† Livros de horror com adaptações cinematográficas... †

Semana Especial de Halloween 2016 já está chegando ao fim e deixando aquele ar de saudades... Mas sempre haverão outros anos, e claro que vou continuar trazendo postagens que possam ser interessantes a vocês... é um deleite olhar minha estante, planejar, criar algo que seja um diferencial no conteúdo do blog... Espero ter agradado a alguém durante essa semana... 

Sem mais enrolação, trago uma lista de livros que viraram adaptação para o cinema. Um mais medonho e terrorífico que o outro, e certamente vocês já devem ter lido/visto ou ouvido falar de algun[s] deles... Bom frisar que não faço por ordem de preferência, impossível escolher o melhor...




A lenda do Cavaleiro sem cabeça já deu o ar de sua [des]graça por aqui. Escrito por Washington Irving entre 1819-1820. É um conto curto que fala de um cavaleiro que aparece em um vilarejo do condado de Nova York. Um forasteiro chamado Icabode Crane logo vai se deparar com a lenda que assombra o lugar...


A profecia, de David Seltzer também já foi resenhado aqui, e fala da criança que nasce com a marca 666, o número da besta. Seu nascimento foi previsto há exatos 2000 anos. Sua força maléfica se manifesta desde os poucos anos, parecendo atingir todos ao seu redor...


Henry James é conhecido por seu clássico A volta do Parafuso, obra que inspirou filmes como Os outros e Os inocentes. Se os filmes me deram arrepios, imaginem o que a leitura desse livro fez com o meu psicológico... Tem resenha dele aqui, para mais detalhes, visite o link...

Os Inocentes [1961]


A Editora Darkside Books lançou recentemente o livro Amityville, mas para os verdadeiros fãs do horror, esse título não passa despercebido. Foi publicado aqui no Brasil décadas atrás e estou curiosa pra conferir a nova roupagem, numa belíssima edição que a Caveirinha nos trouxe. Fala sobre a familia Lutz, que após 28 dias morando na 112 da Ocean Avenue, em Long Island, deixam a casa recém comprada com todos os seus pertences, expulsos por forças malignas que estavam causando transtornos ao casal e três crianças [além do cachorro]. A casa havia sido palco de um assassinato brutal um ano antes, quando Ronnie Defeo matou os pais e 4 irmãos com tiros de rifle, enquanto eles dormiam... Por muitos anos a história dos Lutz se sustentou como verídica... 

The Amityville Horror [1979]

E falando em Darkside, tenho algumas obras no Acervo que também viraram filmes... Psicose de Alfred Hitchcock é baseado no livro homônimo, escrito por Robert Bloch. Norman Bates é um solitário que vive com a mãe num hotel de beira de estrada, mas algo parece perturbar o rapaz... e pode não ser uma boa ideia cruzar seu caminho...

Psycho [1960]


A noite dos mortos vivos e A volta dos mortos vivos, de John Russo são o caminho inverso. As histórias se baseiam nos filmes de George Romero, considerados marcos iniciais em histórias de zumbis e afins... O gênero se popularizou graças às películas de Russo, é uma obra pra fã nenhum ficar em falta na estante...

Night of the Living Dead [1968]


Clive Barker teve seu romance adaptado e publicado pela Darkside em 2015. Hellraiser tem uma franquia de filmes trazendo o vilão Pinhead, líder dos Cenobitas, seita que vive em função do prazer extremo, aprisionados dentro do cubo de Lemarchand. Quem desativa o quebra-cabeças abre as portas que podem levar o indivíduo para outro universo, mas poucos estão dispostos a encarar esses prazeres... Frank abriu a caixa, Frank ainda paga o preço...

Hellraiser [1987]

Peter Benchley é autor de Tubarão, que ganhou sua versão em filme algum tempo depois... Ainda não fiz a releitura da obra, e pretendo fazê-lo a fim de resenhar aqui no blog... Imaginem ataques de tubarão ocorrendo em uma área de devaneio e turistas sendo atacados? E autoridades abafando o caso para não prejudicar o turismo do local? Eis a premissa dessa obra. Uma leitura imperdível e fora do usual...


O Exorcista foi um filme que me assombrou por anos... Até hoje  ele me dá arrepios. O livro em que o filme foi baseado foi uma leitura perturbadora e cheia de diálogos mordazes por parte de Reagan possuída... É outro livro que quero reler e resenhar... William Peter Blatty se baseou num caso real de exorcismo para escrever sua trama... A obra em que foi baseada - inclusive - também foi publicada pela Darkside... Gostaria de uma edição de O exorcista pela editora... Seria um sonho...


Por fim, mas não menos importante... Dracula, de Bram Stoker. Um romance epistolar que imortalizou o mito do Vampiro, figura amedrontadora que suga o sangue de suas vítimas e dorme num caixão. Deu origem a uma várias adaptações, mas por incrível que pareça a figura de Dracula que conhecemos nos filmes é ligeiramente diferente no livro... Mas  não irei expor tais diferenças a fim de não tirar o elemento surpresa dos leitores... É um romance espetacular, rico em descrições... 

Bela Lugosi no papel de Dracula [1931]

Bem, me contem nos comentários quais desses livros têm vontade de ler ou os que já leram... Vou adorar saber a opinião de vocês... Beijos nefastos a todos...


8 comentários:

  1. É claro que conheço muitos dos títulos que citou acima, mas infelizmente eu fujo desse gênero mais do que tudo. kkk
    Sou medrosa sempre falo isso, meus amigos vivem me desafiando a assistir mas não rola eu corro mesmo kkk, mas gostei da sua relação de livros e filmes parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu já assisti todos os citados e adoro, a um tempo que queria ler Psicose e matei a minha curiosidade e o livro me surpreendeu muito.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Já assisti Psicose, Hellraiser, Tubarão e o Exorcista, mas não li os livros sobre eles, mas pretendo ler em breve, tirando o livro Exorcista porque tenho interesse.
    Amei sua postagens, e daqueles posts que eu amo ler <3
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  4. Não passo nem perto desse tipo de filme. Só a menina flutuando ali eu já fiquei me borrando de medo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi ^^
    menina eu nunc li e nem vi drácula, no caso do tuberão eu só vi, mas sou cagona demais pra ler ahashu

    ResponderExcluir
  6. Eu amo filmes do gênero thriller e suspense. Lembro como se fosse hoje o meu medo em relação a lenda do cavaleiro. Hoje eu até assisto Sleep hollow sem medo.
    Postagem mais que recomendada!

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu adoro Psicose e quero muito ver a série Bates Motel, horror em amytiville tbm é super legal os filmes e to louca para ler, amo esse genero e adorei seu post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Todos os livros/filmes escolhidos são clássicos eternos, mas claro que alguns merecem destaque. Como Drácula que nos acompanha há um bom tempo, Amityville que tem um enredo forte e assustador. E para finalizar Exorcista, que merece todas as palmas tanto em sua forma literária como cinematográfica.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.