Nas sombras do Estado Islâmico, de Sophie Kasiki

Devorei em poucas horas o relato surpreendente de Sophie Kasiki, sobre sua breve e apavorante estadia na Síria, depois de ter sido enganada por três rapazes que ela conheceu na França, onde morava com sua família... 

Sophie nasceu no Congo e desde muito cedo perdeu seu pai e depois sua mãe... Sem compreender a morte, foi levada para a França, para ser criada por uma de suas irmãs mais velhas, mas desde que pôs os pés naquela casa, sabia que não pertencia aquele lugar, apesar dos esforços de sua irmã para que isso não acontecesse... Por oito longos anos, ela vivenciou o luto pela perda de sua mãe, que era seu alicerce na vida... Com isso veio a depressão que tomou conta dela durante boa parte de sua adolescência...

Quando ela finalmente sai da casa de Alice e encontra o homem com que se casa, Julien, ela sente que deve fazer algo para se sentir útil, e começa a trabalhar numa espécie de ONG, frequentada por crianças, jovens e mulheres árabes. O contato com essa comunidade fez com que despertasse nela um cuidado com as pessoas que se refugiavam na França e que haviam fugido da guerra que assolava a região... Havia também uma preocupação em fazer com que aquelas pessoas não sofressem com a segregação existente no país e que se integrassem aos programas do governo francês, para estimular o bom convívio deles com os franceses... Algumas famílias estavam ali há muitos anos, e seus filhos eram cidadãos franceses, mas as origens muçulmanas ainda constituíam barreiras na visão de alguns...

Em sua vida pessoa, tendo um filho pequeno [Hugo] e um casamento que a cada dia esfriava mais e mais, Sophie se viu envolvida com a história de três rapazes que em dado momento fugiram de casa e de suas famílias para se aliarem ao Estado Islâmico... Dando suporte às mães e irmãos, ela acabou se envolvendo mais com Mohammed, Idriss e Souleymane, se comunicando pela internet e logo veio um pedido/convite para que ela se juntasse a eles por algumas semanas, a fim de ajudar crianças de um hospital em Raca, na Síria. Ao longo dos meses, ela foi manipulada pelos três e via nessa viagem uma oportunidade de se fazer útil, e de dar um tempo no casamento, que estava em ruínas... Se converteu ao islamismo, planejou a viagem alegando que iria para a Turquia e finalmente embarca com seu filho de quatro anos, rumo ao desconhecido, confiando na palavra dos 'meninos' que viu crescer...

O problema é que ao chegar na Turquia e cruzar a fronteira, algumas coisas não passam despercebidas e ela percebe que a ideia da viagem pode vir a ter consequências não muito agradáveis... Ao longo dos dias, ela percebe que a sombra dos meninos que ela conviveu na França foi ofuscada por homens cada vez mais radicais em suas concepções religiosas e ela então descobre que está refém deles... A fim de salvar a sua vida e a de seu filho, ela vivencia horrores para fugir do país e voltar para sua casa... 

A escrita de Sophie não me fez cair em prantos, confesso, mas em momento algum consegui me desvencilhar de sua leitura... Me coloquei no lugar dela em vários momentos e não sei como ela teve forças para não agir de maneira impensada, pondo em risco sua vida e de Hugo... Hugo, por ser tão pequeno, parecia compreender o ar sufocante em volta, e cooperou com sua mãe todo o tempo, mostrando-se corajoso para tão pouca idade...

Através de sua experiência, conhecemos os motivos que a levaram a se juntar aos terroristas do Estado Islâmico, a forma como eles 'recrutam' pessoas que - ao se depararem com a real situação - por vezes é tarde demais para retornar... Ela queria dar sentido a monotonia de sua vida,, mas não fazia ideia do pesadelo que iria encontrar...

Em suma, é uma leitura angustiante, que nos põe em reflexão sobre as nossas interações sociais, em quem se deve [des]confiar e também a valorizar o que já temos, que pode ser insignificante numa visão simplista, mas se revelam essenciais nos momentos de privação e desespero... Nas sombras do Estado Islâmico é um relato poderoso, forte e acima de tudo, real...


