O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Raramente me rendo a leituras que andam a toda, fervilhando na blogosfera... Mas devido a estreia da versão cinematográfica assinada por Tim Burton, um de meus diretores preferidos, resolvi adiantar a leitura de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, escrito por Ransom Riggs e publicado pela Editora Leya, a fim de ver o filme sem medos...

Há muito sei que se trata de uma história que não é de horror, como a principio pensei que fosse... Coloquei algumas expectativas, confesso, mas ainda bem que foram todas alcançadas, e diria até superadas... Jacob é um rapaz que vai até uma ilha remota no País de Gales a fim de descobrir mais sobre o passado de seu avô, com quem possui um laço afetivo muito forte e por saber que ele vivenciou os horrores da Segunda Guerra.


 Mas muito do que houve em sua vida foi mantido em segredo... As histórias que ele contava durante a infância de  Jacob beiravam o absurdo, e logo o rapaz desacredita de tudo. Porém, algo aterrorizante acontece e é em busca de respostas que ele e seu pai vão até a ilha a fim de encontrar a diretora do orfanato onde vovô Portman viveu, que provavelmente está muito velha ou já pode ter falecido...

Ao chegar lá, eles percebem que será difícil encontrar alguma pista do local exato. A ilha é isolada, vivem poucas pessoas por lá...um local que sobrevive basicamente da pesca... Quando finalmente encontra o orfanato [em ruínas] suas esperanças vão abaixo, mas algo estranho acontece, e ele se depara com pessoas incomuns... E logo um universo se abre diante de si, envolvendo o protagonista numa grande e perigosa aventura, com seres etéreos e peculiares...

A escrita de Ransom Riggs é envolvente e nos prende  até o fim... Foi difícil largar o livro em alguns momentos mas eu precisava comer, tomar banho, e afins... Desde as primeiras páginas já me senti sugada pelo livro... O desfecho deixa um gancho para a continuação: Cidade dos Etéreos... 

Outro ponto que acho importante falar a respeito são sobre as fotografias que ilustram o livro... Foram elas que me despertaram curiosidade pela história, devido a sua morbidez... A edição está fantástica e recomendo a leitores que amam uma fantasia repleta de elementos misteriosos, de narrativa ágil e em primeira pessoa... É uma verdadeira viagem que transporta o leitor ao ambiente que permeia a trama...



17 comentários:

  1. Oi, Val. Esse livro é realmente peculiar, de fato, pensei que se tratasse de Terror, mas longe disso, ele nos engana de forma graciosa, mantendo o mistério e o suspense até o final.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Maria, tudo bem?
    Menina eu tenho tanto interesse em ler esse livro que você nem imagina, gostei de vê-lo em seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu também pensei que fosse de terror, com amo, peguei emprestado da filha.
    Ainda não li. Esperando uma oportunidade pra começar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá !!! Esse é um dos meus livros favoritos, aliás amei toda a trilogia. Recentemente adquiri também "Contos peculiares" e assisti a versão para o cinema. Vale muito a pena. Em breve estarei compartilhando a resenha deles no blog também. Sucesso !!! bjo
    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii, Maria. Tudo bem?
    Eu li esse livro um pouco antes de ver o filme hahahha
    Curti bastante, embora ele não tenha sido exatamente o que eu esperava. Mas curti sim. E essas fotos são sinistras hahahha. Agora quero muito ler o segundo livro :)
    E sobre o filme...
    Você viu?
    Eu curti muito, apesar de todas as mudanças. Só fiquei em dúvida se haverá continuação, já que termina de forma tão diferente do livro :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A primeira vez que vi o livro, também achei que fosse de terror, mas após ler algumas resenhas, vi que não é. Mas ainda assim é de um gênero que eu gosto muito.
    Tenho bastante curiosidade para conhecer a história. Pretendo lê-lo em breve. Muita curiosidade para saber como a história se desenrola. Espero que supere as minhas expectativas também.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, tudo bem?
    Eu também gostei bastante do Orfanato da Srta. Peregrine, a princípio achei o título grande demais e acabou não prendendo a minha atenção, mas quando me rendi a leitura de fato eu pude me surpreender com o teor. Eu também achei que se tratava de uma história de horror.
    Eu acabei desanimando de assistir o filme no cinema, alguns amigos meus falaram que não gostaram e acho que vou esperar ser lançado em DVD, pois também gosto bastante das adaptações de Tim Burton para o cinema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, este livro combina com seu estilo, sempre que o vejo lembro de você. Em relação a mim, confesso que me interessei mais pela parte gráfica da obra do que pelo enredo em si, tanto que acabei dando de presente o volume que eu tinha. Nem o filme me interessou muito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Val, menina comprei esse livro e estou louca para ler. Infelizmente não consegui ler antes do filme e por isso, acabei não indo ver o filme no cinema =/. Mas pela sua resenha, já imagino que vou amar essa história. Estou muito ansiosa!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei esse livro! As fotos são incríveis. Já estou com o segundo livro, para continuar a leitura, mas ainda não consegui. Não tinha como não achar que era terror, tive uma surpresa ao ler a obra. Mas foi uma boa surpresa.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Oi Val.
    Ótima resenha.
    Comecei a ler esse livro no último dia de setembro, mas parei em outubro para ler os livros de terror que eu tinha separado ^^
    Vou ver se retomo a leitura assim que acabar esse mês.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fiquei meia receosa em ler sua resenha, pois tambem gostaria de ler o livro antes de assistir o filme, porém anda um pouco dificil antecipar, mas ainda este mes quero começar e sua resenha nao deu spoilers, graças, mas me deixou mais a fim de conhecer.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  13. Assisti o filme e era tudo o que eu esperava. Uma obra diferente e encantadora. Quero muito os livros. Adorei a resenha e só me instigou mais ainda a adquiri-los logo.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Estou beeeeem interessada em ler esse livro. Mas confesso que com o filme, que aliás ouvi muitos comentários negativos sobre, virou modinha e parece que todo mundo está lendo..hahaha. Mas quero lê-lo em breve.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Val, acho que definitivamente livros do gênero não são pra mim.
    Todo mundo que leu esse livro curtiu e do meio para o final eu fiquei meio blergh com ele.
    Confesso que as fotos me davam alguns sustos porque como li em e-book não fazia ideia de quando elas apareceriam.
    Que bom que você curtiu, espero que você leia os outros e continue gostando.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro, antes também de ver o filme, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  17. As fotos inspiraram o autor a escrever a história. Quero muito ler! Ainda não tive como comprar :/


    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.