eu não conhecia essa obra do Neil Gaiman, mas com certeza quero ler! Fábulas líricas escritas pelo autor, deve ser incrível mesmo!
    BJAUM

    ResponderExcluir
  8. Olá
    eu nunca li nada do autor, pois ao mesmo tempo que tenho curiosidade, não sou fã de fantasia, mas com certeza vou dar uma oportunidade, gostei da resenha, boa dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Tenho que confessar que esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, Mas gostei bastante da forma que você expôs o conteúdo do livro. Acho que eu acabaria não lendo por realmente não me interessar por livros assim, sou mais do romance romântico kkk.
    Bjs

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.