27 comentários:

  1. Oi Valéria, tudo bem? Esse me parece um livro que eu adoraria ler. Confesso que sou bastante curiosa com o tema. Não, não penso em entrar no grupo kkkk, mas conhecer e tentar entender um pouco do pensamento do ISIS. Valeu pela dica.
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei poder conferir seus comentários a respeito e realmente gostaria de poder conferir também. Não tenho dúvida alguma de que deve ser uma leitura muito angustiante. Imagino que seja uma leitura fluida, pelo que pude perceber em sua resenha. Fiquei bem curiosa sobre o relato e sua profundidade. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Sou curiosa a respeito do estado islâmico sobretudo sobre o papel das mulheres nesse contexto. Esse livro parece ser bem marcante e isso é o que pretendo conseguir em breve conferir ao ler. Dica anotada

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria

    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro. Confesso que não consigo entender o que se passou na cabeça da mulher para ela ir pra esse lugar, de verdade, mas temos que ler pra saber, né?
    Não é muito meu tipo de livro, po isso passo a dica. Mas a resenha está ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu tenho muita curiosidade de ler essa obra, justamente e por essa angústia que dar em seus leitores rsrs. Livros que não coloca pra pensa no liga rdo próximo sempre me deixa fascinado. Ainda não peguei nada para ler que aborde esse tipo de assunto,mas pretendo mudar isso logo. Adorei ver suas considerações sobre a obra. E espero poder ler em breve. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que livro fascinante. Eu ainda não o conhecia mas livros como esse sempre me deixam interessada. Eu gostei muito de conhecer a história aqui no seu blog e ao final da sua resenha eu já me vi curiosa e tensa por alguns acontecimentos. Eu não sou de chorar facilmente durante a leitura, mas os livros me emocionam e me tocam sim, pode ser que eu não me acabe de chorar, mas pelo que eu vi aqui, a história vai me marcar de alguma maneira.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bem impressionada com este enredo e acho que seria uma leitura, que apesar de você ter dito que é angustiante, seria de grande valor, por conhecermos este tipo de história e por ampliar a nossa visão de uma problemática séria no mundo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria,
    Faz um tempo que deixei de ler livros com conteúdos tão realistas, pois acabava ficando muito angustiada e depois seguia aquela ressaca literária. Bom saber que você gostou da leitura, sua resenha ficou ótima! Anotei a dica, é sempre bom ter na manga uma opção que se sobressaia. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria Valéria,
    Que livro mais angustiante, meu Deus. Essa história parece ser daquele tipo que você fica remoendo por vários e vários dias!
    Gostei muito de conhecer o livro e de saber que você não conseguiu se desvencilhar da leitura e que também você se colocou várias vezes no lugar dela e imaginou como teve forças para conseguir seguir em frente. Me senti assim com o livro A Casa do Céu, acho que você vai gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria,

    Já estou desejando loucamente esse livro, apesar de ter acabando de conhecer. Acho que o relato da Sophie é realmente importante para entender o lado das pessoas que se juntam a grupos terrorista e como você fala ela percebeu que não era muito bem o que ela imaginava e isso deve acontecer com muitas pessoas, porém já é tarde demais.
    Dica anotadíssima.
    Te indico também A Outra Face, nesse livro é uma ficção, se passa no Afeganistão e narra a história de uma menina no regime do Talibã.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    Eu nunca li nenhum livro nesse estilo e eu me interessei bastante.
    Eu me interessei nesse livro pra saber oque levam essas pessoas a se juntarem a esse grupo terrorista.
    Adorei a dica!

    Beijos!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, não conhecia o livro, mas deve ser um livro bem denso e profundo, com várias reflexões que nos faz pensar em várias coisas, que nos faz se colocar no lugar dela e tentar ver como é a realidade de lá. Um livro que não sei se teria cabeça para ler, mas admiro que você tenha lido e gostei muito da sua resenha, meus parabéns.
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Nossa, acho que não tô no clima de uma leitura pesada assim não D: parece um livro bem cru e bacana, do tipo tapa na cara, mas não é pro meu momento.

