[Séries] Apaches


Apaches é uma série da Netflix, de apenas uma temporada, baseada no livro homônimo do escritor Miguel Sáez Carral. Estreou na plataforma em setembro de 2017 e conta com nomes de peso no elenco como Alberto Ammann [nArcos], Paco Tous [La casa de Papel] e Eloy Azorín [Todo sobre mi madre]. 


Alfredo 'El Chatarrero' e Carol [shippo muito]

A história se passa no bairro de Tetuán em Madri, em meados da década de 1990, com alguns flashbacks nos anos 1970, a fim de explicar algumas questões sobre a infância dos personagens Miguel e Sastre, amigos de infância que se separaram devido aos caminhos que tomaram na vida adulta, mas que de repente se vêem juntos novamente...

A família de Miguel está arruinada porque o seu pai foi roubado pelo sócio na empresa que eles tinham. Jornalista, ele se vê obrigado a entrar para o mundo do crime, roubando joalherias com os seus amigos a fim de salvar o pai, saldando suas dívidas. 

Sastre, Miguel, Dela y Boris

A série aborda temas como lealdade, tanto dos amigos do bando como do próprio bairro de Tetuán, onde existe uma lei que nenhum morador entrega o outro. Fala sobre amor, perdas, crimes, violência, maus-tratos na infância, traição, falta de perspectivas, acertos de contas... Além dos planos para assaltos,  a história mescla com perfeição vários aspectos sociais e nos brinda com um triângulo amoroso, quando uma mulher do passado de Miguel e Sastre volta a se envolver com eles, sendo amante atualmente de Alfredo 'El Chatarrero', homem de negócios escusos que possui um armazém que serve de fachada para seus contrabandos com mercadoria roubada.

investigador 

Carol possui uma 'dívida' de gratidão com Alfredo, pois ele a salvou num momento infeliz de sua vida. Mas a volta de Miguel para o bairro desencadeia uma paixão avassaladora que pode pôr em risco a vida do jornalista, além de fazer ir por água abaixo o pagamento das dívidas de seu pai... 

Outro ponto interessante a salientar é que em momento algum a trama se torna piegas devido ao romance - pelo contrário - as cenas entre Miguel e Carol deixam o espectador ainda mais angustiado por receio de El Chatarrero flagrar ambos, ou a polícia encontrar o bando de assaltantes, já que o novo investigador designado para o caso está 'na cola' do grupo. A série tem um ritmo alucinante, possui uma trilha sonora envolvente e personagens pra lá de humanos e reais. Em dado momento, você compreende os motivos de alguns, chega a sentir empatia por outros e torce até por quem é 'vilão'... Na verdade, não há mocinhos e vilões - todos tem um pouco de ambos em suas personalidades e trajetórias. 

Apaches é uma série completa, fechada em sua estrutura, e que promete ao espectador doses de drama e ação na medida ajustada, sem exageros ou 'lugares-comuns'. Cumpre ao que se propõe e traz um desfecho surpreendente. Fiquei muito interessada em ler o livro no qual a série foi baseada e espero que alguma editora publique aqui no Brasil... 

Miguel, Carol, Sastre y Miranda

11 comentários:

  1. Olá! Duas coisas que eu gosto de ouvir rs. Séries e está na netflix. Partiu maratonar no final de semana, gostei dessa vibe e curtir por ser baseada em um livro. Já adicionei.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, este eu já tinha ouvido falar, mas como não assisto netflix e ando cheia já com séries, não cabendo nenhuma no momento, vou deixar passar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou numa vibe louca de assistir séries e fiquei bem curiosa para assistir essa por conta dos atores. Adorei saber que em momento algum a série se torna piegas e fiquei bem animada para assistir.
    Vou anotar a dica para ontem, sem dúvidas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que de cara não me senti atraída pela série. Mas, bada como uma boa resenha pra mudar a nossa visão. Assuntos abordados como amor, perdas, crimes, violência, maus-tratos na infância me atraem muito, então já estou de olho na série. Valeu pela dica!
    Nizete
    Ciado Leitor

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei da proposta da história, mas acho que eu prefiro ler a ver a série. Para séries eu prefiro as comédias, mas o enredo parece bem interessante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não curto séries (pois é, pode me julgar hahaha). Não tenho paciência para assistir, ou talvez ainda não tenha encontrado uma que prendesse :/

    Mas valeu pela dica, quem sabe um dia né!? hahah
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu jurava que um dos atores lá na primeira imagem era o juiz Sérgio Moro hahaha
    Mas enfim, adorei a premissa da história. Ando tão fixada em séries americanas que não paro para "conhecer" ambientes diferentes, e acabo perdendo de conhecer ótimos enredos. Vou procurar para ver :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oii
    A série parece ser realmente muito boa. No momento não estou conseguindo assistir a nada e tenho muitas para colocar em dia, mas adorei a indicação!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria!
    Não conhecia a série, se bem que ando por fora dos lançamentos e tal. A série parece ser boa, quem sabe eu não me anime e confira!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Até que de um tempinho pra cá tenho acompanhado algumas séries na Netflix, mas essa ainda não conhecia e pelo visto tem uma pegada diferente das habituais.
    Gostei do enredo quem sabe não assista em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia a série, fiquei curiosa para conhecer mais, gostei do enredo e parece ser muito boa :)

    Bjs!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.