A inquietude nos contos de Clarice em O primeiro beijo e outros contos
Publicado pela Editora Ática, o livro O primeiro beijo e outros contos traz algumas das histórias mais conhecidas de Clarice Lispector, reunidas em menos de cem páginas, mas que dão uma ideia do quão interessante é a obra da autora. Histórias como Feliz aniversário, O grande passeio e A fuga beiram o cruel contados de maneira subjetiva... Clarice aborda temas do cotidiano de maneira profunda e visceral, desvelando a engrenagem de como funcionam as interações humanas...
"Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante."
O primeiro beijo e outros contos entrega rotinas de desconhecidos que poderiam facilmente espelhar nosso próprio dia-a-dia. Trata de personagens comuns, em situações comuns, tornando o leitor uma espécie de voyeur que enxerga tudo por um plano desfocado, desbotado. E seus desfechos são socos no estômago, pegando o leitor num momento desprevenido, enquanto seus sentidos foram aguçados por uma curiosidade ansiosa de descobrir oque vem além daquelas páginas...
"Nascer foi a minha pior desgraça. Tendo já pagado esse maldito acontecimento, sinto-me com direito a tudo."
Nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, Clarice Lispector é um dos grandes nomes da nossa literatura. Publicou A hora da estrela, Felicidade Clandestina, A paixão Segundo GH e Perto do coração selvagem, entre outros. Faleceu em 1977, no Rio de Janeiro.
Oiii
ResponderExcluirNunca li nada da Clarice, mas seu talento é indiscutivel, o legado deixado pela autora é um dos maiores e mais reconhecidos, e é muito bom ver ela ser lembrada até hoje. Espero em breve conferir algum de seus escritos.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Eu li muito pouco da autora. E por preconceito mesmo.
ResponderExcluirLembro que meu primeiro contato com ela foi para um trabalho escolar e li na obrigação, sabe?
Mas recentemente (por recomendação de um amigo) li Maçã no escuro e agora quero ler mais dela hahaha, por isso anotei sua dica <3
Sai da Minha Lente
Olá!
ResponderExcluirAté hoje não tive a oportunidade de ler nada da Clarice. Apesar de tudo de bom que falam dela, eu ainda não senti que as coisas que ela escreveu se encaixam no meu "Gosto literário", mas como ando me aventurando em novos gêneros, cada vez fico mais inclinada a conhecer a narrativa tão famosa. Adorei a dica!
Abraços
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirDela li A hora da estrela, mas já faz muito tempo! Acredito que chegou o momento de reler ou conhecer outras obras dela. Adorei o post e dica anotada!
Li poucas coisas da Clarice, só alguns textos soltos e tenho uma enorme vontade de ler mais coisas dela. Eu não conhecia esse livro e adorei a sua indicação, dica anotada.
ResponderExcluirOi tudo bem? Já tinha ouvido falar da Clarice, mas nunca tive curiosidade de ler suas obras. Aguçou minha curiosidade em conhecer mais dela. Obrigado pela dica. Bjs?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNossa tem muito tempo que não leio nada da Clarice e essa parece ser uma obra muito interessante e bem fluida. Seria uma ótima dica para voltar a ler a autora.
Beijos!
Camila de Moraes
Já li algumas obras da autora, mas não conhecia esta. Faz um tempão que não leio algo da Clarice e se tiver oportunidade vou ler esta.
ResponderExcluirBjs Rose
Nunca li nada da Clarice, exceto os trechos dela abandonados na internet. Fico feliz que tenha gostado da obra e fiquei imaginando como seria acompanhar a vida dessas pessoas comum, sendo uma espécie de voyeur como você disse. Vou anotar a dica para ler depois!
ResponderExcluirbeijinhos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li esse conto da Clarice, mas já li outros da autora e gostei do que encontrei. Ela sempre nos faz pensar sobre inúmeras questões da vida e achei interessante esse conto trazer a rotina de desconhecidos e acho isso muito positivo.
Vou anotar a dica desse conto, pois gostei dele.
Beijos
Clarice é a minha rainha, tenho aqui todos os contos dela pela Rocco, que ainda não fiz resenha, mas pretendo este ano.
ResponderExcluirClarice é incrível né?
ResponderExcluirAdoro a subjetividade e a profundidade de seus textos - e mais ainda que eles parecem ter o dom de tocar cada leitor de uma forma. Para mim, isso é incrível.
Adoro essas coletâneas e essa me pareceu ter sido organizada de maneira mais do que interessante. Vale a pena pegar mesmo conhecendo os contos, afinal, não tem erro em ler - ou reler - essa talentosa autora!!!
Beijinhos,
Lica