ABCedário da Revolução Pernambucana

A Revolução Pernambucana [ou Republicana], por não ter sido apenas este estado a ter participado de maneira efetiva foi um dos mais importantes acontecimentos de nossa história brasileira. Em 2017, completaram-se 200 anos do ocorrido e a Editora CEPE trouxe títulos interessantes a respeito em publicações como ABCedário da Revolução Republicana de 1817, que consiste numa espécie de dicionário com os principais verbetes a respeito da revolução e elementos característicos dessa época em Pernambuco.



Com pouco mais de cem páginas o ABCedário compreende termos comuns como Liberdade, Escravidão e Academia - todos pela perspectiva do contexto da Revolução - como termos mais direto sobre o fato histórico, como Conspiração dos Suassunas, Governo provisório e Monarquia, além de descrições sobre figuras importantes do movimento, [Frei Caneca, por exemplo], e locais que tiveram sua importância no decorrer da Revolução [Forte das Cinco pontas, Seminário de Olinda e Vila de Santo Antônio do Recife].

O livro conta ainda com belas ilustrações de época, excertos de textos na escrita do período e em seguida na língua portuguesa atualizada. A obra foi constituída por meio de de relatos, testemunhas, dicionários históricos e fontes bibliográficas e documentais. Todas as referências estão presentes ao final do livro, à título de consulta e autenticidade da obra.

Em tempos tão caóticos no cenário político brasileiro, faz-se necessária a leitura de uma obra como esta a fim de entender aspectos históricos que permeiam nossa sociedade até hoje, bem como analisar e comparar eventos e fatos a fim de compreender a sociedade hoje. 

Em suma, trata-se de uma aquisição valiosa e de fácil entendimento.


6 comentários:

  1. Eu acho importante muito que todos ao alunos entendam todas as batalhas que existiram em território nacional, por isso apoio muito a história dada na escola. Acredito que isso expande horizontes e cria discussões muito necessárias. Livros assim também são ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Blog Faces em Livros24 maio, 2019

    Olá

    O livro por contar com belas ilustrações de época, deve ser muito bom, principalmente para os estudantes que não conhecem muito da história de Recife e Pernambuco. Acho interessante quando a obra é constituída por meio de relatos, testemunhas, dicionários históricos e fontes bibliográficas e documentais, como foi citado por você. Mesmo os verbetes não sendo um gênero que chama muito a atenção, a obra em si deve ser interessante para conhecermos mais de nossas próprias histórias. Obrigada pela dica!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria! No cenário atual do Brasil, qualquer conhecimento de base histórica já é lucro... Porém, esse parece ser um livro voltado a um público-alvo específico. Uma pena que poucos tem curiosidade em ler sobre História por merca curiosidade.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Concordo plenamente com você: no nosso atual estado político livros como este se tornam completamente necessários. Saber de nossa história faz com que não repitamos erros do passado.
    Fiquei bem curiosa para conferir um pouco mais sobre a Revolução Pernambucana, sobre a qual aprendi pouco no colégio, portanto, dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acho que nestes tempos, mais do que nunca deveria ter um telão com um professor de história em cada esquina desse país relembrando nosso passado. O povo é burro e tem amnésia! Saber de cada parte do país, que cada estado teve seus dias de luta e libertação de qualquer tirania, deveria ser obrigação! Adorei as dicas, e espero que mais e mais pessoas leiam e tomem ciência da história do Brasil.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro e adorei o modo como você indica esta leitura: em tempos políticos tão caóticos... Sim, precisamos atravessar essa fase horrível da nossa história nos munindo de mais fatos históricos.
    beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.