Projeto de Leitura #LendoOQueBowieLeu

Olá, pessoas. Venho através deste post falar sobre a ideia que tive outro dia de começar mais um Projeto literário, mas dessa vez, sem data-limite determinada. Deixando em aberto, quem sabe eu dê conta das leituras de maneira mais satisfatória? Resolvi montar minha TBR a partir da lista de livros preferidos do cantor David Bowie, do qual eu sou grande admiradora. Bowie faleceu em 2016 deixando uma leva de fãs que apreciavam seu trabalho como músico, que influenciou toda uma geração de artistas mundiais.


Bowie era um grande apreciador das letras, recentemente seu filho publicou no twitter uma espécie de projeto para ler as obras que seu pai mais amava, e não é que várias pessoas aderiram ao projeto, criando até uma corrente de # pelas redes sociais? Inspirada nisso, listei obras que foram publicadas em português e que eu já possuo em meu acervo.  Algumas eu já tinha lido e vou reler novamente a fim de trazer postagens relacionadas a elas por aqui...

Para facilitar a interação de quem quiser participar dessa empreitada, é só utilizar a #LendoOQueBowieLeu nas redes sociais, a fim de interagirmos... Eis a lista...

  1. Laranja Mecânica -  Anthony Burgess
  2. Madame Bovary - Gustave Flaubert
  3. Ilíada - Homero
  4. Enquanto agonizo - William Faulkner
  5. O estrangeiro - Albert Camus
  6. Lolita - Vladimir Nabokov 
  7. O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
  8. O marinheiro que perdeu as graças do mar - Yukio Mishima
  9. A terra desolada [poema] - T.S. Elliot
  10. 1984 - George Orwell
  11. A sangue frio - Truman Capote
  12. O amante de Lady Chatterlay -  D.H. Lawrence
  13. On The Road - Jack Kerouac
  14. O Leopardo - Giuseppe Di Lampedusa
  15. Inferno - Dante Alighieri


Lolita já foi lido e resenhado mas  pretendo trazer algum post sobre a obra, por isso ele permanece na lista. A terra desolada trata-se de um poema de Elliot e Inferno de Dante ainda penso se farei a postagem em formato de resenha ou de outra maneira, em virtude de se tratar da primeira de três partes da obra A divina Comédia.

Então é isso. Espero que todos apreciem o Projeto, participem e chamem os amigos para lermos juntos. Será um prazer discutir essas leituras com vocês... Beijos e até mais...


Postagens relacionadas:

10 comentários:

  1. Hey, eu adoro esses projetos literários. Não conheço muito do cantor nem de sua vida, mas achei as obras bem bacanas, tem muitos aí que eu quero ler também! Bom, boa sorte com o projeto! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Que bacana esse post menina, adorei saber o seu projeto desse ano e parece ser uma ótima pedida para quem consegue ler tanto assim, Bowie foi um cara e tanto cheio de ótimas leituras que até eu fiquei cm vontade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hey, Maria!

    Sensacional essa ideia!
    E o mais legal ainda é que esses livros já estão na lista de outros desafios literários dos quais participo, então vou acabar lendo todos eles. Adorei saber disso! rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    muito interessante o projeto haha gostei da ideia, dos citados eu quero muito ler Laranja Mecânica e Lolita, vi ambos os filmes mas morro de curiosidade pelos livros e espero gostar muito por mais que não seja acostumada a ler clássicos

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Achei a ideia bem legal! Não só por ser a lista de leituras do cantor, mas porque tem vários livros ótimos aí! Já li 1984 e uma parte da Ilíada. Eu quero muito ler Laranja Mecânica, tá na minha lista faz tempo. Já Lolita eu não tenho coragem de ler.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Legal!!!
    Sorte com sua TBR!
    Não era uma grande fã de Bowie. Apenas gostava d algumas musicas dele e só.
    Entretanto achei a lista dele muito boa. Alguns já li outros quero ler e os que já li, amei.
    Acho que tenho mais em comum com Bowie do que imaginava! :D

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Apesar de não ser fã do David Bowie, achei o projeto muito legal.
    Adorei sua TBR e vi alguns livros que estão na minha meta de leitura. Em especial, tenho muita curiosidade para ler O grande Gastby, 1984 e O Leopardo (que eu já tenho e está na minha meta para 2018).
    Boa sorte com o projeto e espero que todos os livros da sua TBR sejam boas leituras/releituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Que massa esse projeto, tanto para quem é fã do Bowie quanto ara quem quer seguir algum projeto! Tu vai adorar Inferno e Madame Bovary!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ah que projeto diferente! ^^
    Da sua lista eu já li 4 e 1/2 (não terminei o Inferno de Dante hehehehe) e outros conheço por nome. E nossa sempre tive vontade de ler Laranja Mecânica.
    Muito bom o projeto!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. 80% dos livros da lista são livros que eu quero MUITO ler. Se eu tivesse mais tempo com certeza participaria.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.