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, mas gostei de conhecer. É um livro que eu leria, com certeza.
    Deve ser bem angustiante, mas uma leitura que precisa ser feita. É preciso tomar muito cuidado antes de fazer uma escolha. E sendo o relato verdadeiro, ele tem um peso ainda maior.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não costumo gostar desse gênero, mas esse livro com certeza desperta curiosidade.
    Infelizmente, eles cometem atrocidades com cada vez mais frequência e ver esse livro tão informativo deve ser uma experiência e tanto.
    Muito corajosa essa escritora. Eu não iria.
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Fiquei com pena da personagem. Ser atraída para uma arapuca desse jeito é muito triste. Fico pensando nela como uma criança e tendo que vivenciar tudo isso. Gostei do enredo e é um alerta para não confiarmos em qualquer pessoa.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Valéria!
    Olha, confesso que não é um livro que leria no momento, mas fiquei bem curiosa e gostaria de ter a oportunidade de ler algum dia. Deve mesmo ser um livro bem forte, principalmente por se tratar de algo que aconteceu. Apesar de angustiante, as refle~es dele devem valer a pena.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Não conhecia a obra, mas confesso que estou super e curiosa.A premissa é um tanto instigante creio que a carga emocional desse livro deve ser densa.Amo livros que nos trazem reflexões.Espero em breve poder fazer a leitura.Beijos.

    ResponderExcluir
  19. OI!

    Maria Valéria, tudo bom?
    Ainda não tive contato com a obra, mas mesmo você se identificando no livro e até mesmo assumindo o lugar da Sophie e tratando de um tema que realmente merece um olhar coerente e humanitário, não me sinto compelida a ler nesse momento. Sua abordagem me cativa de diversos modos, mas não estou no momento. Gostei também da maturidade de Hugo e do relato de como eles atraem suas vitimas/ parceiros para se juntar ao grupo terrorista e colocarei na lista de desejados para ler no futuro. Beijos e até.

    ResponderExcluir
  20. Oie Val!
    Eu gosto muito de livros como este com narrativas pessoais dos autores, das experiências que eles viveram. Fiquei vidrada na sua resenha e acho que ficaria igualmente colada no livro até terminá-lo.
    Já sinto que preciso ler este livro AGORA!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Valéria que Editora publicou esse livro? não consegui identificar pela capa.
    olha essa leitura parece ser muito tensa e esse é sem dúvida um assunto que precisa ser lido E debatido para quê outras pessoas não acaba em sendo recrutados pelo Estado islâmico, assim como os atos desse estado islâmico sirvam de exemplo de que política não deve se misturar com religião muito menos ser dominada por ela e que as consequências disso sou trágicas esse não é meu tipo leitura favorita porque geralmente eu fico bem mal depois que que faço.
    Gostei muito também dessa capa também
    Beijooos

    ResponderExcluir
  22. Oii Maria, tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e fiquei bastante interessada principalmente por saber a sua opinião sobre a obra, normalmente sempre temos algo parecido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Essa dica já está super anotada, adoro livros não ficção, eles de longe são um dos meus gêneros favoritos, e o livro ainda conta com um assunto tão cruel e atual que é o estado islâmico, uma guerra travada por motivos que eu considero ridiculos e que matam milhares de pessoas por nada, com certeza quero conferir os relatos dessa mulher.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Maria Valéria! Adorei conhecer mais deste livro com a sua resenha! Ela está ótima!
    Parece mesmo uma leitura angustiante, mas sendo real, muito interesante também. Gostei também do fato de ter ressaltado sobre as interações sociais. Adoro livros que nos trazem essas reflexões.

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Eu gosto bastante de leituras mais densas, mais reflexivas, e acredito que esse livro se encaixe nessa descrição. Enfim, ainda não tinha ouvido falar no livro, mas depois de ler sua resenha fiquei bem intrigada sobre o desenrolar da história. Dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Maria, adoro visitar seu blog! Aqui sempre encontro dicas de leitoras maravilhosas, bem diferentes de outros blogs que acompanho. Parabéns pelo trabalho e dedicação!
    Esse post não podia ser diferente, fique super curiosa e já anotei o título.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Que relato incrível! Imagino que seja uma leitura bastante tensa e angustiante, mas muito rica, por outro lado. Não deve ter sido na fácil para Sophie e seu filho Hugo. Fiquei muito interessada na leitura, o livro estará nas minhas próximas compras.

    Tatiana

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.