A poesia de Bolso de Mário Quintana...

Mário Quintana possuía o dom de criar versos líricos que traziam uma boa dose de sarcasmo e ironia, acerca das reflexões cotidianas. Publicado pela L&PM Pocket, Quintana de bolso traz alguns desses versos carregados de emoções que espelham o nosso dia-a-dia. 

"Meu saco de ilusões, bem cheio tive-o.
Com ele ia subindo a ladeira da vida.
E, no entretanto, após cada ilusão perdida...
Que extraordinária sensação de alívio!"

Nascido em Alegrete, esse escritor gaúcho trouxe uma grande contribuição para a poesia brasileira modernista. Além de escritor, foi tradutor e jornalista, escreveu diversas obras voltadas para o público juvenil, mas sua grande obra poética é o ponto central de sua produção. 


Quintana de Bolso reúne textos de obras como A rua dos cataventos, Baú de espantos, Esconderijos do tempo e A cor do invisível. É notável em seus versos uma perfeição técnica que em momento algum mecaniza seus poemas, mas trazem clareza e toques de profundidade e enlevo em suas palavras... 

"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti..."

Visitar a obra de Mário Quintana é como ir ao céu sem voar, é sonhar no próprio acordar, amar sem saber o que, nem a quem...



Uma publicação compartilhada por Maria Valéria - TorporNiilista (@psychokillerstrange) em

15 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Amei os trechos que você escolheu. Poesia pura, brasileira, linda! Eu não gosto de livros inteiros de poesia, mas adoro esbarrar com um ou outro por aí, deixando as palavras falarem comigo. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que poema bonito!
    Sabe, eu preciso ler mais poesias, já faz um tempinho que não leio esse gênero tão incrível.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, menina, tenho há anos, muitos anos mesmo, quase 10, um livro de Mário Quintana e até hoje ainda não li! =/ Preciso mudar isso já!
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Talvez por ser portuguesa, confesso que não conhecia o nome de Mário Quintana. Claramente algo que tenho de corrigir. Recomenda que comece por este?

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bom?
    Eu gosto de poesias/poemas, mas nunca parei para ler um livro do autor. Eu sou de Porto Alegre, e já visitei a casa de cultura Mário Quintana, é um lugar lindo. Se você tiver oportunidade conheça também.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Dessa. ^^ Se um dia eu visitar Porto Alegre, com certeza vou querer visitar a casa de Cultura :D
      bjs

      Excluir
  6. Oi tudo bem? Mario Quitanda é um doa maiores poetas que já ouvi falar, suas obras são lindas, sua escrita tão Natural, não sabia que tinha de bolso, vou procurar na próxima vez que for na livraria. Parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? AH Mario Quitana, um dos grandes nomes da poesia, no entanto como não sou fã do gênero nunca me arrisquei a ler hehe É bom sentir versos carregados, sentir uma emoção ao lê-los né?! Acho que o autor é um prato cheio para quem gosta do tema. Adorei a sua resenha e indicação!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler mais poesias <3
    Adorei os trechos que escolheu. *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Adoro os textos do Mário Quintana, e achei esta ideia de livros de bolso dele ótima!
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Atualmente moro em Porto Alegre e a Casa de Cultura é um dos meus lugares preferidos da cidade <3 Gosto muito de poesia, mas a do Quintana não é a minha preferida. Ainda assim, gosto de alguns poemas, porque ele traz uma simplicidade bem difícil de se ver no gênero (pelo menos, naquela época - acho que hoje isso já mudou bastante).

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Como não amar Mário Quintana né. Adoro seus poemas e tinha um bom tempo que não lia nada dele. Sua forma simples de se expressar é uma das coisas que mais me cativa em suas obras.
    Adorei matar as saudades!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Mesmo não sendo fã de poesia normalmente, sou apaixonada por Mário Quintana. Os versos dele sempre falam diretamente comigo, me identifico demais. E acho que o sarcasmo e a ironia também me ajudaram a me encantar por ele.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem Val?
    Eu gosto de poemas e poesia, mas ultimamente pouco leio do gênero, gosto muito da escrita do Mário Quintana e tinha algum tempo que não lia nada dele. Gostei da publicação, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    ADORO QUINTANA! Quando fui à Porto Alegre, visitei seu museu, lugar onde ele morou. Gente, adorei! As poesias dele são um verdadeiro deleite.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.