Personagens Literários encontrados no Carnaval

Tem pessoas que aproveitam o feriado de Carnaval para se divertir, outros preferem viajar e muitos leitores aproveitam para colocar as leituras em dia... Já pertenci às três categorias, e do ano passado pra cá, resolvi me aventurar nos blocos e frevar um pouco...

E eis que surgiu uma ideia de postagem... em meio à multidão de foliões me deparo com a criatividade de alguns em se fantasiar, inclusive de personagens que encontramos na literatura... Resolvi compilar por aqui algumas dessas figuras indicando os títulos que tais fantasias remetem...


Não há carnaval que se preze sem uma Arlequina. Muita gente se inspira no figurino da personagem vilã de Batman para se vestir durante a festividade. A própria é inspirada no Arlequim, figura da Commedia dell’Arte, originária na Itália do século XVI. Juntamente com a Colombina e o Pierrot formam um triângulo amoroso numa sátira social do teatro da época. Dentre algumas de suas características, o Arlequim é famoso por sua roupa de losangos, seu deboche e arte de pregar peças.

Arlequim [Paul Cézanne - 888/1890]

Outro personagem que pode ser facilmente encontrado num baile de máscaras ou desfile é o Zorro. Criado em 1919, seria o alter-ego de Don Diego de la Vega, que defende os fracos e oprimidos utilizando-se de um disfarce. Foi adaptado para o cinema e até em histórias em quadrinhos. Na literatura, indico o romance Zorro, de Isabel Allende e A marca do Zorro, de Johnston McCulley


Sempre tem alguém pra sair fantasiado de Cigano, outra figura emblemática do carnaval. Um dos personagens ciganos mais famosos da literatura pode ser encontrado na obra de Victor Hugo, O corcunda de Notre Dame. Esmeralda é uma cigana imortalizada na animação da Disney, mas que na obra clássica tem um desfecho mais denso do que na versão do filme, mais voltado para o público infantil...

 

Além de Esmeralda, outra personagem cigana na literatura é Carmen, do romance homônimo de Prosper Mérimée, retratada como uma mulher diabólica e sensual. Há, inclusive, uma ópera baseada na obra.


 Temos também Heathcliff, do romance gótico O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë. Ele é apresentado na história como uma espécie de cigano. Houveram várias adaptações do livro para o cinema... 

Ralph Fiennes, como Heathcliff, versão de 1992.

Outro personagem emblemático do carnaval é o pirata. Piratas podem ser encontrados em diversas obras literárias como A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, O Capitão Gancho de Peter Pan, Bêlit, criação de Robert E. Howard para a sua obra-prima dos quadrinhos Conan, entre outros. Trata-se de um personagem famoso e que inspira muitos foliões a saírem vestidos em troças, clubes e blocos carnavalescos...


E então, conhecem outros personagens literários que inspiram foliões? Me falem nos comentários... Beijos e até mais... ^.~


10 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que gostei de conferir as tuas escolhas para esta publicação, com as personagens situadas no Carnaval.

    Enfim, acho que a única personagem da qual me lembro bem e Esmeralda. Realmente a imagem dos filmes de animação acaba por prevalecer...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu fui lendo e pensando na quantidade de Arlequinas que vi nesse Carnaval (todas na versão do filme, óbvio). No bailinho da escola tiveram muitas ciganas e piratas, são clássicos e acho bem fofos, tudo a ver com livros. *-*
    Adorei o post, achei super criativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Saudações literárias! Que post original e criativo, curti! No carnaval, acho que o mais popular é o Pirata. Inclusive fui fantasiado de Pirata aqui no carnaval da minha cidade, legal em saber um pouco mais das origens literárias desses personagens.

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Legal o post, curti muito. Realmente o pessoal tem uma imaginação e tanto, eu esse ano fiquei no grupo das pessoas que ficaram em casa lendo então não tenho muitas contribuições para fazer, mas sei que o povo adora usar a imaginação. Lembrei de um vídeo que vi sobre um bloco acho que no RJ que é de um famoso game do "Mario", achei o máximo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu fiquei muito contente por ler seu post, acho que foi o mais diferente e interessante que li sobre o tema. Eu não curto o carnaval em nenhuma das situações, pois eu não costumo fazer nada além de trabalhar, mas entendo o que todos falam sobre diversão e fiquei muito contente com as fantasias que você disse. Minha preferida é da Arlequina e do Zorro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei bastante do seu post, é bem diferente! Não fazia ideia que a Arlequina tinha sido inspirada nesse personagem do teatro da Itália!

    Acho que o pessoal também se inspira bastante em sereias e princesas... Apesar de eu preferir de longe piratas ahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que bacana esse seu blog Maria, ainda mais diante do Carnaval e os personagens e imagens que escolheu, ficou fantástico e espero que tenha se divertido no carnaval.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Achei esse post muito criativo. Confesso que meu carnaval é mais dedicado às leituras mesmo, então, não presto muita atenção nas fantasias. Achei interessante saber a inspiração por traz dessas fantasias. Não li nenhuma das obras que você citou, mas algumas estão na minha meta, como O morro dos ventos uivantes e O corcunda de Notre-Dame.
    Parabéns pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    não sabia a real origem de Arquelina, ótimo saber mais sobre tudo isso, são histórias e personagens que chama atenção e as vezes valorizamos sem nem saber o pq, então foi ótimo saber mais sobre

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie amore,

    Pois é, eu adoro os bloquinhos de carnaval, no entanto esse ano, como tive uma mudança de profissão, me enrolei e não consegui ir em nenhum infelizmente.
    Arlequina... adorooo!!!
    O legal é que você caracterizou as fantasias e situou, parabéns.
    Excelente sacada!

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.