A oralidade africana em Toques do Griô

Griô é uma figura importante da cultura africana e é bastante conhecida aqui no Brasil como sendo um contador de histórias. Toques do Griô - Memórias sobre contadores de histórias africanos é um livro ricamente ilustrado por Kaneaki Tada e escrito por Heloísa Pires Lima e Leila Leite Hernandez, publicado pela Ed. Melhoramentos.

Toques de Griô possui vinte e um capítulos e aborda essa figura histórica através dos tempos, desvelando sua importância para a preservação da oralidade da cultura africana. Os capítulos vão desde a epopeia de Sundiata Keita e seu império no século XIII, até os aprendizes de Griô que vivem em Mali em nosso século. 


Há também a origem da palavra griô e relatos sobre pirogas malinqués, aproximando o leitor da sonoridade africana e sua valorização em nosso cotidiano. Trata-se de uma obra rica e que insere o leitor num universo [ainda] pouco familiar mas que possui grande importância em nossa própria construção de identidade multicultural como povo que possui raízes no continente negro. 

Toques do Griô é uma leitura para qualquer faixa etária, apesar do foco no público juvenil. A escrita das autoras possui certa musicalidade assim como a Kora, harpa do noroeste africano, simbolizada no livro pelo número de capítulos da obra, que remete ao seu número de cordas, dando maior riqueza a estrutura do texto.

Toques do Griô é uma leitura sensível, encantadora e educativa. Uma bela viagem à África por meio de suas páginas...


19 comentários:

  1. Oii Maria tudo bem?
    Que ótima a sua postagem menina, adoro todos os livros que trazem assuntos sobre África ou pessoas renomadas, dica anotada e amei mesmo, adoro esse tipo de livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. a capa é lindissima e o conteúdo parece ainda mais, quero ler a obra, eu não conhecia mas acho que vai ser uma leitura boa.

    ResponderExcluir
  3. que livro lindo, adoro histórias passada de forma oral, há também as de trancoso, um professor meu na faculdade, pesquisava sobre isso. Toques do Griô ainda não li, infelizmente, não duvido que seja sensível e fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Que legal esse livro! Eu não sei quase nada da cultura africana, ia gostar de aprender um pouco num livro assim ara o público mais juvenil!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante ele ter um publico juvenil como alvo, mesmo todas as idades poderem ler tranquilamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Eu fiquei realmente muito interessada, porque faço mestrado sobre oralidade e escrita e, no doutorado, quero explorar diversas culturas, atualmente, fico na grega e na egípcia. Você teria conhecimento de outros livros do gênero?

    Vou procurar esse, com certeza! <3

    ResponderExcluir
  7. Oi, Valéria!!
    Você sempre trazendo livros incríveis para nós!
    Não conhecia essa obra, mas como me interesso muito pela cultura africana, com certeza, já vou colocá-la na minha lista de Desejados =)
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia um livro com essa temática, adorei conhecer esse, ainda mais sendo infanto-juvenil o que é maravilhoso, pois acho que conhecer essa cultura é muito enriquecedor por que faz parte de nossas raízes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, acho ótimo quando um livro nos apresenta uma cultura. Não conhecia este livro, mas sem dúvida seria uma leitura bem enriquecedora.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá! Conhecendo novos livros, curti muito sua resenha, confesso que nunca tinha ouvido falar. Me interessei por conhecer um pouco da cultura africana, já vou marcar na minha lista para futura leitura.

    ResponderExcluir
  11. Adoro sua diversidade literária!
    Fiquei muito interessada pela obra e a achei bastante didática.
    Grata pela dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  12. Oiii Maria

    Que dica legal e diferente, é tão dificil encontrar boa literatura que realment enos apresenta culturas como a africana. Gostei da dica e o fato de ser juvenil me anima ainda mais pois geralmente a linguagem é bem mais acessivel para o leitor comum compreender e eu amo isso.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler, até porque sabemos que livro como esse é pouco falado, e são enredos como esse que faz a diferença.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas agora eu estou muito curiosa com a leitura.
    Eu sempre quis saber mais sobre a cultura africana e acho que esse livro é um das respostas.
    Adore a resenha.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  15. Oi Val!
    Não conhecia o livro e fiquei super interessada nele, principalmente pra usar como complemento de minhas aulas. Acho que iria trazer muita informação bacana e deixaria as aulas muito mais interessantes. Curti demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro interessantíssimo a respeito de uma importante figura da cultura africana. É ótimo para conhecer novas culturas que não sejam do eixo Europa-EUA.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas achei a temática interessante. Acredito que seja uma boa forma de conhecer mais sobre a história e a cultura da África.
    Não é bem o meu estilo de leitura e, por isso, não sei se leria. Mas vou anotar a dica, pois quem sabe resolvo ler futuramente né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie
    que ótimo conhecer essa obra tão sensível e bonita, ainda não conhecia mas gostei muito das suas palavras e da dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar em Griô... Pois é... E talvez por isso não me interessei pela obra num primeiro momento. Mas pesquisarei um pouco mais sobre ele e talvez acabe mudando de ideia.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.